Uma em cada quatro brasileiras sofreu violência na pandemia

Mário Oliveira / SEMCOM

Uma em cada quatro brasileiras com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência durante a pandemia no ano passado, informou hoje uma sondagem do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A terceira edição deste levantamento, chamado “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, mostrou que 17 milhões de mulheres, ou seja, 24,4% do total de brasileiras, sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2020.

Na comparação com o relatório do ano anterior, com dados sobre 2019, os investigadores notaram um recuo da percentagem de mulheres que relataram ter sofrido violência, mas dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos para mais ou para menos (27,4% em 2019 e 24,4% em 2021), um cenário que eles apontam configurar estabilidade.

Os dados recolhidos pelo DataFolha indicam que 4,3 milhões de mulheres (6,3%) foram agredidas fisicamente com chapadas, murros ou pontapés no Brasil em 2020.

Isso significa dizer que a cada minuto, oito mulheres foram agredidas no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus.

No entanto, o tipo de violência mais frequentemente relatado foi a ofensa verbal, como insultos e ofensas, forma de violência que atingiu cerca de 13 milhões de brasileiras (18,6%).

A sondagem também informou que 5,9 milhões de brasileiras (8,5%) relataram ter sofrido ameaças de violência física como chapadas, empurrões ou pontapés, cerca de 3,7 milhões (5,4%) sofreram ofensas sexuais ou tentativas forçadas de manter relações sexuais.

Além disso, 2,1 milhões de mulheres (3,1%) que vivem no Brasil relataram ameaças com faca (arma branca) ou arma de fogo e 1,6 milhões de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento (2,4%).

O levantamento mostrou que mais de metade dos brasileiros (51,1% da população) relataram ter visto uma mulher sofrer algum tipo de violência no bairro ou na comunidade onde moram.

“Em relação ao perfil, verifica-se que quanto mais jovem, maior a prevalência de violência, sendo que 35,2% das mulheres de 16 a 24 anos relataram ter vivenciado algum tipo de violência, 28,6% das mulheres de 35 a 34 anos, 24,4% das mulheres de 35 a 44 anos, 19,8% das mulheres de 45 a 59 anos e 14,1% das mulheres com 60 anos ou mais”, destacou a sondagem.

No que se refere ao perfil racial, mulheres negras experimentaram níveis mais elevados de violência (28,3%) do que as mulatas (24,6%) e as brancas (23,5%).

No que se refere à perceção social da violência, o levantamento indicou que pelo menos 73,5% dos brasileiros informaram acreditar que a violência contra as mulheres cresceu durante a pandemia de covid-19.

Para 44,4% dos entrevistados, o primeiro ano da pandemia de covid-19 no país significou também momentos de mais stress em casa e, neste ponto, as mulheres reportaram níveis mais altos de `stress` em função da pandemia (50,9% em comparação com 37,2% dos homens).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo ao contabilizar 473.404 vítimas mortais e mais de 16,9 milhões de casos confirmados de covid-19.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma em cada quatro brasileiras sofreu violência na pandemia

Uma em cada quatro brasileiras com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência durante a pandemia no ano passado, informou hoje uma sondagem do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública …

EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em "provocação"

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é vista como uma "grande provocação". Uma delegação de senadores …

Pescadores encontram tesouro de 1,8 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen. Uma carcaça de …

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões. A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a …

Novo Banco avança com providência cautelar para receber 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novo Banco anunciou hoje que irá tomar “todas as medidas”, incluindo “a obtenção de uma providência cautelar”, para receber 112 milhões de euros do Fundo de Resolução, depois de a entidade ter transferido 317 …

Secretário-geral do PSD vai a julgamento no caso das presenças no Parlamento

O secretário-geral do PSD, José Silvano, confirmou hoje que irá a julgamento no caso das alegadas falsas presenças no parlamento, reiterou ser inocente e criticou o despacho de pronúncia por fazer “uma adesão acrítica” à …

O "Projeto S" permitiu que uma pequena cidade brasileira respirasse de alívio

A pequena cidade de Serrana, no Brasil, está a respirar de alívio depois de quase toda a população ter sido vacinada contra a covid-19, numa experiência médica batizada de "Projeto S". Quatro meses depois do arranque …

Espanha exige teste a quem vier de Portugal por via terrestre. Governo ameaça com "reciprocidade"

Os viajantes também podem apresentar certificado de vacinação ou de recuperação da covid-19. A medida não é recíproca a quem quiser cruzar a fronteira para Portugal. A partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, quem viajar …

Mercado do carbono permitiu a empresas poluidoras da UE ganharem 50 mil milhões de euros

A atribuição gratuita de licenças de emissão de gases com efeito de estufa permitiu lucros especulativos de 50 mil milhões de euros à indústria de uso intensivo de energia na Europa, revela um relatório divulgado …

Itália identifica rede neonazi que planeava atentar contra instalações da NATO

Itália identificou hoje uma rede neonazi e está a investigar 12 dos seus membros que faziam propaganda antissemita na internet e planeavam atentar contra instalações da NATO com explosivos construídos. A operação, levada a cabo pelo …