Número de brasileiros a viver em Portugal bate recorde. São quase 151 mil

Das 580 mil pessoas estrangeiras que residem em Portugal, um quarto do total são brasileiros. São quase 151 mil, o maior número de sempre.

De acordo com dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), fornecidos ao jornal Público, esta quinta-feira, o número de brasileiros com autorização de residência a viver em Portugal aumentou 43% de 2018 para 2019.

Os dados indicam que há, neste momento, 150.864 brasileiros a residir no país, um número recorde. Há dois anos, eram 105.423.

Em 2019, escreve o diário, foram emitidos 48.627 novos títulos de residência para imigrantes desta nacionalidade, mais 20.417 do que no ano anterior. O número representa mais de um terço do total das novas autorizações concedidas a estrangeiros pelo SEF, que chegaram às 135 mil. Em 2018, tinham sido 93 mil.

O aumento do número de brasileiros no nosso país acompanha o crescimento, verificado em 2019, do número total de imigrantes. Pela primeira vez, os números ultrapassaram a barreira do meio milhão — são 580 mil pessoas. Os brasileiros representam, assim, um quarto do total.

Em declarações ao Público, Cyntia de Paula, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, diz que o perfil dos brasileiros que chega a Portugal é mais diversificado, havendo cada vez “mais gente qualificada” e pessoas que vêm com o intuito de “continuar os estudos”.

De acordo com o demógrafo Duval Fernandes, que também falou com o jornal, há também outro fenómeno que se destaca nesta nova vaga migratória: a chegada de famílias, nas quais se incluem “crianças e jovens que têm de ir à escola” e “mulheres num momento reprodutivo”, o que coloca mais desafios.

Uma coisa é certa, segundo Cyntia de Paula. “Os discursos de migração mudaram: não vêm só para ganhar dinheiro, mas para ganhar qualidade de vida“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Acho uma praga. O brasileiro não tem nada a ver com a nossa educação e mentalidade. Espero que a situação melhore no Brasil para que esta invasão diminua.

  2. O Zap, em sua matéria de 19/12/19, registava a estadia de 150.864 brasileiros residentes em Portugal.. Acredito eu, que a maioria desses brasileiros são filhos ,netos, isto é, descendentes de portugueses que vieram livremente morar no Brasil em épocas passadas. Logo após , em 11/02/20, um colaborador desse site, o Miguel Lopes insinua numa linguagem humilhante a frase “é uma praga” ; “o brasileiro não tem nada a ver com a nossa educação e mentalidade”. Acho que o Miguel Lopes está por ignorar que os portugueses já participam da nossa mesa, comendo as nossas simples refeições há mais de quinhentos anos, se não me refresca a memória. Existem laços de amizades centenários. A.Família Real Portuguesa, tendo a frente o Rei D.João VI e uma comitiva inumerável hospedou-se no Brasil, quando da fuga às pressas da invasão francesa pelas tropas de Napoleão em 1808. Afinal de contas, somos ou não somos criaturas geradas com o valoroso sangue lusitano? Não quero alongar o comentário , enumerando fatos que mostram o orgulho de sermos irmãos e os laços fraternos que unem Brasil/Portugal. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@gmail.com

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …