Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Luís Giovani / Facebook

Luís Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos e terão agido por “motivo fútil”, avançou a Polícia Judiciária, rejeitando “ódio racial”.

Os suspeitos da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues, que faleceu em Dezembro de 2019, após vários dias em coma, depois de ter sido agredido por um grupo de jovens, foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial na sexta-feira passada. Ficaram todos em prisão preventiva, indiciados por quatro crimes de homicídio qualificado, um consumado e três na forma tentada.

Entre os cinco detidos estão um jovem que foi bombeiro na corporação de Bragança até Maio do ano passado, como apurou o Correio da Manhã (CM). Ele terá deixado a corporação quando emigrou para a Suíça e estava de volta a Bragança, eventualmente para férias, aquando das agressões.

Outro dos suspeitos é um antigo militar que “actualmente trabalhava como vendedor de lenha”, ainda segundo o CM.

A ocupação dos restantes três suspeitos é desconhecida, mas admite-se que possam estar desempregados. A Polícia Judiciária (PJ) avançou que a maioria dos suspeitos estaria sem emprego.

As agressões ao jovem cabo-verdiano foram atribuídas inicialmente a “ódio racial”, mas a PJ já garantiu que terão tido origem num “motivo fútil”, após uma discussão num bar de Bragança.

Nas redes sociais chegaram a circular teorias de que o grupo de agressores seria de origem cigana, algo que a PJ desmentiu. “Os agressores não são um grupo de ciganos. Não há um grupo de ciganos. Ponto”, referiu uma fonte da Direcção Nacional da Polícia Judiciária ao Diário de Notícias.

Os suspeitos “são amigos ou, pelo menos, conhecidos uns dos outros”. “Foram tomar um copo ou dançar naquele bar naquela sexta-feira à noite. Terão agido, em grupo, por motivo torpe ou fútil”, acrescentou outra fonte da PJ, segundo cita o Público.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …