Bragança, Braga, Porto, Aveiro e Viana registam diminuição de novos casos

Guillaume Horcajuelo / EPA

Os distritos de Bragança, Braga, Porto, Aveiro e Viana do Castelo diminuíram o número de novos casos de infeção entre a terceira e a última semana de novembro e apenas Vila Real aumentou, segundo o relatório da ARS-N.

O documento da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução epidemiológica nos concelhos da região entre a segunda (de 10 a 16) e a última semana (de 24 a 31) de novembro.

Dos seis distritos abrangidos pela ARS-N, cinco contabilizaram, entre a terceira e última semana de novembro, um decréscimo do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, sendo que apenas o distrito de Vila Real registou um aumento.

O distrito que mais se destaca no relatório é o de Bragança, que registou uma diminuição de 39% do número de novos casos de infeção, passando de 611 novos casos na segunda semana para 372 na última semana de novembro.

Neste distrito, os concelhos que mais acompanharam a tendência foram Freixo de Espada à Cinta, com uma redução de 71% de novos casos, Miranda do Douro, com menos 67%, e Mirandela, com uma redução de 46%.

Ao distrito de Bragança sucede-se o distrito de Braga, cujo decréscimo se fixa agora nos 29% (passando de 8.033 novos casos para 5.703) e onde apenas o concelho de Esposende contraria esta tendência, ao registar um aumento de 29% do número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Também no distrito do Porto, que contabiliza uma diminuição de 28% do número de novos casos (passando de 11.967 novos casos para 8.630), apenas o concelho de Baião contrariou a tendência, registando um crescimento de 14% de novos infetados.

No distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos] foi registado um decréscimo de 26% de novos casos de infeção (passando de 2.389 novos casos para 1.772), sendo que os sete concelhos acompanharam este rumo.

À semelhança de Aveiro, também os concelhos do distrito de Viana do Castelo, que contabiliza uma diminuição de 14% (passando de 790 novos casos para 676), diminuíram o número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

Casos em Vila Real sobrem

Apesar do decréscimo de novos casos reportados a Norte, o distrito de Vila Real continua a registar um crescimento de 23%, tendo passado de 1.013 novos casos para 1.251. Neste distrito, destacam-se no relatório os concelhos de Mondim de Basto, com um aumento de novos casos de 122%, Santa Marta de Penaguião, com 79%, e Chaves, com 67%.

Segundo o relatório, Freixo de Espada à Cinta continua a ser o concelho a Norte que apresenta a maior incidência, com a mesma a fixar-se nos 3.365 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias. A Freixo de Espada à Cinta sucedem-se os concelhos de Chaves, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão, Trofa e Mondim de Basto.

Nestes seis municípios a incidência é superior a 1.900 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa agora nos 1.227,8 casos.

Portugal contabiliza pelo menos 4.645 mortos associados à covid-19 em 303.846 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 8 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

ZAP // Lusa

 

 

 

 

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …