/

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

2

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro.

Cabeça e braços estendidos foram somados esta semana à estátua, que está em construção desde 2019 na cidade de Encantado. A conclusão do monumento está prevista para o final deste ano, segundo a Associação dos Amigos de Cristo, que coordena as obras.

“É um dia de celebração, de devoção”, disse Gilson Conzatti, vereador e filho de Adroaldo Conzatti, político que idealizou a ideia, citado pela France24.

O mais velho Conzatti, que era presidente da câmara da cidade, morreu em março devido a complicações da covid-19.

A estátua, que se chamará Cristo, o Protetor, terá 43 metros de altura, incluindo o seu pedestal, tornando-a uma das estátuas de Cristo mais altas do mundo com os braços estendidos.

A estátua terá 36 metros de comprimento e contará com um elevador interno e um mirante próximo ao topo.

O Cristo Redentor, em comparação, mede 38 metros de altura, pedestal incluído, e estende-se por 28 metros de mão na mão. Esta icónica estátua fará 90 anos em outubro.

Apenas a estátua de Jesus Buntu Burake, em Sulawesi, na Indonésia, com 52,55 metros incluindo pedestal, e Cristo Rei, em Swiebodzin, na Polónia, que tem 52,5 metros de altura, são mais altos, segundo a BBC. Existem, no entanto, dezenas de outras estátuas em todo o mundo que são mais altas, incluindo várias da Virgem Maria e numerosos Budas.

Encantado, uma cidade de 22 mil habitantes, fica a 145 quilómetros a noroeste da capital do estado, Porto Alegre.

O objetivo do projeto é inspirar fé e incentivar o turismo na região, afirmam seus promotores.

Uma equipe de escultores pai e filho, Genesio e Markus Moura, acompanha a obra.

O orçamento do projeto de dois milhões de reais (equivalente a 293 mil euros) está a ser inteiramente financiado com doações, de acordo com a Associação dos Amigos de Cristo, de base voluntária. O grupo continua a angariar fundos e quem doar pode habilitar-se ao sorteio de um carro.

Maria Campos, ZAP //

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.