Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez candidatos iniciais.

De acordo com os resultados oficiais da terceira volta, realizada esta tarde, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, foi o mais votado, tendo recebido o apoio de 143 dos 313 deputados conservadores.

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, que era considerado o candidato com menos hipóteses de passar à próxima volta devido ao apoio reduzido, apesar de ter quase duplicado o número de votos, de 19 na primeira volta para 37 na segunda, ficou-se por 27 votos.

Jeremy Hunt, atual chefe da diplomacia, e o ministro do Ambiente, Michael Gove, mantiveram o segundo e terceiro lugares, com 54 e 51 votos, respetivamente. O ministro do Interior, Sajid Javid, que se qualificou para a terceira volta com o mínimo necessário de 33 votos, adicionou cinco votos, para 38.

Com este resultado, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros reforçou a liderança para se tornar no próximo primeiro-ministro britânico. Boris Johnson venceu destacado as duas voltas anteriores e recebeu o apoio de quatro dos cinco candidatos até agora eliminados, nomeadamente Esther McVey, Andrea Leadsom, Matt Hancock e Dominic Raab.

Os candidatos defrontaram-se, esta terça-feira à noite, num debate realizado pela BBC, destacando-se o facto de Boris Johnson ter finalmente aparecido mas também por ter sido uma discussão tão “morna” que, no final, foi praticamente impossível escolher um vencedor.

Os quatro remanescentes serão submetidos a novas votações dos 313 deputados conservadores esta quinta-feira, até restarem apenas dois finalistas, cujo vencedor será escolhido pelos cerca de 160 mil militantes do partido.

Theresa May mantém-se em funções até à conclusão do processo, esperado para o final de julho, mas deverá apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …