Botija de gás solidária vai (finalmente) avançar em dez municípios

A tarifa solidária para o gás de garrafa vai avançar em dez municípios, podendo abranger mais de 780 mil famílias economicamente vulneráveis. 

Atualmente, cerca de 75% dos portugueses ainda são obrigados a recorrer ao gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, “cujos preços são excessivamente altos, quando comparados com os preços praticados em Espanha”, constata a portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República, à qual o Diário de Notícias teve acesso.

Segundo as contas já feitas pelo Governo, depois de aplicada a tarifa, o preço da garrafa de gás será de 18,33 euros (butano 12,5 kg) e 17,04 euros (propano 11 kg). Segundo o jornal, cada beneficiário terá direito, no máximo, a duas garrafas de gás por mês, a preço solidário, sendo que nas famílias com mais de quatro pessoas o limite sobre para três botijas.

De acordo com os dados da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), os preços do gás de garrafa são mais altos em Setúbal, Faro e Coimbra. Nestes distritos a poupança para as famílias com a tarifa solidária será maior. O matutino dá conta de que a maior queda nos preços surge no gás butano em Setúbal: menos 16,10 euros por garrafa.

A diferença nos preços por botija, calculada entre um mínimo de 3,52 e um máximo de 16,10 euros, será suportada pelas empresas comercializadoras de gás de garrafa que decidam participar no projeto-piloto.

O projeto-piloto que dá início agora terá a duração de um ano, sendo que, antes de se estender a todo o país, a tarifa solidária será testada ao longo de 12 meses “num número limitado de municípios do continente”, refere a portaria que aprova a criação do projeto, com assinatura dos secretários de Estado da Energia e das Autarquias Locais.

Serão apenas dez os municípios escolhidos para testar a venda de gás a preços mais baixos e será dada prioridade aos concelhos do interior, sem gás natural, muitas aldeias e população envelhecida.

O próximo passo é definir a lista de municípios participantes e abrir o concurso às empresas, que terão 60 dias para manifestar o seu interesse.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. (mais que) Uma vez fui comprar uma bilha de gas no Pingo Doce em Armação de Pera. O gerente me atendeu e disse numa conversa que o preço podia ser muito mais barato, mas que o fornecedor lhe avisou que ia parar o fornecimento se ele fizesse isso . . . .
    Desde a Gazcidla até agora devemos ter sido roubados em 6 a 8 euros em cada bilha. É fácil ficar rico em Portugal !!

  2. Esta tarifa social e maior vergonha que ja vi num país, nao so porque nao resolve o problema pois os contribuintes pagam o restante em falta as empresasas , como serve perfeitamente para segurar um eleitorado . A forma mais justa e pragmatica e bom senso seria acabarem com esta pouca vergonha de vez e fazer com que as empresasas abaixem o preco do gas para todos !

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …