Depois do Brexit, pode haver um “Polexit”

A coligação de partidos da oposição na Polónia advertiu este sábado para o risco de uma saída da Polónia da União Europeia provocada pelo partido conservador e eurocético no poder, o Lei e Justiça (PiS).

A escolha dos polacos nas eleições europeias de maio vai ser entre “uma Polónia forte, próspera e democrática numa Europa forte” e “o que têm hoje — um Estado dominado por um partido em vias de sair da União Europeia”, sustentou Grzegorz Schetyna, líder da Plataforma Cívica (PO), a mais importante das cinco formações que constituem a Coligação Europeia (KE).

Ou uma Polónia que seja um dos líderes do Ocidente, ou uma Polónia que deriva para o Leste”, prosseguiu, num congresso organizado em Varsóvia para lançar a campanha para as europeias de 26 de maio.

O Governo do PiS tem suscitado críticas da UE em relação a uma série de reformas do aparelho judicial consideradas por Bruxelas como uma ameaça à independência da Justiça, do Estado de Direito e da democracia.

O PiS aceitou voltar atrás em algumas medidas, mas a oposição afirma que os sucessivos “braços de ferro” do governo com a UE possam conduzir a um “Polexit”.

O partido no poder nunca defendeu uma saída da UE, mas o seu líder, Jaroslaw Kaczynski, é uma das principais figuras populistas europeias que defende a soberania dos Estados contra a ideia de federalismo.

A população polaca é maioritariamente favorável à presença do país na UE. Num Eurobarómetro divulgado em outubro, 70% dos polacos consideravam que pertencer à UE é positivo para o país, um valor acima da média europeia, que registava no estudo 62%.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …