Boeing 737 com 141 passageiros incendeia-se ao aterrar no Peru

Um avião da Peruvian Airlines com 141 passageiros a bordo incendiou-se na terça-feira ao aterrar no aeroporto de Jauja, situado nos Andes peruanos, sem causar vítimas, informou a companhia aérea em comunicado.

Um Boeing 737 da companhia aérea Peruvian Airlines incendiou-se esta terça-feira na pista do aeroporto da cidade andina de Jauja, no centro do Peru, depois de uma aparente “falha técnica” no momento da aterragem.

A aeronave tinha partido da capital do país, Lima, e saiu da pista razão aparente. Segundo testemunhas, o fogo pode ter deflagrado após o choque da asa do aparelho no solo.

Segundo explicou a Peruvian Airlines, o avião virou para a direita ao aterrar, por volta das 16h30 locais (22.30h em Lisboa), o que fez com que a aeronave saísse da pista, mas “graças à perícia do piloto, evitou-se um acidente maior”.

Todos os passageiros conseguiram sair do avião antes de as chamas se propagarem pela fuselagem, disse à estação de televisão Canal N uma das passageiras, identificada como Jessica Núñez.

Imagens nas redes sociais mostram o avião em chamas na pista do aeroporto, sob uma enorme nuvem de fumo, cercado por veículos de emergência.

A companhia aérea tinha inaugurado a rota ente Lima e Jauja há 11 dias e era a segunda a operar naquele aeroporto andino.

O aeródromo “Francisco Carlé” de Jauja encontra-se a cerca de 260 quilómetros a leste de Lima, a 3.320 metros de altitude, e é utilizado maioritariamente para chegar a Huancayo, capital da região Junín, e também à selva central do país.

Foi aberto um inquérito para apurar as razões do acidente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …