Voar sobre o Sena numa “bolha do mar”. Paris testa barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena.

Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio Sena, em Paris. O mais recente meio de transporte é um barco-táxi amigo do ambiente e pode ser o futuro das deslocações na capital francesa.

A “bolha do mar” é uma embarcação oval, elétrica e com hidrofólios na sua base. Segundo a Visão, o conceito é bastante simples: por baixo do casco, o barco tem um conjunto de hidrofólios, que não são mais do que asas aquáticas.

O facto de o casco não estar em contacto com a água faz com que ande mais depressa, uma vez que não há atrito causado pela hidrodinâmica. O casco só enfrenta a resistência do ar, pelo que parece estar a voar baixinho, alcançando entre os 12 e os 18 quilómetros por hora.

A Sea Bubble, empresa franco-suíça responsável pela construção, espera que este projeto de transporte de táxi aquático seja aprovado rapidamente pelas autoridades locais e que possa começar a circular no rio Sena e noutros rios da Europa já no próximo ano.

O barco consegue transportar quatro pessoas. Para o alugar, basta aceder a uma aplicação para smartphone semelhante às que já são utilizadas para alugar bicicletas ou trotinetas.

Segundo os designers, o sea bubble faz “zero barulho, zero ondas e zero emissões de dióxido de carbono“. Voar sobre as águas do Sena com a consciência ambiental tranquila torna-se agora possível.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. boa ideia para aplicar também em Lisboa – que não tem táxis fluviais mas devia, como qualquer grande cidade à beira de um grande rio.

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …