Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Luís Giovani / Facebook

Luís Giovani

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio.

A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por uma funcionária judicial, refere que depois do primeiro interrogatório judicial, o tribunal decidiu sujeitar todos os cinco arguidos, com idades entre os 22 e os 35 anos, a prisão preventiva.

O tribunal sustenta que a decisão, em síntese, “se traduz na afirmação da existência de fortes indícios da prática, por cada um dos arguidos, em co-autoria material e concurso real, de quatro crimes de homicídio qualificado, um dos quais consumado, sendo dele vítima Luís Giovani dos Santos Rodrigues, e os restantes três na forma tentada”, relativos às agressões aos outros três elementos do grupo de cabo-verdianos.

Os cinco homens pertencem ao grupo de 15 suspeitos que já tinha sido identificado pela polícia como estando envolvido nos confrontos da noite em que o jovem foi agredido, à saída de uma discoteca em Bragança.

O estudante cabo-verdiano, de 21 anos, foi encontrado sozinho caído numa rua, em Bragança, a 21 de dezembro do ano passado, e acabou por morrer dez dias depois, no Hospital de Santo António, no Porto.

O funeral de Luís Giovani realiza-se, este sábado, na ilha do Fogo, em Cabo Verde, de onde era natural.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MP arquivou processo de racismo. Nicol Quinayas e segurança acusados de agressão mútua

                  O Ministério Público arquivou a queixa de racismo feita por Nicol Quinayas contra o segurança da empresa 2045, Hernâni Pacheco. No mesmo despacho, de agosto do ano passado, o MP acusou tanto a jovem como …

"Almofada" da Segurança Social recebeu 51 milhões do negócio de casas com Câmara de Lisboa

O negócio de venda e arrendamento à Câmara de Lisboa de 11 edifícios da Segurança Social daquela cidade trouxe prejuízos ao Estado e permitiu a transferência de 51 milhões de euros para o Fundo de …

Roosevelt e Churchill planeavam invadir os Açores

O Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill tinham um plano para invadir os Açores se Salazar não concedesse facilidades militares aos Aliados com a ameaça nazi, disse um especialista …

Marcelo afirma que foi dado "um passo" nas relações diplomáticas com a Venezuela

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concordou na terça-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, em ter sido dado "um passo" nas relações diplomáticas com a Venezuela, mas escusou …

Bruxelas avisa Boris que não fechará acordo com o Reino Unido "a qualquer preço"

Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia para a futura parceria com o Reino Unido, afirmou que está pronto para começar as negociações com o país, mas alertou que não as concluirá “a qualquer preço”. Michel Barnier, …

Comissões bancárias subiram 40 milhões (e superaram os 1500 milhões)

As comissões bancárias, que estarão em debate no parlamento na quinta-feira, permitiram aos principais bancos arrecadar mais de 1.500 milhões de euros em 2019, mais 40 milhões de euros do que em 2018. O parlamento debate …

Bloco propõe subsídio de alimentação mínimo de 4,77 euros para todos os trabalhadores

O Bloco de Esquerda quer tornar obrigatório o pagamento de um subsídio de refeição para todos os trabalhadores. Os bloquistas propõem ainda que, além de obrigatório, o subsídio não deve ser inferior ao valor mínimo …

Banco de Portugal investiga papel de Teixeira dos Santos no Eurobic

O Banco de Portugal (BdP) está a investigar o papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do escândalo Luanda Leaks, que revelou alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. …

Iniciativa Liberal vota contra Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional

"O regime de os juízes serem nomeados pelo PS e PSD como estes bem entendem deve acabar", considera o deputado único do Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo. O líder e deputado do Iniciativa Liberal, João Cotrim …

Não há infetados em Portugal. Há dois casos de Covid-19 em Madrid e um em São Paulo

O 17.º caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS). Todos os casos suspeitos de infeção com Covid-19 referenciados em Portugal até esta quarta-feira tiveram resultados …