Boeing. Um em cada três engenheiros diz “ter sentido pressão” para aprovar sistemas de segurança

Um em cada três engenheiros da Boeing disseram “ter sentido pressão” para aprovar sistemas de segurança e o próprio inquérito sublinha os perigos de haver profissionais a certificar o seu próprio trabalho.

Engenheiros da maior fabricante de aviões responderam a um inquérito interno da empresa, a que o jornal norte-americano Wall Street Journal teve acesso.

Segundo as conclusões divulgadas, um em cada três engenheiros admitiu ter sentido “pressão” por parte dos seus superiores para aprovar dispositivos de segurança de aeronaves que os próprios desenvolveram, e exigidos pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Segundo o Expresso, responderam desta forma 29% dos engenheiros da Boeing. O próprio inquérito, realizado em 2016, sublinha os perigos de haver profissionais a certificar o seu próprio trabalho, notando que, “nestes casos, podem ocorrer problemas”.

No mesmo documento, é também feita referência a fatores de stress, principalmente o excesso de trabalho e de carga horária, tendo 80% dos inquiridos afirmado, no entanto, estar confiante de conseguir lidar com a pressão sentida.

O comité dos Transportes e Infraestruturas da Câmara dos Representantes está a avaliar o inquérito no contexto da investigação federal em curso ao modelo Max 737 da Boeing, depois de 346 pessoas terem morrido na queda de duas aeronaves daquele modelo, em apenas cinco meses.

O Business Insider tentou contactar o comité e a FAA de modo a obter uma reação à divulgação deste inquérito por parte do diário norte-americano, mas sem sucesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …