“Boas notícias” na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

Miguel A. Lopes / Lusa

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos.

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na saúde e uma estratégia plurianual para o setor. “As boas notícias”, disse, vão ser aprovadas já no conselho de ministros desta quarta-feira.

“Tal como há 15 dias disse a Catarina Martins que brevemente teria uma boa surpresa sobre sub-orçamentação, também amanhã terá uma boa notícia sobre a gestão. Vai ser um momento muito feliz ver que ambas vão ter boas notícias”, disse, durante o debate quinzenal.

António Costa respondia à deputada centrista, Cecília Meireles, que confrontou o Governo com as carências no Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro anunciou então que o Conselho de Ministros vai aprovar a “estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde” e comprometeu-se a começar a cumprir o objetivo de eliminação das taxas moderadoras nos cuidados primários, tal como previsto na nova Lei de Bases da Saúde.

Segundo o Jornal de Negócios, o fim das taxas moderadoras nos cuidados primários deverá começar, de forma faseada, já no próximo ano.

Jerónimo de Sousa, do PCP, disse que as taxas moderadoras são um “verdadeiro obstáculo ao direito à saúde” e perguntou ao primeiro-ministro quando pretende ter concluída a regulamentação da nova Lei de Bases da Saúde. Costa respondeu que, esta quarta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar uma resolução “enquadradora da estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde”.

Sobre as taxas moderadoras, o primeiro-ministro reafirmou o “compromisso” do Governo em “começar a cumprir seguramente já neste Orçamento do Estado” aquilo que consta da lei de bases.

Uma vez que não se comprometeu com o fim ou isenção imediata, depreende-se que o fim das taxas moderadoras será gradual.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Taxas moderadoras?! Isto é o desgoverno completo. Esta é daquelas medidas que só engana tolos. Até porque as camadas mais desfavorecidas estão isentas do pagamento de taxas moderadoras!!!
    Deviam era promover mais faculdades de medicina de forma a poderem haver médicos em quantidade suficiente para as necessidades do país; de forma a que as consultas possam ter valores aceitáveis e que possam haver médicos no interior e no Algarve. O problema da saúde resolve-se em grande medida com um maior número de médicos. Só assim será possível democratizar os preços e promover respostas rápidas às necessidades das pessoas. Em que medida é que descida das taxas moderadoras vai reduzir algum problema da saúde?!!! Em absolutamente nenhum. Vai reduzir as listas de espera?! Vai possibilitar aos algarvios e a todos os que vivem no interior ter médicos?! Vai possibilitar a redução do preço médio por consulta?!
    Mas quem é que votou nesta gente?! Isto é patético.

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …