Brasil com novo recorde diário de óbitos. Governador do Rio de Janeiro infetado

António Lacerda / Lusa

O Brasil registou 204 mortes devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas e bateu um novo recorde diário, contabilizando 1.532 óbitos e 25.262 infetados desde o início da pandemia, informou esta terça-feira o executivo.

O país sul-americano registou 204 mortes (mais 99 que na segunda-feira), e 1.832 novos de pessoas infetadas (mais 571 do que na véspera).

Além do número recorde de óbitos num único dia, o país sul-americano registou um aumento de 15% nas vítimas mortais, de 1.328 para 1.532, enquanto o número de infetados cresceu 8%, de 23.430 para 25.262 casos confirmados.

A taxa de letalidade do novo coronavírus no país subiu para 6,1%, indicou o Ministério da Saúde. São Paulo continua a ser o estado brasileiro com maior número de casos confirmados, registando 695 mortos e 9.371 pessoas infetadas.

Seguem-se o Rio de Janeiro, com 224 vítimas mortais e 3.410 casos confirmados, e o Ceará que teve, até ao momento, 107 óbitos e 2.005 casos de infeção.

Já Tocantins, localizado na região norte do país, encontra-se na posição oposta, permanecendo como o único estado sem registo de vítimas mortais e também o estado com menos infetados (26 casos confirmados). As restantes 26 das 27 unidades possuem óbitos associados à infeção pelo novo coronavírus.

Governador do Rio de Janeiro infetado

Também nesta terça-feira, o governador do estado brasileiro do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou que testou positivo para o novo coronavírus, após apresentar sintomas como “febre” e “dor de garganta” desde sexta-feira.

“Quero comunicar a todos que desde sexta-feira não me estava a sentir bem e pedi para que fosse feito o testo da covid-19 e hoje veio o resultado positivo. Tive febre, dor de garganta, perda de olfato e, graças a Deus, estou a sentir-me bem e continuarei a trabalhar aqui no Palácio Laranjeira, mantendo as restrições e recomendações médicas”, informou o governador através de um vídeo partilhado na rede social Twitter.

Witzel, ex-juiz e ex-fuzileiro naval, governa aquele que é o segundo estado brasileiro com mais casos registados da covid-19. Wilson Witzel, que tem aplicado medidas rígidas para travar a pandemia no seu estado, tem sido um dos governadores que mais tem feito oposição ao Presidente, Jair Bolsonaro, em relação a medidas de isolamento social.

No último fim de semana, o governador do Rio de Janeiro considerou que Bolsonaro pode ser confrontado com um processo de destituição ou responder em tribunal por relativizar a pandemia da covid-19 e defender o fim do isolamento social.

“O comportamento de um chefe de Estado que não está em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde [OMS] pode ter repercussões internacionais”, afirmou Witzel, em entrevista à agência Efe.

Witzel reforçou ainda que o Presidente brasileiro se tem oposto à posição assumida pela esmagadora maioria dos países no combate à pandemia. “Todo o mundo está a defender medidas contra o vírus, com total isolamento da sociedade até que uma vacina seja descoberta ou testes sejam realizados, e ele não está a fazer isso. Ele, como chefe da nação, precisa tomar estas medidas. Caso contrário, a responsabilidade política será sua”.

Bolsonaro já chegou a pedir à população que volte ao trabalho e às ruas porque está preocupado com as consequências económicas da crise causada pela disseminação da pandemia, especialmente o desemprego.

Além disso, o chefe de Estado brasileiro desafiou, várias vezes, as recomendações das autoridades de saúde, realizando passeios esporádicos por Brasília, subestimando a gravidade da crise e chamando a covid-19 de “gripezinha” e “resfriado”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …