Boeing revela a nave com que vai levar astronautas ao espaço

Boeing / NASA

Boeing Starliner: brevemente, numa órbita perto de si

Boeing Starliner: brevemente, numa órbita perto de si

Quando a NASA decidiu passar à reforma os seus vaivéns espaciais e ficar dependente das naves Soyuz da Rússia para entrar em órbita, percebemos que tudo estava prestes a mudar na era do transporte espacial.

Estamos agora a entrar numa nova era, a das viagens espaciais comerciais, semelhante aos primórdios das viagens aéreas privadas de há um século atrás.

Mas agora, não é apenas um voo de Lisboa para Nova Iorque que fica acessível ao bolso do cidadão. É um voo da Terra até às estrelas, e o primeiro passo já foi dado.

A Boeing apresentou no passado dia 4 a sua nova nave espacial tripulada, a CST-100 Starliner, que deverá ser a primeira a transportar astronautas americanos, depois de anos de dependência da Soyuz.

A Starliner, em forma de cápsula, será capaz de transportar quatro astronautas até destinos em órbitas baixas da Terra, como a Estação Espacial Internacional, EEI.

A nave, quase completamente automatizada, vai completar um primeiro voo não tripulado em 2017, lançada por um foguetão Atlas V da United Launch Alliance.

Após esse primeiro teste, a Boeing deverá começar a programar voos tripulados.

Era comercial

“Há cem anos atrás, estávamos na alvorada da aviação comercial. Hoje, com a ajuda da NASA, estamos na manhã de uma nova era espacial comercial”, afirma o vice-presidente e director geral de Exploração do Espaço da Boeing, John Elbon, em comunicado para a imprensa, citado pela IFLS.

A Starliner está a ser desenvolvida como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA, juntamente com a cápsula Dragon da SpaceX, a empresa aeroespacial de Elon Musk.

O ano passado, a Boeing e a SpaceX receberam 5,2 mil milhões de euros da NASA para desenvolver as suas naves. E uma delas será a próxima nave de transporte de astronautas norte-americanos para a Estação Internacional.

Ao mesmo tempo, a Roscosmos não está parada.

No início deste mês, foi anunciado que a nova nave espacial tripulada russa, um vaivém espacial de nova geração que vai servir para levar cosmonautas e carga para a Lua ou para estações orbitais, estará pronta a voar já em 2019.

Kim Shiflett / NASA

A Boeing irá instalar-se no Centro Espacial Kennedy, na Commercial Crew and Cargo Processing Facility, para preparar o lançamento da Starliner

A Boeing irá instalar-se no Centro Espacial Kennedy, na Commercial Crew and Cargo Processing Facility, para preparar o lançamento da Starliner

Centro Espacial Kennedy

A Boeing revelou também que irá usar a Commercial Crew and Cargo Processing Facility, infraestrutura existente no Centro Espacial Kennedy da NASA, no estado da Flórida, para construir e preparar o lançamento da Starliner.

Estas intalações, anteriormente usadas para a gestão da frota de space-shuttles da NASA, será agora destinada a tripulação comercial e processamento de carga, enquanto outros edifícios servirão como núcleos da Boeing para lançamentos e controle de missões.

O Centro Espacial Kennedy continuará a ser usado também pela SpaceX e pela NASA, que tem planeado para o icónico centro o lançamento, por exemplo, da sua nave Orion, construída para transportar astronautas à Lua, a Marte e a asteróides que estejam de visita.

Os primeiros lançamentos tripulados da Starliner e da Dragon marcarão o fim de um hiato nos voos espaciais tripulados norte-americanos, desde que o vaivém Discovery fez, a 8 de julho de 2011, o último voo de um space-shuttle.

Desde então, os astronautas americanos com destino à Estação Espacial Internacional apanham boleia na famosa nave espacial Soyuz, da Rússia – o único veículo, neste momento, capaz de ir e voltar ao laboratório de investigação orbital.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “É um voo da Terra até às estrelas, e o primeiro passo já foi dado.”

    Quem escreve isto desta maneira é sensacionalista… a tecnologia actual ainda não é suficiente para transportar pessoas até Marte (apesar do burburinho todo que para aí vai) quanto mais “até às próximas estrelas”… mas quem é que escreve estas tretas?!!!

RESPONDER

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …