O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, lamentou na noite de terça-feira o recorde de mortos pelo novo coronavírus no país, mas frisou que não faz milagres.
“E daí? Lamento, mas quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagres”, afirmou o chefe de Estado, fazendo um trocadilho com o seu nome [Jair Messias Bolsonaro], após ser questionado por jornalistas sobre o facto de o Brasil ter ultrapassado o total de mortos da China, com um recorde de 474 óbitos nas últimas 24 horas, totalizando agora 5.017 óbitos devido à covid-19.
O chefe de Estado desvalorizou ainda os números de terça-feira, afirmando que “nunca ninguém negou que haveria mortes”.
“As mortes de hoje, a princípio, foram de pessoas infetadas há duas semanas. É o que eu digo para vocês: o vírus vai atingir 70% da população. Infelizmente é a realidade. Nunca ninguém negou que haveria mortes”, acrescentou o mandatário do Brasil.
Em frente do Palácio da Alvorada, a sua residência oficial em Brasília, Bolsonaro falou à imprensa e a cerca de uma dezena de apoiantes que o esperavam, declarando que cabe ao ministro da Saúde explicar os números relacionados com a covid-19.
O Brasil ultrapassou na terça-feira a barreira dos cinco mil mortos associados ao novo coronavírus, totalizando 5.017 óbitos e 71.886 casos confirmados desde o início da pandemia, informou o Ministério da Saúde.
Nas últimas 24 horas, o país registou um novo recorde de mortes, com 474 óbitos e 5.385 novos casos, o segundo maior número de infetados contabilizado num único dia.
De acordo com o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países,, o Brasil já ultrapassou a China em relação ao número de mortos, com o país asiático a contabilizar 4.633 óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de letalidade da doença no país chegou aos 7%.
“Lamento a situação”
Momento depois, o Presidente do Brasil aproveitou para se solidarizar com as famílias das vítimas. “Lamento a situação que nós atravessamos com o vírus. Solidarizamo-nos com as famílias que perderam os seus entes queridos. (…) Mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, queremos ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás”, referiu.
Questionado sobre a decisão judicial que o obriga a apresentar os resultados dos testes que fez ao novo coronavírus, Jair Bolsonaro indicou que a lei garante o anonimato, e repetiu que não teve a doença.
“Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza [corrimento nasal]. Eu não tive [covid-19]. (…) Daqui a pouco, vão querer saber se eu sou virgem ou não, aí vou ter de apresentar o meu exame de virgindade para vocês”, ironizou o Presidente brasileiro.
Após o recorde diário e mais de cinco mil mortes registadas no Brasil, o ministro da Saúde, Nelson Teich, disse na terça-feira que há um “agravamento da situação” no país.
“O que tem de ficar claro é que o número vem crescendo. Alguns dias atrás eu disse que poderia tratar-se de um acumulado de casos de dias anteriores, mas como temos uma manutenção desses números elevados e crescentes, temos que abordar isso como um problema”, disse o governante.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 214 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.
ZAP // Lusa
Este energúmeno não tem o mínimo respeito pelos brasileiros.
Enquanto a doença não atingir o seu círculo de familiares e amigos, este “Messias” (que nome tão irónico!) está-se marimbando. quem morre é o povão, o estrato mais baixo da sociedade, os descartáveis!
Esta besta quadrada, não faz milagres, apesar de se apresentar ao povo como milagreiro, e infelizmente como não faz milagres, faz borrada em cima de borrada.
Mas parece que afinal está mesmo com funções de coveiro…
O povo é que o pôs lá…agora têm que gramar, a menos que façam o que devem fazer…pô-lo na rua e na cadeia, a ele e ao fascista do filho.
É o fim do caminho. Estas declarações são o seu pedido de resignação. A dúvida é se a turma que o apoiou até agora não vai nomear outro bandido, mas que vai falar menos e disparar mais.
Na cabeça dele o brasileiro caiu no esgoto e sai mergulhando… E há que bater palmas… Ditadura da estupidez!
Não faz milagres (estranho porque, supostamente, foi escolhido por Deus!) nem é coveiro… é apenas estúpido e burro como uma porta!!
Aquelas rezas na rua, completamente alucinadas e disparadas, não serviram para nada?!
Compreenda….O pobre Homem não é um milagreiro, mas sim um simples coveiro !..há que lhe dar desconto !…Se a Seita dele via nele um Messias, deve estar muito desiludida !
O problema é que a seita ainda está “a dormir”, dominada pela ignorância e por crenças religiosas!…
Afinal , o capitão do mato , até é messias ! Vejam a ironia , um messias , que não faz milagres , o compincha
que não são 5 ou 7000 mortos , que o vão fazer fechar o negócio , agora deve ser cangalheiro .
O capitão do mato , que arranja apoiantes ´´ da treta “ para mostrar que todos estão enganados , mas os amigos , já estão a deixar o barco , e ainda agora , está a entrar no mar .
Que tem os concidadãos no aeroporto da portela , não sei ,porque as autoridades , ainda não acabaram com este triste imagem do nosso aeroporto , porque já se torna , um problema se saúde publica , enfim se fossem , concidadãos nossos , o problema possivelmente , já estaria resolvido , não percebo, tendo garantia da embaixada , continuam ali e , as nossas autoridades fecham os olhos, se fosse lá , decerto que o capitão do mato,os tinha expulsado .
Mas voltando aos números, quantos milhares de brasileiros, terão de morrer , com o virus , para se revoltarem ???? Espero que não sejam muitos .
Mas foram na promessa do salvador, agora , vejam no que está a dar , o homem que jurou , que não havia corrupção , agora até mete a família no governo , e o outro é que era corrupto !!
Não faz milagres, mas no entanto deveria ter um mínimo de respeito pela vida alheia e como presidente do país saber-se assumir como tal.
Eu não consigo entender esta necessidade de mandar abaixo Trump e o Bolsonaro.
Se acham realmente que eles são assassinos por abrirem a boca e dizerem m****, então o que dizer dos lideres politicamente corretos de Portugal, Espanha, Italia, França, etc …
Se olham apenas para o numero de mortos sem olhar a dimensão do pais, é obvio que países como Estados Unidos e Brazil vão ter mais mortos, mas colocarem tudo á mesma escala e compararem em igualdade, ai muda tudo.
Vou ignorar o numero de infectados porque se não se faz testes massivos não sabemos quantos infectados temos, mas se olharmos a # mortos por 100K pessoas no pais, e ignorarmos micro países como San Marino e Andorra, temos a seguinte lista
Pais / mortos por 100K
Belgica – 65.7 (larga maioria de mortos eram Franceses)
Espanha – 52
Italia – 45.8
UK – 39.4
França – 36
[ alguns países mais abaixo ]
US – 18.6
[ alguns países mais abaixo ]
Portugal – 9.5
[ MUITOS países mais abaixo ]
Brazil – 2.6
Alguém me consegue explicar o motivo de acharem que Trump e Bolsonaro são assassinos?
Está bem que eles abrem a boca e dizem tudo o que não deviam, mas serem assassinos porque não decretam a remoção de liberdade dos cidadãos !!!
Olhando para os resultados eu não vejo nenhum dado cientifico justifique como melhor solução, declarar estados de emergência ou algo parecido para remover os direitos e liberdades de cada um e matar a economia no caminho.
Mas bom, continuem a olhar e a criticar estes dois, assim os nossos fantásticos líderes continuam a governar em ditaduras com povos contentes por estarem em casa a receber ajudas … e a bater palmas, e ninguém tem de assumir responsabilidades.
Paulo L, pode achar que o Trump e o Bolsonaro não são assassinos mas não assassine, você, a Língua Portuguesa; Brasil escreve-se com s.
Aliás, no seu “Brazil” (versão inglesa de Brasil), já estava bem patente a essa simpatia Trumpesca…
Tal como o Paulo L mostra no resto, pode ser apenas ignorância!…
Os defensores do Trump e do Bolsonaro costumam ter (pelo menos) isso em comum; ignorância e arrogância não lhes falta!!
Não se trata de defender o Trump ou o Bolsonaro, trata-se de ser justo.
Se eles são assassinos porque não estão a seguir os nossos exemplos falhados, o que dizer por exemplo do Sanchez que incentivou os espanhóis a sair á rua no 8 de Março !!!
Março, onde ja Itália estava em caos absoluto, onde a OMS ja gritava lobo a toda a hora e Portugal sem nenhum caso se preparava para fechar o pais.
Temos de ter o bom senso de olhar onde se errou, mas claro, a mentalidade dos nosso países é esconder incompetência com os outros, parece um jogo de futebol onde a equipa não jogou nada mas o treinador vem queixar-se do arbitro, do var, do relvado e tudo mais.
Deixemos de falar do Brasil (agora com s) e olhar para os nossos exemplos e melhorarmos onde falhamos, por exemplo, depois de 2 meses poucos ventiladores se compraram, grande parte foi doado e os hospitais continuam a não ter condições para os volumes, mas enfim … la vamos saindo como no brasil mas aqui é diferente, dá ideia que o virus se cansou dos Portugueses !!!
Continuas todo baralhado das ideias!…
E a confundir a TUA mentalidade com mentalidade de todo um país (seja lá o que isso for)!…
Que “nossos exemplos falhados”??
Curiosamente não referiste nenhum…
Nota-se que estás muito a leste da realidade, mas será que sabes que nos EUA (NY) há corpos a ser carregados com empilhadores??
Ou a apodrecer em camiões?
E que no Brasil há valas comuns?
Viste alguma coisa semelhante a isso cá ou no resto da Europa?
.
O que tem a palermice do Sanchez a ver com isto?
.
Deixar de falar do Brasil??
Ora essa…
Pelo contrário – deve-se falar do Brasil para mostrar o resultado de ter loucos complemente incompetentes à frente de um país!!
.
Poucos ventiladores se compararam??
Bem… tu tens a certeza que te informas antes de escrever esses disparates?
Compraram-se praticamente o dobro dos ventiladores existentes no país e, mesmo sem esses terem chegado, não há falta de ventiladores em Portugal!!
Grande parte foi doada?
Errado, mais uma vez!…
Que hospitais não tem condições para “os volumes”?
Enfim… não sabes nada do que falas e o resultado está à vista: mentiras e desinformação – que, só por acaso, são traços comuns ao Trump e ao Bolsonaro!…
Não sou brasileiro, e sim o corrector está definido como inglês, porque é 90% do que escrevo.
Mas não muda os factos apresentados, existe uma necessidade muito grande na europa que estes países falhem e tenham muitos mais mortos que os outros, caso contrario como justificar quase 2 meses de medidas que assassinaram a economia europeia, especialmente PT, ES, IT.
Tem razão nos dados que aponta. No entanto, convém referir que o número de população testada, principalmente no Brasil, é muito baixo. Atenção que espero que as coisas não se agravem mais, nem no brasil, nem em lugar algum!
Dados são dados, mas convém ter o mínimo de noção para os analisar e, no caso, conclusão está complemente errada!!
Como é óbvio, não faz qualquer sentido comparar números de países em estágios diferentes do surto, principalmente países onde o surto está descontrolado.
Por o numero de testes ser muito baixo, é que me guio pelo numero de mortos, que por acaso, após uma semana, a diferença de números para a Espanha e Portugal não mudou muito
https://www.theguardian.com/world/2020/apr/30/brazil-manaus-coronavirus-mass-graves
É que nem fazem relatórios de óbito. As contas do Covid no Brasil são muito mal feitas e o que nos chega só serve para se fazer uma ideia. Infelizmente, tendo o Brasil a maior taxa de contágio do mundo, é esperado que venha a ser o novo epicentro. Esperemos que não mas ainda é cedo para se tirar conclusões.
Espanha também não o esta a fazer !!!
O governo fez uma circular aos hospitais a proibir testes a menos que mostrem pelo menos 3 indicadores de covid, proibiu testes em casos muito graves e a que esta em ventiladores em suspeito estado avançado, proibiu autopsias a menos que seja suspeita de crime e finalmente proibiu que laboratórios particulares fizessem testes sem prescrição medica, mesmo que o se queira pagar pelo teste.
(não são rumores, existem circulares fotografadas e assinadas pelos ministérios, e confirmação do governo espanhol em alguns dos casos)
Separam-se óbitos em Covid-Confirmado(que tem testes), covid suspeito e nao covid
reportam-se apenas os confirmados
Qual é a diferença entre as valas comuns e queimar os corpos sem que os familiares saibam !!!
é o que se passa em Espanha, os corpos dos confirmados e suspeitos estão a ser colocados em camiões frigoríficos e levados para crematório.
Dai a minha revolta que não vemos o que se passa em PT e na europa e que nos afecta directamente e no imediato.
Andamos a desviar atenções para 2 palhaços que querem exactamente ser o centro das atenções, como eles provaram, não existe má publicidade.
Nota-se que há muitas coisas que não consegues entender… paciência; cada um é como é!…
Só a comparação directa do n° de mortos por país – quando os países vão em fases completamente diferentes do surto – já diz muito da confusão que vai nessa cabeça…
E, ao contrário dos outros países referidos, no Brasil e nos EUA o surto está descontrolado!…
.
Brasil escreve-se com “s”!
Mas então, para falar mal debitam-se os números nos media, mas depois … deus no livre de fazer comparações.
Em que ficamos, é cedo para fazer comparações ou já se pode falar mal!!
Quando houver corpos a apodrecer em camiões e a serem carregados com empilhadores como nos EUA ou a serem enterrados em valas comuns como no Brasil, podes começar a fazer comparações…
Nota-se que há muitas coisas que não consegues entender… paciência; cada um é como é!…
Só a comparação directa do n° de mortos por país – quando os países vão em fases completamente diferentes do surto – já diz muito da confusão que vai nessa cabeça…
E, ao contrário dos outros países referidos, no Brasil e nos EUA o surto está descontrolado!…
.
Brasil escreve-se com “s”!