/

Brexit consumado. União Europeia e Reino Unido chegam a acordo

3

Johanna Geron / EPA Pool

A União Europeia e o Reino Unido chegaram esta quinta-feira a um acordo comercial pós-Brexit, anunciou a presidente da Comissão Europeia.

“Chegámos finalmente a um acordo. Foi um longo caminho, mas temos um bom acordo, que é justo e equilibrado”, anunciou Von der Leyen numa conferência de imprensa com o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, na sede do executivo comunitário.

A uma semana do final do “período de transição” para a consumação do Brexit e da saída do Reino Unido do mercado único, o bloco europeu e Londres evitaram assim um divórcio desordenado, fechando um acordo de comércio livre que regerá as relações futuras.

União Europeia e Reino Unido levaram a cabo, noite dentro, uma maratona negocial com vista a fechar o acordo sobre as futuras relações comerciais e anúncio estava pendente do compromisso final sobre as pescas, segundo várias fontes diplomáticas.

“Finalmente conseguimos chegar a um acordo, depois de percorrermos uma estrada longa e com muitos obstáculos. É um acordo justo, equilibrado e é a atitude responsável a tomar para ambos os lados”, disse ainda Ursula von der Leyen, citada pelo jornal Expresso.

É hora de virar a página e olhar para o futuro”, afirma.

Também o primeiro-ministro britânico, Boris Johson, já reagiu, recorrendo às redes sociais.

ZAP // Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.