Bolsonaro já tem novo ministro da Justiça. É o padrinho de casamento do seu filho

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá indicar Jorge Oliveira, atualmente no cargo de secretário-geral da Presidência, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública, substituindo assim o governante demissionário Sergio Moro.

A informação foi avançada neste domingo pela imprensa brasileira.

O Correio Braziliense detalha que Jorge Oliveira, antigo advogado e major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, resistiu a aceitar o cargo na Justiça brasileira, sugerindo um nome mais técnico para o mesmo.

Com a insistência de Jair Bolsonaro, terá aceitado o cargo.

Atualmente com a pasta da secretaria da presidência, Jorge Oliveira foi chefe de gabinete do Presidente brasileiro quando este era deputado durante duas décadas. Foi ainda assessor de Eduardo Bolsonaro, um dos três filhos de Jair Bolsonaro.

A imprensa dá ainda conta que Jorge Oliveira é próximo do “clã Bolsonaro”, detalhando que o antigo major foi padrinho de casamento de Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente.

Jair Bolsonaro decidiu ainda que que Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), será o novo diretor-geral da Polícia Federal. Ramagem substituirá Maurício Valeixo, cuja demissão, na sexta-feira, foi o rastilho Sergio Moro, conhecido como juiz da “Lava Jato”, ter deixado o Governo.

Carlos Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro que é acusado pela polícia federal de ser o estratega de um esquema criminoso de divulgação de notícias falsas, é amigo íntimo de Alexandre Ramagem, novo diretor-geral da Polícia Federal, escreve o Diário de Notícias.

“E daí?”, respondeu o Presidente brasileiro numa rede social ao ser confrontado com o facto de Alexandre Ramagem ser muito próximo de Carlos Bolsonaro.

Estas nomeações surge depois de Sergio Moro ter apresentado demissão na passada sexta-feira, acusando Jair Bolsonaro de querer acesso privilegiado a informações judiciais, algumas das quais envolvendo os seus filhos.

“O Presidente disse-me, mais de uma vez, expressamente, que queria ter uma pessoa do contacto pessoal dele [para quem] pudesse ligar, [de quem] pudesse colher informações, [com quem] pudesse colher relatórios de inteligência. Seja o diretor [da polícia federal] seja um superintendente”, acusou Sergio Moro, numa conferência de imprensa.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. ah grande bolsonabo, isso é que é!
    é o filho, é a prima, é o padrinho, é o tio e a sogra… onde é que eu ja ouvi isto?

  2. Muito bem. A seguir gostava de ver também uma notícia, assim em jeito de biografia, de Tedros Adhanom, Director da Organização Mundial da Saúde. Acho que é uma figura com muito mais importância nos tempos actuais, mas por algum motivo tem passado debaixo do radar. É esta a diferença entre notícias / informação e
    ataques de carácter por motivações ideológicas. Telhados de vidro temos todos. Mas os media só têm as pedras apontadas a alguns.

  3. De idiotice em idiotice até ao impeachment final. Vá-se embora abécula que já envergonhou o seu país que chega. A única coisa que conseguiu foi reduzir o grande Brasil à piada mundial.

  4. Uma Polícia Federal brasileira que sequer conseguiu abrir os contatos telefônicos e e-mails de Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro, com a desculpa de que os advogados do criminoso não permitiram. E parou por aí. Vamos ver se agora as investigações irão ter êxito. Que Deus abençoe o Brasil e Portugal!

  5. Grande desilusão Sérgio Moro… nunca esperei que fosse mais um traidor. Enganou-nos a todos muito muito bem… Mais um que deve ir para o DEM…..

RESPONDER

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …

Portugal regista mais nove mortes e 287 novos casos

Portugal regista, esta terça-feira, mais nove mortos de 287 novos casos de infeção por covid-19. Dos 287 novos casos, 207 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico …

Portugal vai apoiar Nadia Calviño para substituir Centeno no Eurogrupo

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta segunda-feira que Portugal vai apoiar a candidatura da ministra espanhola Nadia Calviño à presidência do Eurogrupo, cargo atualmente ocupado por Mário Centeno em fim de mandato. Tal como escreve o …