“Bomba suja” da Ucrânia: EUA, França e Reino Unido publicam comunicado

12

Nexta / Twitter

Teatro de Mariupol bombardeado

Rússia alegou que a Ucrânia vai utilizar material radioactivo, no seu próprio território, para depois culpar a Rússia.

No dia em que se completam oito meses de guerra na Ucrânia, a alegada “bomba suja” vai preenchendo as notícias.

A bomba suja junta os explosivos convencionais com material radioactivo, com o objectivo de contaminar a área à volta da explosão. Não é uma bomba nuclear.

Neste domingo, a agência RIA Novosti informou que a Ucrânia está a preparar o lançamento dessa arma no seu próprio território. Depois, seguindo a mesma fonte, vai culpar a Rússia e, assim, originar uma reacção em larga escala do Ocidente contra os russos.

Responsáveis ucranianos já negaram publicamente essa intenção. Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros, escreveu que este é um novo “pretexto” antes de mais um ataque russo. É uma “campanha de desinformação” de Moscovo, alega.

O ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, garante que a Ucrânia está pronta para ser monitorizada por outros países, para mostrar que não planeia lançar bombas sujas.

Serguei Shoigu falou com os ministros de Negócios Estrangeiros de Estados Unidos da América, França e Reino Unido, para demonstrar a sua preocupação sobre esta possibilidade.

Esses três países emitiram um comunicado conjunto, no qual confirmam a conversa com o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia (a pedido de Shoigu), a quem deixaram “claro” que rejeitam estas “alegações falsas” da Rússia.

“O mundo perceberia qualquer tentativa de usar esta alegação como um pretexto para uma escalada. Rejeitamos qualquer pretexto para uma escalada por parte da Rússia”, lê-se no comunicado dos três países, que vão continuar a apoiar a Ucrânia durante “o tempo que for necessário”.

Milícia em Kherson

Kherson deverá ter em breve uma milícia local, impulsionada pelo Kremlin.

A ideia russa é criar, nesta cidade ocupada, um grupo de combate com todos os homens que ainda vivem em Kherson, para defrontar os ucranianos.

O exército ucraniano tem recuperado terreno naquela zona e a Rússia quer que os habitantes locais deixem a cidade o mais rapidamente possível para “salvarem as suas vidas”.

Apresentador suspenso

O canal Russia Today suspendeu o seu apresentador que disse que as crianças ucranianas que criticam a Rússia devem ser afogadas ou queimadas.

“Deveriam ser atiradas directamente para o rio com uma corrente forte. Afoguem estas crianças, afoguem-nas. Ou queimem-nas”, comentou o apresentador.

“São comentários asquerosos”, justifica o canal, depois de ter afastado o seu funcionário, apelando ainda ao fim rápido da guerra.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

12 Comments

  1. Os russos sempre a inventar. Que se vão embora da Ucrãnia que já não há bombas sujas ou limpas para ninguém. Tem cá uma lata de inventar reclamações por estarem a ocupar território que não é deles.

    • Não percebo porque é que não se encontram cartazes com “russos vampiros” (com os dentes ainda a pingar com o sangue de criancinhas ucranianas).
      Muito à semelhança do que os EU fizeram durante a 2ª guerra mundial com propaganda anti japonesa.
      Se não fizerem isso as pessoas ainda pensam que eles,…também são pessoas.

      santa ignorância…

      • Os russos são pessoas sim senhor. São pessoas que estão a invadir e destruir o país de outras pessoas. Fora com eles, cambada de bandidos!

  2. A culpa nunca viveu sozinha, e neste caso tem muito intervenientes…
    Os sofredores são sempre os mesmos, os que não têm culpa…
    Tudo uma farsa para aumentar exponencialmente os preços, e privilegiar as multinacionais que estavam em queda livre, a começar pelos bancos e banqueiros, estamos bem entregues a toda esta bicharada :/

    • E a terra é plana. E a culpa de tudo no mundo é dos ET’s provenientes do planeta Marte, aqueles gajos verdes de orelha em bico que andam sempre maldispostos.

    • Quando estiver a Europa na Miséria,Milhares de Ucranianos e Russos Mortos , ambos os Paises Destruidos e os EUA como a Maior Potencia economica, ai os Americanos riem.-se de Nós e dizem..”Pobres Papalvos Europeus que ajudaram a pagar a Nossa Guerra e a afundarem-se em troca nós emergimos ” e ai os EUROPEUS podem agradecer a sua Destruição á Ursa von der Leyen

    • É bem verdade, há muitos culpados. A começar por aquele gajo que está a puxar os fios atrás do Putin, e que faz com que ele mande a tropa invadir a terra dos outros!

  3. Me interrogo, como é que possível tanta crueldade.
    Os Países europeus, são o que são
    Se Putin, quer ser imperador como Napoleão ou o Hitler, que o seja dentro do seu Pais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.