Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Luís Giovani / Facebook

Luís Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos e terão agido por “motivo fútil”, avançou a Polícia Judiciária, rejeitando “ódio racial”.

Os suspeitos da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues, que faleceu em Dezembro de 2019, após vários dias em coma, depois de ter sido agredido por um grupo de jovens, foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial na sexta-feira passada. Ficaram todos em prisão preventiva, indiciados por quatro crimes de homicídio qualificado, um consumado e três na forma tentada.

Entre os cinco detidos estão um jovem que foi bombeiro na corporação de Bragança até Maio do ano passado, como apurou o Correio da Manhã (CM). Ele terá deixado a corporação quando emigrou para a Suíça e estava de volta a Bragança, eventualmente para férias, aquando das agressões.

Outro dos suspeitos é um antigo militar que “actualmente trabalhava como vendedor de lenha”, ainda segundo o CM.

A ocupação dos restantes três suspeitos é desconhecida, mas admite-se que possam estar desempregados. A Polícia Judiciária (PJ) avançou que a maioria dos suspeitos estaria sem emprego.

As agressões ao jovem cabo-verdiano foram atribuídas inicialmente a “ódio racial”, mas a PJ já garantiu que terão tido origem num “motivo fútil”, após uma discussão num bar de Bragança.

Nas redes sociais chegaram a circular teorias de que o grupo de agressores seria de origem cigana, algo que a PJ desmentiu. “Os agressores não são um grupo de ciganos. Não há um grupo de ciganos. Ponto”, referiu uma fonte da Direcção Nacional da Polícia Judiciária ao Diário de Notícias.

Os suspeitos “são amigos ou, pelo menos, conhecidos uns dos outros”. “Foram tomar um copo ou dançar naquele bar naquela sexta-feira à noite. Terão agido, em grupo, por motivo torpe ou fútil”, acrescentou outra fonte da PJ, segundo cita o Público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …

50 deputados e menos de 100 pessoas na sala. Posse de Marcelo segue modelo do 25 de Abril

Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar posse como Presidente da República, no parlamento, no dia 9 de março, numa cerimónia em que apenas estarão presentes 50 dos 230 deputados e menos de 100 pessoas no …

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …