Para o Bloco, só há uma saída para vencer a crise: proteger o emprego

Tiago Petinga / Lusa

Catarina Martins

Para vencer a crise provocada pela pandemia de covid-19, as soluções apresentadas pelo Governo devem “responder às pessoas”, considera Catarina Martins.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou este domingo que “proteger o emprego é o primeiro caminho para vencer a crise” provocada pela Covid-19, devendo as soluções “responder às pessoas”.

Falando em Ponta Delgada, a líder do Bloco apresentou o que diz ser uma “medida muito simples”, que passa por “inscrever na lei que quem teve lucros mesmo na crise ou recebe apoios públicos não pode despedir, tem mesmo de proteger o emprego” dos seus funcionários.

“Essa é uma medida que deve ser aplicada já, mesmo antes do Orçamento do Estado, dos milhões e milhões que se vão distribuir às empresas. Só assim é que temos a certeza que os apoios à economia não são para resgatar uma elite mas são em nome do povo, de quem trabalha, de quem constrói este país”, declarou.

“Conhecemos bem demais, infelizmente, a história de tantos apoios dados que nunca chegaram à população, que nunca serviram para melhorar as condições de vida.”

Catarina Martins esteve este domingo em São Miguel, numa sessão organizada pelo Bloco dos Açores e destinada a preparar o partido para as eleições na região, marcadas para 25 de outubro. A bloquista considerou que o partido é a “oposição consistente” nos Açores que “pode fazer a diferença” nas eleições.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 957.948 mortos e mais de 30,8 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.912 pessoas dos 68.577 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Catarina Martins o que fazias e como é que fazias caso fosses governo para proteger o emprego? Falar é fácil difícil é ter soluções e tu nem uma solução que seja credível apontas nem uma sequer, para proteger o emprego também é necessário dar condições aos empresários ou para ti não é assim? Vai dar banho ao cão.

  2. Nao basta apontar dedo e julgar.
    Ideias e iniciativas precisam se mas problema ‘e proprio estado que a muito tomou conta do sistema global do pais… todos dependem do estado e governo ‘e patrao de tudo…

    Ha duvidas.

RESPONDER

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …