/

Ex-primeiro-ministro grego ferido por engenho explosivo

1

O ex-primeiro-ministro grego ficou ferido com gravidade, esta quinta-feira, depois da explosão de uma carta armadilhada no interior do seu carro, que circulava no centro de Atenas, segundo autoridades locais.

As autoridades referiram, no entanto, que Lucas Papademos não corre perigo de vida, enquanto a polícia se referiu a dois outros feridos na deflagração.

A televisão estatal ERT disse que o ex-primeiro-ministro, de 69 anos, e o seu motorista ficaram “gravemente feridos”, sendo transportados para um hospital nas proximidades.

“Estamos em choque. Quero condenar este ato hediondo”, disse à cadeia televisiva o ministro para a Comunicação social, Nikos Pappas.

O porta-voz Dimitris Tzanakopoulos referiu que, na sequência do ataque, foi informado pelos médicos sobre o estado dos três feridos, que permanecem “em condição estável, conscientes e a realizarem todos os exames médicos necessários”.

No entanto, a agência noticiosa estatal ANA referiu que o ex-chefe de governo estava a ser submetido a uma operação cirúrgica devido a feridas no abdómen e nas pernas.

A televisão estatal ERT também referiu que Papademos sofria de problemas respiratórios, mas está fora de perigo.

A ERT disse ainda que Papademos, antigo vice-governador do Banco Central Europeu e que entre 2011 e 2012 chefiou um governo “tecnocrático” na Grécia durante seis meses, foi atingido por uma carta bomba, informação que ainda não foi oficialmente confirmada.

Papademos tornou-se primeiro-ministro da Grécia em novembro de 2011, durante a crise política no país, e ficou no cargo até às eleições de maio de 2012.

O ataque ainda não tinha sido reivindicado ao início da noite.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.