/

Bloco de Esquerda denuncia regime e quer baixar IVA da energia

João Relvas / Lusa

Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda

A coordenadora bloquista, Catarina Martins, defendeu esta quinta-feira que “nos impostos também se faz justiça”, motivo pelo qual o BE quer baixar aqueles “que mais dizem a toda a gente”, ou seja, descer o IVA da energia para os 6%.

Numa paragem já obrigatória da caravana do BE em período eleitoral, Catarina Martins focou-se no dossiê da energia, um tema caro ao partido, que nesta legislatura propôs a comissão de inquérito ao pagamento de rendas excessivas neste setor.

“Nos impostos também se faz justiça e se escolhe lados e o BE quer baixar os impostos que mais dizem a toda a gente deste país, baixar o IVA da energia, baixar o IVA da luz”, explicou.

O compromisso do partido “é voltar aos 6% como devem estar todos os produtos essenciais”.

“Há uma boa razão para fazermos esta proposta. Tenho ouvido muitas vezes a direita dizer que quer baixar impostos e este, este sim, é um imposto que temos de baixar porque os 23% de IVA na fatura da energia são para toda a gente“, justificou.

Para Catarina Martins, a energia é um bem essencial, apesar de não ter sido tratado como tal. “E se temos de combater as rendas da energia, também não podemos deixar que continue este regime em que a taxa de IVA da energia é a máxima“, atirou a líder bloquista, citada pelo Expresso.

E reitera: “No BE assumimos o compromisso: o que a EDP andou a cobrar a mais, tem de devolver aos consumidores deste país“. Esta é a posição do Bloco, ao contrário da “direita que diz que está tudo bem” e dos socialistas que “dizem que está mal mas não querem fazer nada”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.