“Boas notícias” na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

Miguel A. Lopes / Lusa

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos.

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na saúde e uma estratégia plurianual para o setor. “As boas notícias”, disse, vão ser aprovadas já no conselho de ministros desta quarta-feira.

“Tal como há 15 dias disse a Catarina Martins que brevemente teria uma boa surpresa sobre sub-orçamentação, também amanhã terá uma boa notícia sobre a gestão. Vai ser um momento muito feliz ver que ambas vão ter boas notícias”, disse, durante o debate quinzenal.

António Costa respondia à deputada centrista, Cecília Meireles, que confrontou o Governo com as carências no Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro anunciou então que o Conselho de Ministros vai aprovar a “estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde” e comprometeu-se a começar a cumprir o objetivo de eliminação das taxas moderadoras nos cuidados primários, tal como previsto na nova Lei de Bases da Saúde.

Segundo o Jornal de Negócios, o fim das taxas moderadoras nos cuidados primários deverá começar, de forma faseada, já no próximo ano.

Jerónimo de Sousa, do PCP, disse que as taxas moderadoras são um “verdadeiro obstáculo ao direito à saúde” e perguntou ao primeiro-ministro quando pretende ter concluída a regulamentação da nova Lei de Bases da Saúde. Costa respondeu que, esta quarta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar uma resolução “enquadradora da estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde”.

Sobre as taxas moderadoras, o primeiro-ministro reafirmou o “compromisso” do Governo em “começar a cumprir seguramente já neste Orçamento do Estado” aquilo que consta da lei de bases.

Uma vez que não se comprometeu com o fim ou isenção imediata, depreende-se que o fim das taxas moderadoras será gradual.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Taxas moderadoras?! Isto é o desgoverno completo. Esta é daquelas medidas que só engana tolos. Até porque as camadas mais desfavorecidas estão isentas do pagamento de taxas moderadoras!!!
    Deviam era promover mais faculdades de medicina de forma a poderem haver médicos em quantidade suficiente para as necessidades do país; de forma a que as consultas possam ter valores aceitáveis e que possam haver médicos no interior e no Algarve. O problema da saúde resolve-se em grande medida com um maior número de médicos. Só assim será possível democratizar os preços e promover respostas rápidas às necessidades das pessoas. Em que medida é que descida das taxas moderadoras vai reduzir algum problema da saúde?!!! Em absolutamente nenhum. Vai reduzir as listas de espera?! Vai possibilitar aos algarvios e a todos os que vivem no interior ter médicos?! Vai possibilitar a redução do preço médio por consulta?!
    Mas quem é que votou nesta gente?! Isto é patético.

RESPONDER

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …