//

Boatos por telemóvel à solta em Espanha

Sergey Sus / Flickr

-

O serviço de mensagens escritas através do telemóvel Whatsapp tem sido utilizado para espalhar mensagens falsas que têm gerado alarme social, principalmente em povoações espanholas mais pequenas, noticiou a agência noticiosa EFE.

Entre os avisos falsos, está o embuste para não avisar os condutores que circulem com os faróis apagados, por se tratar de um “jogo de sangue”, no qual a primeira pessoa que chamar a atenção será agredida.

O texto refere que a ‘iniciação’ decorrerá no “próximo fim de semana” e que os cidadãos devem alertar os seus familiares e usar os números de emergência.

No caso de Calamonte, na Extremadura espanhola, com pouco mais de seis mil habitantes, circulou uma mensagem durante a semana para alertar para a presença de fugitivos de uma prisão, indicando que essa informação tinha sido dada pela comunicação social local e pela autarquia.

“A notícia é completamente falsa”, garantiu uma das responsáveis do município Magdalena Carmona, comentando que a informação criou “alarme social” e “desconfiança”.

“Aproveitam-se as novas tecnologias e usam-nas de forma inadequada”, acrescentou um responsável de uma rádio local, que também desmentiu a informação.

Através da rede social Twitter surgiu igualmente um texto no qual a polícia nacional desmentia os boatos de raptos de crianças em Sevilha e de um violador na zona de Madrid.

O responsável pela comunicação da polícia da Extremadura, Juan Manuel de la Cruz, lembrou que as autoridades não divulgam informações através de serviços de mensagens deste género.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.