Quatro Oscars para “Bohemian Rhapsody”. “Green Book” é o melhor filme

A 91ª edição dos Oscars foi marcada por uma divisão quase igualitária de estatuetas entre os concorrentes, com destaque para “Bohemian Rhapsody”, produção com maior número de prémios, e “Green Book: O Guia” – melhor filme -, em cerimónia realizada este domingo em Los Angeles.

O filme biográfico sobre o cantor dos Queen, Freddie Mercury, levou um total de quatro prémios: melhor ator, edição de som, mixagem de som e montagem.

“Green Book”, do diretor Peter Farrelly, ganhou três Oscars: melhor ator secundário (Mahershala Ali), argumento original e filme, a cereja do bolo de uma cerimónia marcada pela ausência, depois de 30 anos, de um apresentador.

Também com três prémios destacaram-se “Pantera Negra” (melhor banda-sonora original, guarda-roupa e design de produção); e “Roma” (melhor filme estrangeiro, diretor e fotografia, ambos para Cuarón).

“Roma” tornou-se a primeira produção mexicana a vencer na categoria de melhor filme estrangeiro. O encarregado de entregar o prémio foi Javier Bardem, que fez o seu discurso completamente em espanhol. “Não há fronteiras nem muros que travem a criatividade e o talento”, disse o ator espanhol no palco do Teatro Dolby.

É o quinto Oscar de melhor realização que vai para o México nos últimos seis anos: Cuarón ganhou em 2014 por “Gravidade”; Alejandro González Iñárritu em 2015 e 2016 com “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)” e “O Regresso”; e Benício del Toro em 2018 com “A Forma da Água”.

A grande surpresa da noite foi a vitória da britânica Olivia Colman como melhor atriz por “A Favorita”, que superou Glenn Close, a grande favorita em todas as previsões, devido ao seu trabalho em “A Esposa”.

Por outro lado, Rami Malek cumpriu as previsões e ganhou o Oscar de melhor ator pelo seu papel como Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”.

“Obrigado aos Queen por me deixarem ser uma parte pequena do seu fenomenal e extraordinário legado”, afirmou Malek. “Estou em dívida convosco para sempre”, acrescentou.

O ator americano, filho de imigrantes egípcios, pediu que mais histórias que apostem na diversidade sejam contadas e que se fale sobre pessoas que têm problemas com quem são e com a sua identidade.

Depois de receber o galardão, naquele que foi o ponto de ascensão da sua noite, Malek teve de ser assistido pelos paramédicos devido a uma queda em palco, já no final da cerimónia. O momento acabou por ser fotografado e partilhado nas redes sociais.

Além disso, Regina King levou o prémio de melhor atriz secundária por “Se a Rua Beale Falasse”, enquanto Ali somou o seu segundo prémio como melhor ator secundário, após o obtido em “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (2016).

Outro momento de destaque na festa foi o Oscar para Spike Lee – o primeiro da sua carreira – de melhor argumento adaptado por “Infiltrado na Klan”, um prémio que recebeu após abraçar efusivamente Samuel L. Jackson, um dos seus atores favoritos.

As eleições presidenciais de 2020 estão à porta. Mobilizemo-nos. Estejamos no lado correto da história. Façamos a escolha moral do amor contra o ódio”, disse Lee sem mencionar explicitamente o polémico presidente Donald Trump.

“‘Façamos o correto!'”, finalizou o cineasta em alusão a “Faça a Coisa Certa“, título original de um dos seus filmes mais famosos.

Lady Gaga, que concorria ao Oscar como melhor atriz por “Nasce uma Estrela”, protagonizou o principal momento musical da festa ao piano junto com Bradley Cooper, interpretando “Shallow”, que levou o prémio de melhor canção.

Não há uma só pessoa neste planeta que podia ter cantado esta canção comigo. Obrigado por acreditar em nós”, disse Gaga dirigindo-se a Cooper, o seu companheiro de elenco e diretor do filme.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …