Bolo-rei é três vezes mais caro nas pastelarias

foto: Bosc d'Anjou / wikimedia

foto: Bosc d’Anjou / wikimedia

O bolo-rei dos supermercados é mais açucarado, menos gorduroso e mais barato do que nas pastelarias. Os cálculos foram feitos pela DECO, que relembra que já não há favas como antigamente.

Se costuma comprar bolo-rei para a época natalina, talvez seja melhor pensar duas vezes se estiver a pensar manter a dieta. A Associação de Defesa do Consumidor analisou amostras de 10 pastelarias e 10 grandes superfícies em Lisboa e fez as contas ao número de calorias que consome enquanto se delicia.

É melhor sentar-se: uma fatia de bolo-rei comprado no supermercado tem, em média, 404 quilocalorias. O valor aumenta para 428 kcal no caso dos bolos comprados nas pastelarias. Onde está a diferença? Nas frutas cristalizadas e nos frutos secos. Os bolos-rei de supermercado analisados são tendencialmente mais açucarados, enquanto os comprados nas pastelarias têm mais gordura.

E mais: uma fatia de cerca de 120 gramas de bolo-rei tem cerca de 0,7 gramas de sal – cerca de 15% da quantidade diária aconselhada pela Organização Mundial de Saúde. O melhor é mesmo não abusar da iguaria e não querer comer tudo à procura da fava – até porque, nas 20 amostras analisadas pela DECO, só uma veio com brinde (bem assinalado, para ninguém se engasgar).

Poupança vs tradição

Se gosta de comprar na pastelaria do seu bairro mas prefere poupar, vai ter um pequeno problema: enquanto a média de preços nos supermercados é de 5 euros por quilo, nas pastelarias esse valor triplica para os 15 euros por quilo. Nas grandes superfícies, um bolo-rei pode custar apenas 3,29 euros, ao passo que nas pastelarias visitadas pela DECO o mais barato foi comprado por 11,40 euros.

As variantes do bolo-rei também saem mais caras, por exemplo, quando decide experimentar opções como o bolo-rei especial, bolo rainha, bolo de frutos secos com ou sem gila ou mesmo bolo-rei de chocolate, feito com frutos secos e chocolate. De acordo com a DECO, qualquer das opções sai mais barata no supermercado. Resta decidir se prefere gastar mais para ter um bolo-rei literamente tradicional.

Já agora…

Sabia que o bolo-rei remete aos três presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus? A côdea simboliza o ouro, as frutas secas e cristalizadas representavam a mirra, e o aroma do bolo assinalava o incenso.

Historicamente, o bolo típico natalício tem raízes no Império Romano, quando o “rei da festa” era eleito tirando à sorte com favas. A tradição foi assimilada e adaptada pela Igreja Católica, elegendo um Dia de Reis para assinalar a visita dos Reis Magos, que por sua vez deu origem à iguaria que se come tradicionalmente entre o Natal e o dia 6 de janeiro.

Em Portugal, o bolo passou a fazer parte das mesas natalícias no final do século XIX, a partir de uma receita francesa.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …

Parlamento admite repensar fim do dia de reflexão. Iniciativa Liberal vai forçar partidos a decidir já

A proposta da Iniciativa Liberal para acabar com o dia de reflexão no sábado que antecede o dia das eleições pode, para já, ficar à espera de uma decisão da Assembleia da República. Esta quarta-feira, na …

O café está sob ameaça das alterações climáticas — mas uma espécie selvagem pode salvá-lo

As plantações de café a nível mundial estão sob ameaça das alterações climáticas. Uma espécie selvagem redescoberta por cientistas pode salvar a bebida favorita de milhões. O mundo adora café. Mais precisamente, adora café arábica. Do …

PS avança com proposta e elogia contributo dos juízes (depois de o Governo o ter rejeitado)

O Governo não acolheu contributos da Associação Sindical dos Juízes por ter dúvidas de "pertinência". Agora, António Costa elogia o contributo e o PS anuncia que vai apresentar um projeto de lei. Os socialistas admitem agora …

Mourinho: oito anos, quatro despedimentos, um campeonato

Treinador português brilhou ao longo da primeira década da sua carreira. Mas a segunda década, desde que rumou a Madrid, está longe de ser a melhor do mundo. Foi afastado novamente de uma equipa, desta …