Ataque ao restaurante de José Avillez reivindicado em blogue anarquista

Um blogue anarquista reivindicou o ataque ao restaurante de José Avillez no Porto, depois do chef português ter estado recentemente num evento gastronómico em Israel.

O blogue anarquista Indymedia reinvindicou o ataque, realizado na última sexta-feira, ao restaurante de José Avillez no Porto.

Segundo o Expresso, um texto publicado no sábado pode dar pistas sobre os autores do ato de vandalismo ao espaço do chef português.

“O vermelho que escorre no vidro é o sangue que Avillez avilta com a sua colaboração culinária. A cola que veda a fechadura é a fome provocada que Avillez quer gourmet. As ementas recheadas de realidade são a face visível de que ‘o destino das nações depende da forma como elas se alimentam'”, pode ler-se no site.

O autor, que assina com o nome “Face Oculta”, relata que, “recentemente, o movimento BDS alertou-nos para a participação de um chef português no projeto gastronómico Round Tables Tour”, afirmando que, “infelizmente, a ação indireta alimentada por cartas educadas a apelar para que Avillez não participasse (…) foi apenas uma entrada que o Chef rejeitou”.

Expresso

Post no blog Indymedia

Post no blog Indymedia

Em causa está o festival Round Tables, que está a acontecer em Israel, e que contou com protestos de 140 organizações de direitos humanos.

De acordo com o grupo pró-palestiniano BDS – Boycott, Divestment and Sanctions, o evento gastronómico “tenta branquear a violenta repressão dos direitos humanos dos palestinianos por parte de Israel”.

O semanário avança que este blogue, que se popularizou desde as manifestações anti-NATO no final de 2010, já estava na mira das autoridades portuguesas há vários anos. “Trata-se de um canal anarquista com muita atividade e tem ativistas em Lisboa e no Porto”, diz um alto responsável da investigação.

Apesar de Avillez não ter apresentado queixa, a PSP vai continuar a investigar este incidente. Caso o Ministério Público assim entender, a investigação pode mesmo passar para a Polícia Judiciária.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ataque não pode ser considerado antissemitista, pois não é dirigido contra os judeus enquanto grupo étnico-religioso, ou contra a religião Judáica. Trata-se, antes, de um acto político contra o Estado de Israel.

    Afirmar que quem é contra a ocupação israelita de Palestina é antissemita é profundamente desonesto e injusto.

RESPONDER

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …