Bolsonaro critica governadores por terem “medinho” do vírus

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

O presidente brasileiro acusou os governadores de terem medo de serem infetados pelo povo. “Desconheço qualquer hospital que esteja lotado”, acrescentou Bolsonaro, após serem informações contrárias.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou esta quinta-feira a criticar alguns governadores que impuseram medidas de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, afirmando que têm “medinho” de serem infetados através do contacto com a população.

“Eu fui em Ceilândia e Taguatinga [cidades satélites da capital brasileira] no fim de semana passado e fui massacrado pelos media. Disseram que fui passear, mas eu fui ver o povo. Duvido que um governador desses, um João Doria [de São Paulo], um Carlos Moisés [de Santa Catarina], vá no meio do povo. Vão nada. A justificação é que podem apanhar o vírus. Estão com medinho de pegar vírus?”, questionou ironicamente o mandatário, em conversa com pastores evangélicos, em Brasília.

A conversa entre o chefe de Estado e os pastores foi transmitida em direto na rede social Facebook, tendo Bolsonaro criticado novamente as medidas de isolamento adotadas por governadores e a minimizado o impacto do novo coronavírus no país.

Eu desconheço qualquer hospital que esteja lotado. Muito pelo contrário. Um hospital no Rio de Janeiro que tem 200 camas só tem 12 ocupadas. Não é isso tudo que estão pintando. Até porque no Brasil a temperatura é diferente. Tem muita coisa diferente”, afirmou Bolsonaro.

Contudo, segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, divulgada pelo jornal O Globo, no final de março 17 das 27 unidades federativas do Brasil tinham mais de 70% das suas camas dos cuidados intensivos ocupadas.

Os pastores que aguardavam Bolsonaro na entrada do Palácio da Alvorada, a sua residência oficial em Brasília, disseram ter vindo de Monte Sião, no interior de Minas Gerais, a 1.100 quilómetros de Brasília.

Os religiosos relataram dificuldades das pequenas igrejas para pagar a renda e outras despesas, pedindo uma linha de crédito para as entidades religiosas, e criticando as “medidas drásticas” de encerramento de comércios adotadas por prefeitos e governadores.

“Vocês sabem a minha posição desde o começo. (…) Tem uma ponte que foi destruída, que é a roda da economia, que é o desemprego proporcionado por alguns governadores. Deixar bem claro: alguns governadores. Porque daqui a pouco a imprensa vai dizer que eu estou a atacar governadores. (…) Temos de convencer governadores a não ser tão radicais”, defendeu o Presidente.

Alguns estados e municípios do Brasil prorrogaram por mais 15 dias medidas de isolamento social contra a disseminação do novo coronavírus.

Eles (governadores) acabaram com o comércio. O João Doria acabou com o comércio na estrada. Não pediu para mim, não vou conversou comigo, para fazer aquela loucura”, declarou Jair Bolsonaro.

Segundo o chefe de Estado, o “remédio” de Doria contra a crise foi aplicado em grandes doses e tornou-se um “veneno”.

“O Doria tem de ter uma fórmula para começar a desfazer o que fez de excesso há pouco tempo. Não vai cair no meu colo essa responsabilidade”, frisou o mandatário.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já aqui referi várias vezes que estamos na presença de um idiota. Que fazer? É que não se trata apenas de um “despreparado”, um homem sem cultura, não, ele é mesmo um autêntico diminuído ao nível mental e dos costumes, uma vergonha para todo o grande Brasil.

    • Só em Portugal, os Brasileiros votaram, dando maioria a Bolsonaro (mais de 60% de votos), a vergonha não é para todo o Brasil mas sim para os que nele votaram !

      • Votar nele é fácil quando se está cá, num País desenvolvido e com um Presidente digno. Com o voto, até dá para verem – qual experiência laboratorial – o resultado de lançarem aquela aberração para (des)governar o povo brasileiro e um país de grande potencial.
        – COBARDES!

  2. “Os religiosos relataram dificuldades das pequenas igrejas para pagar a renda e outras despesas, pedindo uma linha de crédito para as entidades religiosas,”
    Nem quero acreditar nisto…

    • Hahahahaaa!…
      Linhas de credito para os parasitas das igrejas que tanto mal tem feito aos brasileiros?!…
      Ai Brasil, Brasil… O Edir Macedo da IURD (que já será o mais rico do Brasil) ainda vai ganhar dinheiro com isto!!

  3. Deus é grande, e ha-de providenciar a esta aberração uma dose cavalar de virus, que nem os “religiosos” evangélicos lhe vão conseguir expurgar.

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …