Secretário de Estado quis dar uma “boa notícia”. “RT tem estado a diminuir”

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O secretário de Estado da Saúde disse, esta quarta-feira, que o índice de transmissão da doença tem estado a “diminuir de forma sistemática”.

Na conferência de imprensa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou que os 7497 novos casos de hoje incluem 3570 decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório na região Norte, desde o dia 30 de outubro.

O governante disse ainda que 96,4% dos doentes estão a recuperar em casa e 3,6% em internamento hospital. Destes, 0,5% estão internados em unidades de cuidados intensivos e 3,1% em enfermarias.

Relativamente à ocupação de camas, o governante disse que há um total de 2370 camas em enfermaria para a covid-19, sendo que estão ocupadas 2012; e há um total de 373 em cuidados intensivos, estando ocupadas 325.

No dia em que se registou o maior número de mortes (59), Lacerda Sales declarou ainda que a taxa de letalidade global está atualmente nos 1,7% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos está nos 10,3%.

Apesar de tudo, o secretário de Estado quis deixar uma “boa notícia”, afirmando que o índice de transmissão da doença, o chamado RT, tem estado a “diminuir de forma sistemática”. No passado dia 10 era de 1,27, e agora ronda os 1,14. No Norte, a região que se encontra mais pressionada, este índice estava nos 1,40, e agora está em 1,13.

Um terço da população já foi testada

Lacerda Sales indicou que já foram testadas mais de 3,4 milhões de pessoas, o equivalente a cerca de um terço da população. Por milhão de habitantes, Portugal está a realizar em média mais de 280 mil testes, registando-se dias com mais de 30 mil análises.

“Estamos com mais de 300% da capacidade de testagem que tínhamos em março, o que penso que é um reforço substancial”, acrescentou o secretário de Estado.

Questionado em concreto sobre os testes realizados durante o fim-de-semana e se explicam o número habitualmente mais baixo de novos casos registados nos boletins epidemiológicos na segundas e terças-feiras, o governante afirmou que o problema são as notificações e não os testes. Foi o caso do boletim epidemiológico de hoje.

“Existem muitos testes feitos durante o fim-de-semana. O problema não é o número de testes feitos, o problema é o reporte dessas notificações apesar das nossas indicações constantes nessa matéria”, sublinhou.

No último fim-de-semana foram feitos 52.947 testes, dos quais 30.713 no sábado e 22.244 no domingo, precisou, para justificar que “não é garantidamente uma diminuição da realização de testes” que explica os números mais baixos no início da semana.

SNS24 já emite declarações de faltas por isolamento

Na mesma conferência de imprensa, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, explicou que a Linha SNS24 passa, a partir de hoje, a emitir declarações provisórias de isolamento profilático devido a suspeitas de infeções com o novo coronavírus para justificar faltas ao trabalho a outras entidades.

A medida entra em vigor “no final do dia de hoje”, depois de ter sido aprovada no Conselho de Ministros extraordinário realizado no sábado e publicada na terça-feira em Diário da República.

A declaração permite “justificar a ausência do local de trabalho [bem como a apresentação presencial a outras entidades] e a obrigação de permanência no domicílio”, explicou.

O responsável esclareceu que a declaração é emitida pela Linha SNS24 nos casos em que “uma determinada pessoa seja identificada como contacto de alto risco ou possa ter sintomas”, sem que tenha de se deslocar a um serviço de saúde para tal.

A declaração provisória de isolamento apenas vai justificar os casos de faltas ao trabalho mediante declaração complementar da entidade patronal nos casos em que “o exercício da atividade profissional em teletrabalho for impossível“.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 47,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este senhor vive onde?não deve de ser em Portugal ou então,estamos a ser aldrabados.Os numeros não mentem caro senhor,acorde.

  2. Será que eles sabem fazer contas? Então os numeros das infecções tem aumentado e o RT tem diminuído.
    Realmente a formula matemática é complicada

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …