Boris Johnson pediu suspensão do Parlamento até 14 de outubro. Rainha Isabel II aprovou

mikepaws / Flickr

A rainha Isabel II de Inglaterra

A Rainha Isabel II aprovou o pedido de prorrogação do Parlamento feito na manhã desta quarta-feira por Boris Johnson. O Parlamento será suspenso a partir de 9 de setembro.

A rainha Isabel II autorizou o pedido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de suspender o Parlamento britânico por cinco semanas, ou seja, quase até à data marcada para o Brexit, 31 de outubro.

Não vamos esperar até 31 de outubro para pôr em prática os nossos planos para levar este país para a frente. Temos de apresentar novas e importantes leis. É por isso que vamos ter um Discurso da Rainha a 14 de outubro“, disse Johnson, anunciando a data da abertura da nova sessão legislativa.

Segundo o Público, depois do discurso, haverá uma série de votações a 21 e 22 de outubro sobre o discurso, que é efetivamente o programa do Governo, lido pela rainha, e eventualmente sobre um acordo de saída da União Europeia, se o executivo britânico ainda chegar a acordo com Bruxelas.

Jeremy Corbyn escreveu à rainha Isabel II, expressando a sua preocupação com o anúncio de Boris, e o mesmo fez a líder dos liberais democratas, Jo Swinson. ​No entanto, o máximo que a rainha poderia fazer seria atrasar o momento do discurso, mas Isabel II não seguiu por essa via. Por convenção, o monarca segue o conselho do primeiro-ministro.

A Rainha de Inglaterra ordenou assim que a suspensão do Parlamento tenha início entre 9 a 12 de setembro e se mantenha até ao dia 14 de outubro, para o “despacho de diversos assuntos urgentes e importantes”. A 14 de outubro retomam os trabalhos do Parlamento.

De acordo com o matutino, os media britânicos apontaram 10 de setembro como a data de suspensão, pouco depois da data marcada para o Parlamento voltar ao trabalho após as férias, na próxima segunda-feira, 3 de setembro.

Este prazo dá muito pouco tempo aos deputados para aprovarem quaisquer leis que impeçam a saída desordenada da União Europeia, sem a ratificação do acordo assinado por Theresa May, que foi três vezes reprovado pela Câmara dos Comuns. Em declarações aos jornalistas, esta quarta-feira de manhã, Boris Johnson negou que esse seja o objetivo desta manobra.

A data de 31 de outubro foi fixada como prazo limite para a saída do Reino Unido da União Europeia e Boris Johnson garantiu, quando tomou posse, que vai tirar o país da UE na data prevista, com ou sem acordo.

A aprovação do pedido por parte da rainha era esperada pela maioria dos analistas, dado o papel neutral que a monarca sempre tem tido, baseando os seus pronunciamentos no critério pelo primeiro-ministro em funções.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …