Brexit à frente com mais de metade dos círculos eleitorais apurados

O apoio ao ‘Brexit’ estava à frente no referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido na União Europeia quando estavam apurados os resultados em 200 de 382 círculos eleitorais.

Os primeiros resultados do referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido da União Europeia revelam uma votação renhida, com resultados próximos, que vão oscilando entre o campo do ‘Brexit’ e do ‘Bremain’.

Depois de apurados os resultados em 200 de 382 círculos eleitorais, o Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia – liderava com 51,7% das preferências (7,8 milhões de votos) e a permanência na UE com 48,3% (7,3 milhões de votos).

Após serem contados 15 círculos eleitores, de um total de 382, os resultados colocavam a saída da União Europeia à frente, com 51,5%, e a permanência com 48,5% – o nordeste de Inglaterra mostrava-se mais favorável ao ‘Brexit’ e a Escócia pendia para o ‘Bremain’.

No entanto, pouco depois, já com 68 colégios eleitorais apurados, os resultados davam vantagem à permanência na União Europeia, com 51%, com os adeptos da saída estimados em 49%.

A saída britânica da União Europeia obteve a primeira vitória na cidade de Sunderland, nordeste da Inglaterra, onde, segundo os resultados finais, 61% votaram a favor da saída, enquanto 39% votaram contra.

Nigel Farage antecipa vitória do Brexit

O ‘eurófobo’ Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido, UKIP, antecipou já a “vitória” dos partidários da saída da União Europeia no referendo.

Nigel Farage, que horas antes, no início da contagem dos votos, tinha admitido que os partidários da permanência na União Europeia iriam vencer, disse numa declaração a jornalistas quando estavam contados metade dos votos que o povo britânico vai conseguir separar-se da UE “sem disparar uma única bala”.

“Vamos livrar-nos do hino, da bandeira, de Bruxelas e de tudo o que está errado. O dia 23 de junho será o dia da independência“, proclamou Farage, notório pelas suas posições anti-imigração.

Primeiros resultados fazem cair bolsa de Tóquio e desvalorizar libra

Os primeiros resultados do referendo britânico sobre a saída ou permanência na União Europeia, que apontam para uma votação renhida, fizeram cair a bolsa de Tóquio e levaram à desvalorização da libra.

Por outro lado, nas casas de apostas, onde a permanência do Reino Unido na União Europeia ‘vencia’, o ‘brexit’ passou a ganhar terreno depois de serem conhecidos os primeiros resultados do referendo e é na saída que agora a maioria dos apostadores coloca o seu dinheiro.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio abriu hoje a subir, mas mudou de direção e caiu cerca de 3% perante a incerteza do resultado do referendo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …