/

Brasil rejeita 18 milhões do G7 para a Amazónia. “Usem-nos para reflorestar a Europa”

24

Mato Grosso Firefighters / EPA

O ministro da Casa Civil brasileiro, Onyx Lorenzoni, afirmou na segunda-feira que o Governo rejeitará a ajuda de 20 milhões de dólares (17,95 milhões de euros) oferecida pelo G7 para combater os incêndios na Amazónia.

A informação foi obtida pelo portal de notícias G1, tendo sido confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto, sede do Governo brasileiro.

“Agradecemos, mas talvez esses recursos sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio numa igreja que é património da humanidade [a Catedral de Notre-Dame] e quer ensinar o quê para nosso país? Ele tem muito o que cuidar em casa e nas colónias francesas”, disse Onyx ao G1.

O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, anunciou na segunda-feira que o G7 fornecerá uma ajuda imediata de 20 milhões de dólares para combater o incêndio na maior floresta tropical do mundo. Na cimeira do G7, dos países mais industrializados do mundo, participaram durante o fim-de-semana os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Porém, Onyx Lorenzoni acredita que Macron poderá ter “objetivos colonialistas” na ajuda atribuída pelo G7. “O Brasil é uma nação democrática, livre e nunca teve práticas colonialistas e imperialistas como talvez seja o objetivo do francês Macron”, acrescentou o ministro da Casa Civil.

As declarações de Onyz assemelham-se às do chefe de Estado do Brasil, Jair Bolsonaro, que quando confrontado com a oferta de ajuda do G7 mostrou ter dúvidas acerca das intenções desses países. “Será que alguém ajuda alguém, a menos que seja pobre, sem retorno? Isto é, sem esperar por algo em troca”, questionou Bolsonaro, junto à entrada do Palácio da Alvorada, sua residência oficial.

O chefe de Estado brasileiro mostrou a capa do jornal O Globo, cuja manchete principal dizia: “Macron promete ajuda dos países ricos para a Amazónia”. Com o jornal nas mãos, Bolsonaro insistiu e perguntou: “O que eles querem na Amazónia por tanto tempo?”.

Sem mencionar qualquer país em particular, o Presidente brasileiro disse que, no final da semana passada, falou com “líderes excecionais” sobre a grave situação gerada pelos incêndios na Amazónia, que na sua opinião realmente desejam colaborar com o Brasil na luta contra as chamas. No entanto, numa aparente alusão a Macron, acrescentou que não conversou com aqueles que, no seu entender, querem “continuar vigiando o Brasil”.

Posição diferente teve na segunda-feira o ministro do Meio Ambiente brasileiro, Ricardo Salles, que afirmou que a ajuda anunciada pelo G7 aos países atingidos pelos incêndios da Amazónia é “sempre bem-vinda”. “Acho uma excelente medida, é muito bem-vinda”, disse Salles, citado pelo G1.

Suspeitas de fogo posto investigadas

A procuradora-geral da República (PGR) brasileira, Raquel Dodge, disse na segunda-feira que o Ministério Público investiga suspeitas de que tenha havido uma “ação orquestrada” para atear incêndios criminosos na floresta Amazónia.

“Há suspeita de ação orquestrada, há suspeita de uma atuação que foi longamente cultivada para chegar a esse resultado. O que nós percebemos na conversa de hoje [segunda-feira] é que há sinais disso, há elementos que justificam a abertura de inquérito para investigar e punir esses infratores”, declarou a PGR, citada pela imprensa local, após uma reunião extraordinária do grupo de trabalho da Amazónia.

Segundo Raquel Dodge, há indícios de que atuações criminosas combinadas provocaram diversos focos de incêndio na região. Um dos casos que está sob investigação é o do chamado “dia do fogo”, uma alegada convocatória para fazer queimadas na Amazónia.

Segundo a revista Globo Rural, essa convocatória foi feita através de aplicações de mensagens, usadas por agricultores e ‘grileiros’ da região de Altamira e Novo Progresso, no Estado do Pará. A “grilagem” é, no Brasil, a falsificação de documentos para ilegalmente tomar posse de terras devolutas ou de terceiros.

A PGR declarou que ficou decidido naquela reunião que as queimadas vão ser investigadas de forma coordenada pelos diferentes ramos do Ministério Público.

“Como resultado da reunião de hoje, estou a requisitar a instauração de inquérito para promover a persecução penal daqueles que incentivaram que queimadas fossem adotadas em terras federais e em terras de unidade de conservação federal ao longo da floresta”, disse Dodge, citada pelo portal de notícias UOL.

“O que nós queremos é sincronizar a atuação do Ministério Público brasileiro para que as queimadas e os incêndios cessem e para que os infratores, aqueles que estão a cometer esses gravíssimos crimes de pôr fogo na floresta, sejam identificados e punidos”, concluiu a procuradora-geral da República do Brasil.

Apesar de o “dia do fogo” estar sob investigação, tanto do Ministério Público como da Polícia Federal, diretores de sindicatos que representam os produtores rurais dos municípios de Altamira e de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, afirmaram à agência Brasil não terem conhecimento da suposta participação de agricultores da região no suposto plano de atear fogo na região.

Esta segunda-feira o ministro da Defesa brasileiro afirmou esta segunda-feira que a situação dos incêndios na Amazónia está “sob controlo”, após a mobilização de mais de 2.500 militares e a ocorrência de chuvas em várias das regiões afetadas.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pertencente à França).

O número de incêndios no Brasil aumentou 83% este ano, em comparação com o período homólogo de 2018, com 72.953 focos registados até 19 de agosto, sendo a Amazónia a região mais afetada.

O Ministério da Economia brasileiro cedeu na segunda-feira 38,5 milhões de reais (8,3 milhões de euros) ao Ministério da Defesa para ações de combate a incêndios e delitos ambientais na Amazónia, após ter bloqueado inicialmente parte do orçamento destinado para esse fim. Depois da pressão internacional por causa dos incêndios naquela região, Bolsonaro, autorizou na sexta-feira passada o emprego de militares das Forças Armadas numa operação de “Garantia da Lei e da Ordem” para combater as queimadas na floresta.

As ações de “Garantia da Lei e da Ordem” tinham orçamento aprovado de 47,5 milhões de reais (10 milhões de euros), mas apenas cerca de 7,1 milhões (1,5 milhões de euros) estavam a ser utilizados, segundo anunciou o Ministério da Economia.

ZAP // Lusa

24 Comments

    • Sim, caiu a máscara dos espertinhos que criavam ONGs pra receber doação de países como Alemanha e Noruega (que possui uma grande indústria poluidora, de alumínio em plena Amazônia, sabia disso?) e não revertiam em nada para os povos da região ou no combate aos focos de incêndio. Que a dona Noruega continue matando suas baleias e poluindo o Mar do Norte na exploração de petróleo e gás…

      • Basta-me estar uns tempos afastado destes comentários do ZAP, que os menos dotados começam logo a dar largas ao livre disparate.

        Marcelo, o bujardómetro acaba de acender a luz encarnada.

      • Coitado… mais um alienado do 3° mundo a querer dar lições à Noruega!…
        País que, não disse nada, nem faz parte da União Europeia nem do G7!!

  1. Acho uma excelente ideia, vamos investir esse dinheiro em recuperar a floresta europeia. “Para quem não quer, temos nós muito”, já dizia a minha avózinha!

  2. Esse palhaço terceiro mundista, vai sozinho apagar os incêndios que a sua política fascista ateou. Até quando o nobre povo brasileiro irá suportar uma besta deste calibre? Não acredito que estejam satisfeitos, mesmo aqueles que, de forma honesta, votaram nele. Não acredito que os brasileiros tenham o presidente que merecem. Não. Merecem alguém que esteja à altura da história e da grandeza desse País fantástico.

    • Deixe de falar asneiras, ó esquerdopata. Quem distribui ONG’s estrangeiras infrutíferas pelo território da Amazônia foram os governos anteriores de lula e dilma. O dinheiro que ia para essas ONG’s era usado para comprar terras dos índios cujo subsolo está repleto de riquezas minerais que os índios não dão valor. Bolsonaro fez certo ao recusar esse dinheiro. Quantos aos incêndios, no governo de lula existiram muito mais focos de incêndios segundo o monitoramento da Nasa e ninguém fez protestos contra. Se a posição de Bolsonaro estivesse errada, 4 potências do G7 não estariam a favor dele e contra o otário do macron.

      • O que é um esquerdopata? Será uma referência ao filme “My Left Foot”? Ou será uma pessoa que acredita que em termos de justiça social, a direita leva ao descalabro, com uma oligarquia rica e uma esmagador maioria da população a comer merd@? É porque se for a segunda opção, então “esquerdopata” é um elogio.

        Quem elegeu o Bolsonaro, teve a mesma inteligência de alguém que mete uma raposa a guardar um galinheiro. Um psicopata com uma agenda negra… Eu sei que os Brasileiros têm a mania de copiar tudo o que vem dos EUA, mas isto já é ridículo. Ao menos copiem o pouco que os EUA têm de bom.

      • Elegemos ele porque a esquerda faria de nós aquilo que adoram fazer… A boa distribuição da pobreza.
        Mas muito obrigado não queremos ser uma nova Venezuela. Obrigado presidente Bolsonaro… continue colocando esse hipócritas no lugar deles.

  3. Estado do Mato Grosso (conforme foto mostrada na reportagem) possui uma pequena parte de floresta amazônica, a grande parte é de cerrado e pantanal.
    Não façam igual ao Macron que publicou uma foto de queimada de 1989 onde o fotógrafo faleceu há anos e pasmem era no Peru ou do Cristiano Ronaldo que publicou uma foto de queimada dos pampas do estado do Rio Grande do Sul, um “pouquinho” longe da Amazônia.

  4. Eu penso que o Presidente Macrom deveria respeitar o Brasil e o Presidente escolhido pelos brasileiros em maioria democraticamente e cuidar apenas do que realmente interessa aos franceses, ou seja; seu país. A Amazônia é do Brasil e dos brasileiros, ninguém tem o direito de se intrometer aqui, muito menos vir com essa conversa de internacionalizar a Amazônia. Se venderam a Amazônia no passado, isso precisa ser revisto, até porque o povo brasileiro não foi consultado. Nós sabemos que o que interessa aos Macron e a Alemanha é o solo brasileiro e não a floresta, caso contrário; eles teriam preservado as matas deles. O que esse presidente Francês está temendo é a perda de dinheiro com o aumento de produtividade do Brasil, o Brasil está se preparando para crescer internacionalmente e isso é terrível para a França. Bolsonaro disse a Macrom o que ele merecia ouvir e o recado será dos brasileiros, pois está sendopreparado uma manifestação PACÍFICA em frente a embaixada Francesa pedindo para que os Franceses saiam do Brasil e cuidem de seu país e a parte da França que é Amazônica é apenas a Guiana Francesa, então, limitem-se a cuidar dela. Nós não queremos dinheiro para a Amazônia, se quiserem nos ajudar, coloquem o dinheiro no NORDESTE que será muito bem usado. Mais Brasil, menos estrangeiros. Parabéns Bolsonaro.

      • A Europa (agricultores franceses principalmente) querem evitar o acordo Mercosul/União Europeia, pois sabem que não podem competir nesta questão em preços.
        Queimadas acontecem desde que me conheço por gente. Os piores anos foram 2003/2004 durante o governo do presidiário Lula.
        Não sejam massa de manobra, caso queiram continuar pagando caro por produtos agrícolas subsidiando agricultores europeus, é só compartilhar as fotos fakes de Macron, Leonardo de Caprio, Gisele Bundechen, Cristiano Ronaldo, etc, nas redes sociais.

    • Pois, Cezar… E se fosse aprender o que representa a Amazónia para o Planeta? – Sempre será preferível do que ir dar banho ao cão (com o devido respeito a este).

      • Pois Carlos, você sabe? A Amazônia não é o pulmão do mundo como se diz, ela é auto sustentável em termos de retenção de CO2. Claro que temos que preservar a sua biodiversidade, explorando-a de forma sustentável. O Brasil é um celeiro agrícola no mundo e apenas 6% de sua área é utilizada para a agricultura, possuímos matriz energética limpa, usinas hidrelétricas, grande maioria dos automóveis com tecnologia flex (gasolina/etanol), apenas 2 usinas nucleares, quase não utilizamos carvão. Diesel será gradativamente substituído por gás natural do pré-sal. Europa, aprenda com o Brasil antes de dar seus pitacos, analisem o que está por trás disso, pensem.

  5. Estes politicos brasileiros andam a snifar o quê concretamente ?
    Será que não se enxergam mesmo ?
    Deixaram os fogos na Amazónia arder durante quase 3 semanas, disseram parvoíces e contradições, um dia
    uma coisa e outro dia já choravam e lá mandaram 43000 militares e aviões tartar do problema depois de milhares de hectares terem ardido e vêm agora comparer o incêndio de Notre Dame que dizem previsivel com
    o que se passa na AMZ.
    Isto é de loucos ! É mete-los a todos (os politicos) dentro de um saco e afoga-los no mar.

  6. Só vejo comentários de experts em eco-sistemas e ambientalistas mas que por detrás tem os
    carros com as goelas abertas.
    Gente, eu respeito as decisões das massas e se os brasileiros escolheram os que lá estão está tudo bem.
    O que para mim não está é ver um president brasileiro na TV ao fim de 2 semanas de fogo dizer que foram os verdes que pegaram fogo para o deixar mal na foto e no dia seguinte vir ao Twitter todo preocupado e a pedir
    ajuda.
    Alguns dias mais tarde manda o exercito e aviões ajudar ajuda essa que devia ter acontecido 3 semanas atrás mas claro ainda não tinha ardido a área toda que os interessados queriam.
    Agora aí nesses desertos queimados e escrevam o que vou dizer, vai aparecer grandes plantações de soja, este cereal dourado muito procurado e necessário para a produção do bio-diesel.

    • Tudo muito bem e você até aponta algumas questões pertinentes. Mas não se esqueça que andamos a ssitir a uma crescente manipulação da opinião pública e das eleições, com ajuda das redes sociais, contas falsas de Facebook, Whatsapp, Twitter, etc… Por isso, dizer que foram “as massas” (leia-se “a manada”) que o elegeu… Enfim.

      Só mais um pormenor… Quando fizer rascunhos e depois copiar do Word para aqui, cuidado com a formatação.

  7. E este “Pedregulho” Brasileiro do Onyx, ao comparar o incêndio de uma catedral a calamidade da área florestal ardida na Amazónia, revela o nível de competência para o cargo que ocupa, só tem analogia com a má educação do seu querido “CHEF”, certo é que não brilham por respeito dos outros. Não sei onde é que o governo Bolsonaro, quer levar o Brasil ????……….. mas enfim votaram nele !

  8. Vou falar como Português a viver no Brasil, casado com uma Brasileira… e o que vejo e sei.
    O actual presidente Brasileiro (não vou referir o nome propositadamente) … não vou nem comentar, o povo o colocou lá… um indivíduo que saiu do exército expulso por insanidade!
    Os Brasileiros que me desculpem, mas, continuam numa grande parte, com o complexo da colonização. Não querem que os estrangeiros cá venham porque têm medo que lhes roubem os minérios… os vários produtos… enfim! O presidente Brasileiro está incluído.
    O Presidente do Brasil tem a mania de perseguição mas não é bem esperto, ainda existe dúvida se o esfaqueamento não terá sido organizado pelo próprio para se eleger! Ora vejamos… foi esfaqueado, não se viu sangue, ninguém viu a ferida até ele estar internado no hospital supervisionado por médicos dele. Não foi falar a público como todos os outros partidos e tomaram-no como o salvador coitadinho que merecia estar no poder! O esfaqueador foi preso e esteve numa prisão onde estava “protegido”. Declararam que esse esfaqueador tinha insanidade e por isso não merecia estar sujeito à exposição com outros presos 😉 Shhhh
    O Presidente continua, diariamente, a fazer declarações insanas, declarações ridículas e descuidadas. Basicamente uma cópia do Presidente Norte Americano mas sem qualquer filtro possível, por isso os insultos e a ridicularização de outras pessoas sem sequer se importar… e se essas pessoas responderem, ainda pede que elas se desculpem!
    Vou relembrar… lembrem que eu disse em cima que ele foi expulso do exército por insanidade.
    Mas ele continua a dizer-se militar e a pedir o apoio deles. Se pensarem bem em tudo… o que ele quer é um golpe militar, tudo servirá de desculpa para que os militares tomarem o poder… ele defende abertamente a ditadura militar. Só não ve quem não quer.
    Conselho aos governantes Europeus… não falem normalmente com esse senhor, têm de falar com ele como se fosse uma criança, explicar TUDO e ter cuidado com as palavras de segundo sentido 😉 Abraços

    • Exactamente!
      Um louco fracassado e ignorante, expulso do Exército e político profissional há 30 anos (sem nunca ter feito nada de relevante) e que só diz dispatates – só serve para envergonhar o Brasil e os brasileiros!..
      E nem é necessário viver no Brasil para se perceber isso – basta olhar para as suas declarações públicas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.