“Boas notícias” na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

Miguel A. Lopes / Lusa

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos.

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na saúde e uma estratégia plurianual para o setor. “As boas notícias”, disse, vão ser aprovadas já no conselho de ministros desta quarta-feira.

“Tal como há 15 dias disse a Catarina Martins que brevemente teria uma boa surpresa sobre sub-orçamentação, também amanhã terá uma boa notícia sobre a gestão. Vai ser um momento muito feliz ver que ambas vão ter boas notícias”, disse, durante o debate quinzenal.

António Costa respondia à deputada centrista, Cecília Meireles, que confrontou o Governo com as carências no Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro anunciou então que o Conselho de Ministros vai aprovar a “estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde” e comprometeu-se a começar a cumprir o objetivo de eliminação das taxas moderadoras nos cuidados primários, tal como previsto na nova Lei de Bases da Saúde.

Segundo o Jornal de Negócios, o fim das taxas moderadoras nos cuidados primários deverá começar, de forma faseada, já no próximo ano.

Jerónimo de Sousa, do PCP, disse que as taxas moderadoras são um “verdadeiro obstáculo ao direito à saúde” e perguntou ao primeiro-ministro quando pretende ter concluída a regulamentação da nova Lei de Bases da Saúde. Costa respondeu que, esta quarta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar uma resolução “enquadradora da estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde”.

Sobre as taxas moderadoras, o primeiro-ministro reafirmou o “compromisso” do Governo em “começar a cumprir seguramente já neste Orçamento do Estado” aquilo que consta da lei de bases.

Uma vez que não se comprometeu com o fim ou isenção imediata, depreende-se que o fim das taxas moderadoras será gradual.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Taxas moderadoras?! Isto é o desgoverno completo. Esta é daquelas medidas que só engana tolos. Até porque as camadas mais desfavorecidas estão isentas do pagamento de taxas moderadoras!!!
    Deviam era promover mais faculdades de medicina de forma a poderem haver médicos em quantidade suficiente para as necessidades do país; de forma a que as consultas possam ter valores aceitáveis e que possam haver médicos no interior e no Algarve. O problema da saúde resolve-se em grande medida com um maior número de médicos. Só assim será possível democratizar os preços e promover respostas rápidas às necessidades das pessoas. Em que medida é que descida das taxas moderadoras vai reduzir algum problema da saúde?!!! Em absolutamente nenhum. Vai reduzir as listas de espera?! Vai possibilitar aos algarvios e a todos os que vivem no interior ter médicos?! Vai possibilitar a redução do preço médio por consulta?!
    Mas quem é que votou nesta gente?! Isto é patético.

RESPONDER

Sporting 1 - 4 Lask | “Leão” goleado diz adeus sem glória

O Sporting despediu-se das competições europeias sem glória. No “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa, os “leões” foram goleados por 4-1 recepção da noite desta quinta-feira ao LASK Linz. Trauner, Raguz, …

JAXA e GITAI fazem a primeira demonstração mundial de robótica espacial do setor privado

A startup de robótica espacial GITAI e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) estão a unir esforços para produzir a primeira demonstração de robótica no Espaço por uma empresa privada. O acordo assinado pela GITAI e …

Resort da Tailândia processa norte-americano por causa de avaliação negativa no Tripadvisor. Arrisca dois anos de prisão

Um resort de uma ilha da Tailândia processou um norte-americano por causa de uma análise negativa no Tripadvisor. Se for considerado culpado, o homem pode ser condenado a até dois anos de prisão. Wesley Barnes …

Em 2020, o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo já registada

A 15 de setembro de 2020, o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima anual, a segunda menor já registada. A região do Ártico em geral está a aquecer três vezes mais depressa …

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …