Secretário de Estado quis dar uma “boa notícia”. “RT tem estado a diminuir”

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O secretário de Estado da Saúde disse, esta quarta-feira, que o índice de transmissão da doença tem estado a “diminuir de forma sistemática”.

Na conferência de imprensa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou que os 7497 novos casos de hoje incluem 3570 decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório na região Norte, desde o dia 30 de outubro.

O governante disse ainda que 96,4% dos doentes estão a recuperar em casa e 3,6% em internamento hospital. Destes, 0,5% estão internados em unidades de cuidados intensivos e 3,1% em enfermarias.

Relativamente à ocupação de camas, o governante disse que há um total de 2370 camas em enfermaria para a covid-19, sendo que estão ocupadas 2012; e há um total de 373 em cuidados intensivos, estando ocupadas 325.

No dia em que se registou o maior número de mortes (59), Lacerda Sales declarou ainda que a taxa de letalidade global está atualmente nos 1,7% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos está nos 10,3%.

Apesar de tudo, o secretário de Estado quis deixar uma “boa notícia”, afirmando que o índice de transmissão da doença, o chamado RT, tem estado a “diminuir de forma sistemática”. No passado dia 10 era de 1,27, e agora ronda os 1,14. No Norte, a região que se encontra mais pressionada, este índice estava nos 1,40, e agora está em 1,13.

Um terço da população já foi testada

Lacerda Sales indicou que já foram testadas mais de 3,4 milhões de pessoas, o equivalente a cerca de um terço da população. Por milhão de habitantes, Portugal está a realizar em média mais de 280 mil testes, registando-se dias com mais de 30 mil análises.

“Estamos com mais de 300% da capacidade de testagem que tínhamos em março, o que penso que é um reforço substancial”, acrescentou o secretário de Estado.

Questionado em concreto sobre os testes realizados durante o fim-de-semana e se explicam o número habitualmente mais baixo de novos casos registados nos boletins epidemiológicos na segundas e terças-feiras, o governante afirmou que o problema são as notificações e não os testes. Foi o caso do boletim epidemiológico de hoje.

“Existem muitos testes feitos durante o fim-de-semana. O problema não é o número de testes feitos, o problema é o reporte dessas notificações apesar das nossas indicações constantes nessa matéria”, sublinhou.

No último fim-de-semana foram feitos 52.947 testes, dos quais 30.713 no sábado e 22.244 no domingo, precisou, para justificar que “não é garantidamente uma diminuição da realização de testes” que explica os números mais baixos no início da semana.

SNS24 já emite declarações de faltas por isolamento

Na mesma conferência de imprensa, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, explicou que a Linha SNS24 passa, a partir de hoje, a emitir declarações provisórias de isolamento profilático devido a suspeitas de infeções com o novo coronavírus para justificar faltas ao trabalho a outras entidades.

A medida entra em vigor “no final do dia de hoje”, depois de ter sido aprovada no Conselho de Ministros extraordinário realizado no sábado e publicada na terça-feira em Diário da República.

A declaração permite “justificar a ausência do local de trabalho [bem como a apresentação presencial a outras entidades] e a obrigação de permanência no domicílio”, explicou.

O responsável esclareceu que a declaração é emitida pela Linha SNS24 nos casos em que “uma determinada pessoa seja identificada como contacto de alto risco ou possa ter sintomas”, sem que tenha de se deslocar a um serviço de saúde para tal.

A declaração provisória de isolamento apenas vai justificar os casos de faltas ao trabalho mediante declaração complementar da entidade patronal nos casos em que “o exercício da atividade profissional em teletrabalho for impossível“.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 47,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este senhor vive onde?não deve de ser em Portugal ou então,estamos a ser aldrabados.Os numeros não mentem caro senhor,acorde.

  2. Será que eles sabem fazer contas? Então os numeros das infecções tem aumentado e o RT tem diminuído.
    Realmente a formula matemática é complicada

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …