Botija de gás solidária vai (finalmente) avançar em dez municípios

A tarifa solidária para o gás de garrafa vai avançar em dez municípios, podendo abranger mais de 780 mil famílias economicamente vulneráveis. 

Atualmente, cerca de 75% dos portugueses ainda são obrigados a recorrer ao gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, “cujos preços são excessivamente altos, quando comparados com os preços praticados em Espanha”, constata a portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República, à qual o Diário de Notícias teve acesso.

Segundo as contas já feitas pelo Governo, depois de aplicada a tarifa, o preço da garrafa de gás será de 18,33 euros (butano 12,5 kg) e 17,04 euros (propano 11 kg). Segundo o jornal, cada beneficiário terá direito, no máximo, a duas garrafas de gás por mês, a preço solidário, sendo que nas famílias com mais de quatro pessoas o limite sobre para três botijas.

De acordo com os dados da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), os preços do gás de garrafa são mais altos em Setúbal, Faro e Coimbra. Nestes distritos a poupança para as famílias com a tarifa solidária será maior. O matutino dá conta de que a maior queda nos preços surge no gás butano em Setúbal: menos 16,10 euros por garrafa.

A diferença nos preços por botija, calculada entre um mínimo de 3,52 e um máximo de 16,10 euros, será suportada pelas empresas comercializadoras de gás de garrafa que decidam participar no projeto-piloto.

O projeto-piloto que dá início agora terá a duração de um ano, sendo que, antes de se estender a todo o país, a tarifa solidária será testada ao longo de 12 meses “num número limitado de municípios do continente”, refere a portaria que aprova a criação do projeto, com assinatura dos secretários de Estado da Energia e das Autarquias Locais.

Serão apenas dez os municípios escolhidos para testar a venda de gás a preços mais baixos e será dada prioridade aos concelhos do interior, sem gás natural, muitas aldeias e população envelhecida.

O próximo passo é definir a lista de municípios participantes e abrir o concurso às empresas, que terão 60 dias para manifestar o seu interesse.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. (mais que) Uma vez fui comprar uma bilha de gas no Pingo Doce em Armação de Pera. O gerente me atendeu e disse numa conversa que o preço podia ser muito mais barato, mas que o fornecedor lhe avisou que ia parar o fornecimento se ele fizesse isso . . . .
    Desde a Gazcidla até agora devemos ter sido roubados em 6 a 8 euros em cada bilha. É fácil ficar rico em Portugal !!

  2. Esta tarifa social e maior vergonha que ja vi num país, nao so porque nao resolve o problema pois os contribuintes pagam o restante em falta as empresasas , como serve perfeitamente para segurar um eleitorado . A forma mais justa e pragmatica e bom senso seria acabarem com esta pouca vergonha de vez e fazer com que as empresasas abaixem o preco do gas para todos !

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …