Brexit: começou a segunda fase de negociações

number10gov / Flickr

Artigo 50: A primeira-ministra britânica, Theresa May, assina a carta que deu início ao Brexit

União Europeia e Reino Unido iniciam esta segunda-feira a segunda fase de negociações para o Brexit. O arranque desta fase de conversações surge num momento em que a relação entre os dois blocos políticos está cada vez mais tensa.

Esta será a primeira ronda de negociações dedicada inteiramente a fixar os termos de saída do Reino Unido, uma vez que a primeira, celebrada no passado dia 19 de junho, serviu apenas para estabelecer o calendário e o método de trabalho dos negociadores, que, segundo o Observador, passarão a reunir-se uma semana por mês em Bruxelas.

As prioridades nesta primeira etapa passam por acordar os direitos de que beneficiarão os cidadãos europeus no Reino Unido e os britânicos na União Europeia, resolver a situação da Irlanda do Norte, com o objetivo de evitar uma fronteira “estrita” com a República da Irlanda, e fechar o acordo sobre as obrigações financeiras do Reino Unido.

É precisamente este último ponto que mais divergências tem criado, com sucessivos avisos de parte a parte. Algumas estimativas avançadas apontam para valores na ordem dos 100 mil milhões de euros, uma fatura que o Reino Unido não está disposto a pagar.

“As verbas que vi mencionadas, parecem-me extorsivas”, afirmou recentemente o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, acrescentando que os responsáveis europeus “bem podem esperar sentados” se acham que os britânicos vão pagar esses valores.

A expressão de Boris Johnson, no original “go whistle” – expressão que traduzida à letra seria algo como “ficar a assobiar” -, levou Michel Barnier, principal negociador da União Europeia para o Brexit, a responder com dureza: “Não estou a ouvir ninguém a assobiar, apenas o relógio a fazer tiquetaque“.

A troca de argumentos entre Boris Johnson e Michel Barnier surge praticamente na mesma altura em que o representante da cidade de Londres encarregue da pasta do Brexit, Jeremy Browne, enviou uma carta ao Governo britânico acusando os franceses de estarem “ativamente a perturbar e querer destruir” o centro financeiro londrino.

“Eles são cristalinos sobre o seu objetivo final, que é enfraquecer o Reino Unido e promover a degradação da cidade de Londres”, escreveu Browne, numa carta que mereceu o eco de vários órgãos de comunicação social britânicos.

ZAP //

RESPONDER

Chá e café ajudam a proteger o fígado

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado. De acordo com …

Porta-voz da Casa Branca Sean Spicer demitiu-se

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, demitiu-se de funções, informou esta sexta-feira o New York Times, agudizando a crise interna que vive a administração de Donald Trump. A France Press noticiou também, citando fonte próxima …

Pelo menos 261 detidos durante greve geral da oposição na Venezuela

Uma organização não-governamental (ONG) venezuelana afirmou que pelo menos 261 pessoas foram detidas durante protestos que marcaram a greve geral de quinta-feira, convocada pela oposição. Pelo menos "261 detenções nos protestos", indicou a ONG Foro Penal …

EUA vão proibir norte-americanos de visitar a Coreia do Norte

Os EUA vão proibir os seus cidadãos de visitar a Coreia do Norte, revelaram duas agências de viagem com sede na China, depois da morte de um turista norte-americano condenado por Pyongyang a trabalhos forçados. A …

Um em cada três casos de demência pode ser evitado (sem recorrer a medicamentos)

Um em cada três casos de demência pode ser evitado as pessoas cuidarem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estima-se que 47 milhões de pessoas sofram desta doença no mundo e a expectativa é …

Bigode de Salvador Dalí continua intacto, 28 anos após a morte

O bigode de Salvador Dalí continua intacto, passados 28 anos sobre a morte do artista espanhol, cujos restos mortais foram exumados por ordem de um tribunal, para um exame de determinação de paternidade. De acordo com …

"Faroeste laboral" da Altice leva trabalhadores da PT a greve histórica

Os trabalhadores da PT estão, nesta sexta-feira, em greve pela primeira vez em dez anos, numa reacção contra a transferência de 155 trabalhadores da operadora de telecomunicações para empresas do grupo Altice e Visabeira. Os funcionários …

6 meses depois de tomar posse, Trump ataca procurador-geral que nomeou

No dia em que completa seis meses de Administração Trump, o presidente dos EUA está envolvido em mais uma polémica, desta vez por criticar James Comey. Numa entrevista ao New York Times, Donald Trump, que completa …

Enfermeiros em protesto podem vir a ser obrigados a indemnizar grávidas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou este processo "ilegítimo" e que os profissionais que aderiram poderão ser "responsabilizados disciplinarmente e incorrer em faltas injustificadas". "Faltas injustificadas", possibilidade de serem "responsabilizados disciplinarmente" e terem de indemnizar utentes …

TAP usada para "lavar" milhões angolanos de origem duvidosa

O Ministério Público acusa quatro altos responsáveis da TAP de terem ajudado a "esconder" milhões de euros de origem duvidosa, provenientes de Angola. Um alegado esquema de "lavagem de dinheiro" que usou a TAP num …