Ataque ao restaurante de José Avillez reivindicado em blogue anarquista

Um blogue anarquista reivindicou o ataque ao restaurante de José Avillez no Porto, depois do chef português ter estado recentemente num evento gastronómico em Israel.

O blogue anarquista Indymedia reinvindicou o ataque, realizado na última sexta-feira, ao restaurante de José Avillez no Porto.

Segundo o Expresso, um texto publicado no sábado pode dar pistas sobre os autores do ato de vandalismo ao espaço do chef português.

“O vermelho que escorre no vidro é o sangue que Avillez avilta com a sua colaboração culinária. A cola que veda a fechadura é a fome provocada que Avillez quer gourmet. As ementas recheadas de realidade são a face visível de que ‘o destino das nações depende da forma como elas se alimentam'”, pode ler-se no site.

O autor, que assina com o nome “Face Oculta”, relata que, “recentemente, o movimento BDS alertou-nos para a participação de um chef português no projeto gastronómico Round Tables Tour”, afirmando que, “infelizmente, a ação indireta alimentada por cartas educadas a apelar para que Avillez não participasse (…) foi apenas uma entrada que o Chef rejeitou”.

Expresso

Post no blog Indymedia

Post no blog Indymedia

Em causa está o festival Round Tables, que está a acontecer em Israel, e que contou com protestos de 140 organizações de direitos humanos.

De acordo com o grupo pró-palestiniano BDS – Boycott, Divestment and Sanctions, o evento gastronómico “tenta branquear a violenta repressão dos direitos humanos dos palestinianos por parte de Israel”.

O semanário avança que este blogue, que se popularizou desde as manifestações anti-NATO no final de 2010, já estava na mira das autoridades portuguesas há vários anos. “Trata-se de um canal anarquista com muita atividade e tem ativistas em Lisboa e no Porto”, diz um alto responsável da investigação.

Apesar de Avillez não ter apresentado queixa, a PSP vai continuar a investigar este incidente. Caso o Ministério Público assim entender, a investigação pode mesmo passar para a Polícia Judiciária.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ataque não pode ser considerado antissemitista, pois não é dirigido contra os judeus enquanto grupo étnico-religioso, ou contra a religião Judáica. Trata-se, antes, de um acto político contra o Estado de Israel.

    Afirmar que quem é contra a ocupação israelita de Palestina é antissemita é profundamente desonesto e injusto.

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …