Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Luís Giovani / Facebook

Luís Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos e terão agido por “motivo fútil”, avançou a Polícia Judiciária, rejeitando “ódio racial”.

Os suspeitos da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues, que faleceu em Dezembro de 2019, após vários dias em coma, depois de ter sido agredido por um grupo de jovens, foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial na sexta-feira passada. Ficaram todos em prisão preventiva, indiciados por quatro crimes de homicídio qualificado, um consumado e três na forma tentada.

Entre os cinco detidos estão um jovem que foi bombeiro na corporação de Bragança até Maio do ano passado, como apurou o Correio da Manhã (CM). Ele terá deixado a corporação quando emigrou para a Suíça e estava de volta a Bragança, eventualmente para férias, aquando das agressões.

Outro dos suspeitos é um antigo militar que “actualmente trabalhava como vendedor de lenha”, ainda segundo o CM.

A ocupação dos restantes três suspeitos é desconhecida, mas admite-se que possam estar desempregados. A Polícia Judiciária (PJ) avançou que a maioria dos suspeitos estaria sem emprego.

As agressões ao jovem cabo-verdiano foram atribuídas inicialmente a “ódio racial”, mas a PJ já garantiu que terão tido origem num “motivo fútil”, após uma discussão num bar de Bragança.

Nas redes sociais chegaram a circular teorias de que o grupo de agressores seria de origem cigana, algo que a PJ desmentiu. “Os agressores não são um grupo de ciganos. Não há um grupo de ciganos. Ponto”, referiu uma fonte da Direcção Nacional da Polícia Judiciária ao Diário de Notícias.

Os suspeitos “são amigos ou, pelo menos, conhecidos uns dos outros”. “Foram tomar um copo ou dançar naquele bar naquela sexta-feira à noite. Terão agido, em grupo, por motivo torpe ou fútil”, acrescentou outra fonte da PJ, segundo cita o Público.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …