“Boas notícias” na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

Miguel A. Lopes / Lusa

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos.

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na saúde e uma estratégia plurianual para o setor. “As boas notícias”, disse, vão ser aprovadas já no conselho de ministros desta quarta-feira.

“Tal como há 15 dias disse a Catarina Martins que brevemente teria uma boa surpresa sobre sub-orçamentação, também amanhã terá uma boa notícia sobre a gestão. Vai ser um momento muito feliz ver que ambas vão ter boas notícias”, disse, durante o debate quinzenal.

António Costa respondia à deputada centrista, Cecília Meireles, que confrontou o Governo com as carências no Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro anunciou então que o Conselho de Ministros vai aprovar a “estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde” e comprometeu-se a começar a cumprir o objetivo de eliminação das taxas moderadoras nos cuidados primários, tal como previsto na nova Lei de Bases da Saúde.

Segundo o Jornal de Negócios, o fim das taxas moderadoras nos cuidados primários deverá começar, de forma faseada, já no próximo ano.

Jerónimo de Sousa, do PCP, disse que as taxas moderadoras são um “verdadeiro obstáculo ao direito à saúde” e perguntou ao primeiro-ministro quando pretende ter concluída a regulamentação da nova Lei de Bases da Saúde. Costa respondeu que, esta quarta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar uma resolução “enquadradora da estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde”.

Sobre as taxas moderadoras, o primeiro-ministro reafirmou o “compromisso” do Governo em “começar a cumprir seguramente já neste Orçamento do Estado” aquilo que consta da lei de bases.

Uma vez que não se comprometeu com o fim ou isenção imediata, depreende-se que o fim das taxas moderadoras será gradual.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Taxas moderadoras?! Isto é o desgoverno completo. Esta é daquelas medidas que só engana tolos. Até porque as camadas mais desfavorecidas estão isentas do pagamento de taxas moderadoras!!!
    Deviam era promover mais faculdades de medicina de forma a poderem haver médicos em quantidade suficiente para as necessidades do país; de forma a que as consultas possam ter valores aceitáveis e que possam haver médicos no interior e no Algarve. O problema da saúde resolve-se em grande medida com um maior número de médicos. Só assim será possível democratizar os preços e promover respostas rápidas às necessidades das pessoas. Em que medida é que descida das taxas moderadoras vai reduzir algum problema da saúde?!!! Em absolutamente nenhum. Vai reduzir as listas de espera?! Vai possibilitar aos algarvios e a todos os que vivem no interior ter médicos?! Vai possibilitar a redução do preço médio por consulta?!
    Mas quem é que votou nesta gente?! Isto é patético.

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …