O Bloco está pronto para ser Governo (e até já tem ministros)

Tiago Petinga / Lusa

O Bloco de Esquerda não tem medo de ser Governo e está disposto a integrar novamente um Executivo assim que o povo português o decida. Esta foi a grande mensagem que os bloquistas deixaram na XI Convenção Nacional do partido, que decorreu este fim-de-semana, no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.

“Não nos perguntem por isso se queremos fazer parte do próximo Governo que ainda não foi eleito, porque temos a certeza de que alcançaremos a força para ser parte de um governo quando o povo quiser”, sublinhou a líder Catarina Martins já na reta final do seu discurso de encerramento.

A pergunta que a líder do Bloco de Esquerda disse preferir é “se é possível agora um Governo que cumpra a saúde, a escola, as pensões, o emprego”. “E a nossa resposta é que sim, que é difícil mas que é necessário e que trabalhamos para isso”, assegurou.

Antecipando o próximo ciclo político, nas eleições europeias, nas regionais da Madeira, nas legislativas e todos os dias, o partido promete que vai “à luta”. “Não é no gabinete que se decide o futuro. É o povo que o constrói e tudo está em aberto”, disse.

Também a deputada bloquista Mariana Mortágua reiterou a prontidão do partido durante uma intervenção na qual deixou duras críticas à gestão das contas públicas.

“Estamos prontos! Somos uma força capaz, uma força de propostas e de coragem”, acentuou Maria Mortágua durante a convenção.

O Bloco é uma “força capaz” e, por isso, vai lutar para ser Governo após as legislativas do próximo ano, prometeu a vice-presidente do Grupo Parlamentar do BE, depois de criticar a gestão das contas do Estado praticada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

Só que “o emprego cresceu”, “transformou-se em segurança para muita gente” e não foi preciso congelar pensões, nem liberalizar despedimentos. Pelo contrário, as pensões foram aumentadas e não houve liberalização de despedimentos, recordou.

“A proposta de Mário Centeno já era o plano de Bruxelas antes de ser ministro. Mas o país não cedeu a Bruxelas”, insistiu a deputada.

Depois do primeiro “ensaio” governativo na geringonça, a mensagem do Bloco é clara: o partido está preparado para integrar novamente um Governo e até já tem em mente nomes que poderiam integrar um futuro Executivo.

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco, revelou, em entrevista ao Observador, alguns nomes de jovens deputados como possíveis ministros, ou eventualmente secretários de Estado. Mariana Mortágua assumiria a pasta das Finanças, tal como vaticinou Francisco Louça em 2017“.

Joana Mortágua ficaria na Educação, Moisés Ferreira na Saúde, Jorge Costa na Energia, Luís Monteiro no Ensino Superior e José Soeiro no Trabalho, revelou ao jornal Pedro Filipe Soares, garantido que, hoje em dia, “o BE prepara ministros“.

Catarina Martins consegue vitória esmagadora

A XI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda mostrou ainda que Catarina Martins é uma líder quase incontestável dentro do partido. A coordenadora foi reconduzida como coordenadora nacional do Bloco, com uma vitória esmagadora.

A lista da moção A para a Mesa Nacional do BE, encabeçada por Catarina Martins, teve  457 votos, conseguindo 70 dos 80 mandatos, enquanto a moção C elegeu os restantes 10, sendo a coordenadora reconduzida no cargo.

A votação para os órgãos nacionais do BE pelos delegados à XI Convenção Nacional terminou neste domingo por volta das 11:00, em Lisboa, tendo a mesa da convenção divulgado que dos 584 votos em listas da Mesa Nacional, 457 foram na moção A e 62 na C, tendo havido 57 brancos e oito nulos.

Assim, Catarina Martins foi reconduzida como coordenadora nacional do BE, uma vez que lidera a lista mais votada à Mesa Nacional, o órgão máximo entre convenções.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. proponho desde já uma figura de apelido Robles para ministro! de qualquer coisa, pois serve para tudo!
    a juntar a este todos os outros calham bem!
    para este partido só mesmo o ditado “faz o que digo e não o que faço”
    e ouvir destes individuos que deixaram o pais melhor é que é comico! Quando referem “Portugueses” seria mais correcto referir os funcionários publicos pois foi para estes que os partidos da geringonça trabalharam! o Privado ganhou impostos e impostinhos e aumentos zero.
    porque não apregoam tambem os aumentos que deram a si mesmos na Assembleia!
    infelizmente o privado pouco vota e é por isso que estamos assim mas esperamos que chegue o dia de viragem.

  2. “O Bloco está pronto para ser Governo”, mas o povo português é que não está preparado para ter o bloco como governo, e ainda bem!

  3. Finalmente vamos poder discutir com toda a atenção as questões mais prementes para a nossa sociedade, como a de saber se o cartão de cidadão não deverá antes chamar-se cartão de cidadania.
    Viva Che! Esmagaremos todos os que ousarem por-se à nossa frente!

  4. Não duvido minimamente que estejam ciosos de mais poleiro. Pudera, tantos bolsos (pena que sejam só os deles) para encher ainda mais…
    Contudo, gostaria – e creio que grande parte do eleitorado também – que o Bloco fosse um verdadeiro “bloco” contra as panelinhas, os privilégios, o demérito e o compadrio da classe política, mas nada disso.
    Acertou o passo com todos os outros “senhores (?)” tradicionalmente muito bem instalados e que, por tudo e por nada, recebem mais isto , aquilo e aqueloutro.
    Triste País que tais filhos tens!

  5. Coitados dos pobrezitos ! Representam uma gota do universo do país, é já pensam que são grandes !
    A sua responsável (o pivete encardido) só tem pátuá. É só letra, tipo cassete. O que seria de nós ter aquele papagaio como executivo. Vem podíamos fugir. Aquilo e todos os restantes, bem espremido, pouco sumo têm. Quem lhes deu guarida foi o sr. Costa, para se salvar da sua derrota eleitoral. Agora o PS vai ter que os aguentar, porque Costa está sem fôlego e sem argumentos para conquistar uma maioria parlamentar.

    • muito menos representa a esganiçada frangota africana que tú veneras e que após ter sido projecto de ministra dos eucaliptos todos os dias se esganiça nas tv’s e no correio da mãnha a querer convencer os portugueses que de pernas bem abertas conforme ela diz, tem um pé em Portugal e o outro em Angola e o coração em Lisboa, como tal está novamente pronta para receber o irrevogável projecto de ministra. teria o ministério dos desvalidos como tú e a secretaria das maternidades onde incluiria a MAC que quiseram fechar para mais uma vez dando uma facada nos portugueses retirando-lhes o apoio na maternidade abririam os cofres do estado aos abutres filiados no partido dela. não te esqueças de tomar banho pelo menos de mês a mês porque estás a infestar o ambiente com um pivete a cobardolas muito faltado dos subsídios a que estavas habituado e que não tens mamado nestes últimos anos e segundo os astros não vais voltar a mamar durante muitos e bons anos para felicidade de todos os Portuguese que os teriam que desembolsar. Que Deus te cubra que é phoda santa.

  6. Mariana nas Finanças , Louça na Economia, Robles na Habitação e Especulação , eis a base de personalidades muito experientes para dar cabo de qualquer País . Depois para as conferencias de imprensa levavam lingotes ouro , em vez de canetas douradas .Tal e qual o Maduro da Venezuela

    • ó gaija vistis adonde andom os tês donos do PartidoSemDono e dos CentradosDaSeborreia a marktest é que sabe disto ganda labrego.

  7. Tambem o SYRIZA estava e ate chegou ao governo com a participaçao do BE na campanha eleitoral, e veja-se o resultado para os trabalhadores e reformados.
    Porque sera que o BE esqueceu Tsyrpas e o seu SYRIZA?

  8. tal e qual a dupla que de bandeirinha na lapela mais oprimiu socialmente, humilhou, vexou, martirizou e torturou os portugueses depois de lhes terem prometido nas eleições menos impostos e melhores condições de vida. após as eleições com a desculpa esfarrapada da crise enquanto baixavam o IRC, distribuíam dinheiro pelos bancos que não podiam falir (os dos amigos) fechavam os dos não amigos, mas também muito proveitosos para eles a par disto privatizaram ao desbarato tudo quanto o País tinha de rentável, para fazer tudo isto subiram os imposto, roubaram as casas aos portugueses já quase pagas em proveito dos amigos banqueiros, subiram a divida descomunalmente e no final ainda se gabavam duma saída limpa esses vigaristas nojentos. qual SYRIZA qual carapuça, o SYRIZA só se está humilhando para não dar hipóteses a que uns bandidos como estes tomem conta da Grécia e hum,ilhem ainda mais aquele povo. vai tomar banho que tás cheio de casmarra fascisoide.

  9. Qualquer partido tem “ministros” e está pronto a ser governo.
    Isto é mais uma tentativa dos média de direita de tangará estragar a geringonça.

    Mas não estragam 🙂

RESPONDER

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …