Boris Johnson e Jeremy Hunt são os escolhidos para disputar sucessão de Theresa May

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, é o adversário de Boris Johnson na eleição interna no partido Conservador para suceder a Theresa May, tendo Michael Gove sido eliminado, foi revelado esta quinta-feira.

A sexta volta da eleição indicou que o ministro dos Negócios Estrangeiros conseguiu o apoio de 77 dos 313 deputados do grupo parlamentar conservador, mais dois votos do que os 75 recolhidos pelo ministro da Saúde, Michael Gove.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson voltou a vencer destacado, desta vez com 160 votos. Os dois finalistas vão agora ser submetidos a uma votação dos cerca de 160 mil militantes do partido e o vencedor será anunciado no final de julho.

Theresa May mantém-se em funções, devendo apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido, abrindo caminho para a sua nomeação como primeiro-ministro.

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, na quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico. De acordo com os resultados oficiais da terceira volta, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, foi o mais votado, tendo recebido o apoio de 143 dos 313 deputados conservadores.

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, que era considerado o candidato com menos hipóteses de passar à próxima volta devido ao apoio reduzido, apesar de ter quase duplicado o número de votos, de 19 na primeira volta para 37 na segunda, ficou-se por 27 votos.

Jeremy Hunt, atual chefe da diplomacia, e o ministro do Ambiente, Michael Gove, mantiveram o segundo e terceiro lugares, com 54 e 51 votos, respetivamente. O ministro do Interior, Sajid Javid, que se qualificou para a terceira volta com o mínimo necessário de 33 votos, adicionou cinco votos, para 38.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros reforçou a liderança para se tornar no próximo primeiro-ministro britânico. Boris Johnson venceu destacado as duas voltas anteriores e recebeu o apoio de quatro dos cinco candidatos até agora eliminados, nomeadamente Esther McVey, Andrea Leadsom, Matt Hancock e Dominic Raab.

Os candidatos defrontaram-se, esta terça-feira à noite, num debate realizado pela BBC, destacando-se o facto de Boris Johnson ter finalmente aparecido mas também por ter sido uma discussão tão “morna” que, no final, foi praticamente impossível escolher um vencedor.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.