Ex-primeiro-ministro grego ferido por engenho explosivo

O ex-primeiro-ministro grego ficou ferido com gravidade, esta quinta-feira, depois da explosão de uma carta armadilhada no interior do seu carro, que circulava no centro de Atenas, segundo autoridades locais.

As autoridades referiram, no entanto, que Lucas Papademos não corre perigo de vida, enquanto a polícia se referiu a dois outros feridos na deflagração.

A televisão estatal ERT disse que o ex-primeiro-ministro, de 69 anos, e o seu motorista ficaram “gravemente feridos”, sendo transportados para um hospital nas proximidades.

“Estamos em choque. Quero condenar este ato hediondo”, disse à cadeia televisiva o ministro para a Comunicação social, Nikos Pappas.

O porta-voz Dimitris Tzanakopoulos referiu que, na sequência do ataque, foi informado pelos médicos sobre o estado dos três feridos, que permanecem “em condição estável, conscientes e a realizarem todos os exames médicos necessários”.

No entanto, a agência noticiosa estatal ANA referiu que o ex-chefe de governo estava a ser submetido a uma operação cirúrgica devido a feridas no abdómen e nas pernas.

A televisão estatal ERT também referiu que Papademos sofria de problemas respiratórios, mas está fora de perigo.

A ERT disse ainda que Papademos, antigo vice-governador do Banco Central Europeu e que entre 2011 e 2012 chefiou um governo “tecnocrático” na Grécia durante seis meses, foi atingido por uma carta bomba, informação que ainda não foi oficialmente confirmada.

Papademos tornou-se primeiro-ministro da Grécia em novembro de 2011, durante a crise política no país, e ficou no cargo até às eleições de maio de 2012.

O ataque ainda não tinha sido reivindicado ao início da noite.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Veiga pediu a Rangel cunha para o filho entrar na Católica

Rui Rangel terá prometido financiamento partidário a Mendo Castro Henriques - presidente do partido Nós, Cidadãos e professor na Universidade Católica - da parte de José Veiga em troca da entrada do filho no curso …

Coreia do Sul pede desculpas por não ter protegido homem morto no Norte

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, pediu esta segunda-feira desculpas pelo assassínio de um homem atingido a tiro por militares norte-coreanos na semana passada, afirmando que o seu Governo falhou a responsabilidade de proteger um cidadão, …

Baixas na Segurança Social. Dois pesos pesados saem em plena crise

A vice-presidente e uma vogal do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social abandonaram funções no final de agosto. A razão da saída não foi avançada. No final de agosto, o Instituto da Segurança Social (ISS) …

"Esforço coletivo para salvar o Natal". Nóbeis da Economia querem novo confinamento em dezembro

Esther Duflo e Abhijit Banerjee, prémios Nobel da Economia de 2019, propõem quarentena em França em dezembro, para que seja possível "festejar o Natal". O casal acredita que só assim será possível festejar a quadra …

Venda de vinhos alentejanos para a Suécia disparou (e foi graças à pandemia)

Nunca se tinham vendido tantos vinhos alentejanos para a Suécia como durante o período de confinamento em Portugal. A estratégia menos restritiva dos suecos contra a covid-19 ajuda a explicar esse cenário, verificando-se a mesma …

Spray nasal investigado na Austrália pode travar covid-19 (e tem uma taxa de eficácia de 96%)

É simples: com apenas uma ou duas aplicações por semana, o novo spray pode evitar que as pessoas infetadas com o novo coronavírus contagiem as outras à sua volta. Muito se tem falado sobre uma potencial …

Brad Parscale, ex-diretor de campanha de Trump, hospitalizado após tentativa de suicídio

O antigo diretor digital de campanha de Donald Trump, Brad Parscale, foi hospitalizado depois de a mulher ter alertado para tentativa de suicídio. Brad Parscale, ex-diretor digital de campanha do atual Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Variante de SARS-CoV-2 oriunda de Itália marcou início da pandemia. Circulou durante dias sem controlo

O arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela “disseminação massiva” de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do …

Existem 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas

Existem atualmente em Portugal 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas, revelou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas. Sem identificar especificamente os lares …

Catalunha. Supremo Tribunal espanhol confirma inabilitação de Quim Torra

O Supremo Tribunal espanhol confirmou esta segunda-feira a inabilitação por um ano e meio do presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, por desobediência à junta eleitoral central. O acórdão, aprovado por unanimidade, obriga Torra …