Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA).

Na véspera, Jair Bolsonaro, que foi quem indicou o filho, dissera que agora preferia que Eduardo Bolsonaro permanecesse no Brasil para “pacificar” o Partido Social Liberal (PSL), que vive uma crise interna, noticiou o Expresso esta quarta-feira.

“Foi uma decisão que eu estava pensando há muito tempo. A gente escuta conselho de muita gente. Além disso, tem a questão do meu eleitorado. Confesso, não era a maioria que estava apoiando ali”, disse o deputado, citado pelo G1.

O cargo de embaixador nos EUA “seria um papel a ser desempenhado, mas aqui no Brasil também eu acho que tenho um papel tão importante quanto ou talvez mais”, indicou.

Eduardo Bolsonaro rejeitou que a sua decisão tenha sido tomada para responder ao desejo manifestado pelo pai na segunda-feira.

“Não, o Presidente sempre me deixou bem à vontade com relação a isso. Eu confesso que quando saiu o meu nome, quando fui indicado, eu fiquei até surpreso, não esperava que isso acontecesse. Num primeiro momento eu fiquei feliz, sim, óbvio. Quem não se sente prestigiado para assumir esse posto? Porém, no decorrer do processo, com amadurecimento, conversas, etc., foi me fazendo pensar e culminou hoje aqui com essa decisão”, explicou.

Permanecendo assim no Brasil, onde pretende “defender os princípios conservadores”, declarou que “estar próximo dos EUA é estar ao lado da boa diplomacia. Certamente não me faltaria legitimidade, e isso é um facto que depende de interpretações”.

“Parabéns a ele”

Confrontado com o assunto no Japão, onde se encontra, Jair Bolsonaro referiu que o filho terá uma “tremenda responsabilidade” como novo líder parlamentar do PSL, acrescentando: “Parabéns a ele”.

O Presidente brasileiro falou pela primeira vez em julho na intenção de indicar o filho para o cargo de embaixador em Washington. Desde então, Eduardo Bolsonaro visitou vários senadores com vista à obtenção de apoios para a sua indicação, que precisaria de ser aprovada pelo Senado, a câmara alta do Congresso brasileiro. O Governo nunca conseguiu obter a garantia de que teria votos suficientes para ver aprovada a sua indicação.

A situação agravou-se com a eclosão da crise no PSL, sobretudo depois de ter sido divulgada uma conversa telefónica em que Jair Bolsonaro pedia, alegadamente a um deputado, apoio para o filho assumir a liderança do partido na Câmara dos Deputados, a câmara baixa.

A guerra no interior do PSL

A crise no partido veio a público no dia 08, quando Jair Bolsonaro pediu a um apoiante para “esquecer” o PSL porque o presidente nacional daquela força política, Luciano Bivar, estava “queimado para caramba”. Desde então, o grupo aliado de Jair Bolsonaro e a ala de Luciano Bivar lutaram pela liderança da bancada parlamentar do PSL.

O grupo de Jair Bolsonaro articulou a nomeação do seu filho, enquanto a ala de Lucinao Bivar queria manter o deputado Delegado Waldir. Na segunda-feira, Eduardo Bolsonaro ganhou a corrida e destituiu todos os vice-líderes do PSL.

Segundo a deputada Joice Hasselmann, o Palácio do Planalto, sede da Presidência do Brasil, tentou dar um “golpe” no partido nesta guerra pela liderança.

Na semana passada, em plena crise, Delegado Waldir ameaçou que iria “implodir” Jair Bolsonaro, apelidando o Presidente de “vagabundo” numa gravação áudio entretanto revelada. Posteriormente, voltou atrás: “Somos que nem mulher traída. Apanha, não é? Mas mesmo assim volta ao aconchego”. Depois, regressou ao ataque, acusando o Presidente de ter tentado comprar deputados com cargos para beneficiar o filho.

Em reação, Eduardo Bolsonaro defendeu que o Presidente da República não pode estar sujeito à “bipolaridade” de Delegado Waldir.

Taísa Pagno ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo dá sete milhões às escolas para compra de material de proteção

O Ministério da Educação disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros materiais e equipamentos de proteção individual contra a covid-19. Concretamente no que respeita às máscaras, o Ministério da …

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …