Bloco quer fim dos vistos gold. Em mais de 5 mil, só 9 criaram emprego

Manuel de Almeida / Lusa

João Semedo, Catarina Martins e José Manuel Pureza, Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda vai propor esta quinta-feira no Parlamento o fim dos vistos gold por considerar que estes abriram a porta à corrupção e à criminalidade económica.

Esta quinta-feira, o Bloco de Esquerda (BE) apresenta no Parlamento um projeto de Lei para “Eliminar os vistos gold“, seis anos depois da entrada em vigor da lei, pelo Governo PSD/CDS.

O partido considera que esta medida, para permitir que estrangeiros invistam no nosso país tenham autorização para residir, abre a porta à corrupção e à criminalidade económica.

José Manuel Pureza, deputado e vice-presidente da Assembleia da República, disse ao Diário de Notícias que “esta figura dos vistos gold apresenta um conjunto de traços profundamente negativos que, tudo ponderado, nos leva a dizer que deve ser eliminado”.

Para o BE, os vistos gold são fonte de corrupção, tráfico de influências, peculato, branqueamento de capitais, ilícitos fiscais e criminais e de discriminação financeira. Por isso, o partido considera que Portugal “a fechar os olhos a formas de corrupção e criminalidade económica inaceitáveis”.

Entre fevereiro e março deste ano, dos 5717 pedidos para vistos gold, 5553 foram para investimento imobiliário. Segundo dados avançados pelo deputado, deste grupo de pedidos, apenas nove visaram a criação de emprego.

A grande maioria destinou-se ao investimento imobiliário, que, de acordo com Pureza, contribui para a especulação e escalada de preços no setor. “Muito poucos são para recuperação ou reabilitação. Estamos a falar de investimento feito pelas elites, das oligarquias de países, como a China, de onde vem a larguíssima maioria de pedidos, Rússia, Angola…”, afirma.

Na proposta apresentada pelo Bloco, e citada pelo DN, lê-se que “mais do que um imóvel, está em causa a compra de uma autorização de residência, e se o preço desta autorização vale 500 mil euros, pouco importa que o imóvel não valha tanto“.

José Manuel Pureza afirmou ainda que “este instrumento está associado a formas de criminalidade económica desde tráfico de influências até lavagem de dinheiro por organizações internacionais”.

Além disso, o partido acusa o Governo de manter este regime de autorização, criado em 2012 pelo antigo Executivo, citando a argumentação da eurodeputada socialista Ana Gomes num debate no Parlamento Europeu, em que Portugal foi acusado de dar “guarida a um esquema importação da corrupção e da criminalidade organizada para a UE”.

“Fechar os olhos à corrupção e criminalidade económica é inaceitável”, frisa o deputado.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Corrupção?!
    Vai dizer isso ao Figueiredo!
    Esse, que enquanto esteve à frente daquele tal instituto passou a vida a combate-la. Parece que o disse o próprio; ou então inventou o advogado dele…

  2. Os restantes países europeus agradecem que Portugal acabe com os Vistos Gold !
    O problema não são os Vistos Gold que são uma boa fonte de receitas para o Estado e uma entrada de “boa” imigração. O problema são as regras criadas que permitem que várias pessoas possam fazer chantagem com os imigrantes e receber contrapartidas.
    Falta de vontade política. É muito fácil criar uma estratégia em que o imigrante só pode entregar dinheiro às Finanças contra documento comprovativo, e ser desde logo avisado que incrumpre em crime se aceitar pagar subornos.
    O Bloco de Esquerda não quer estes imigrantes endinheirados. Eles preferem os miseráveis que ficam dependentes das ajudas estatais, e facilmente manobrados por essa esquerda revolucionária.

  3. dar o tiro no pe ! os vistos gold,sao uma fonte de riqueza para o pais,criem empregos ou nao ,quem constroi as casas que esses senhores moram ! sao portugueses,quando precisam de canalizador,electricista etc,e compram muita coisa ( com iva ) minorias invejosas e utopicas que preferem ter uma data de gente de leste e do brasil a receber rendimentos minimos,que nao trabalham e para alem darem prejuizo,muitos ate trabalham sem descontos ou andam em negocios paralelos criminosos,claro que nao podemos esperar que os vistos gold ,sejam todos santos ! se o fossem nao seriam ricos 😉

  4. Noticia manipuladora, O BE só quer é pobrezinhos para manipular e viverem todos à custa do subsidiosinho…em casas sem pagarem renda e todos na miséria, incitam ao ódio aos turistas e aos estrangeiros com dinheiro, e depois em contrapartida só querem trazer mais refugiados que não têm meios de subsistência própria, os vistos gold apenas têm de ser fiscalizados mas têm trazido muito dinheiro para o país, ajudado na construção civil, na reabilitação urbana e rendem milhões a Portugal todos os anos, estás notícias são manipuladoras e não contam a verdade toda.

  5. Noticia manipuladora, O BE só quer é pobrezinhos para manipular e viverem todos à custa do subsidiosinho…em casas sem pagarem renda e todos na miséria, incitam ao ódio aos turistas e aos estrangeiros com dinheiro, e depois em contrapartida só querem trazer mais refugiados que não têm meios de subsistência própria, os vistos gold apenas têm de ser fiscalizados mas têm trazido muito dinheiro para o país, ajudado na construção civil, na reabilitação urbana e rendem milhões a Portugal todos os anos, estás notícias são manipuladoras e não contam a verdade toda.

  6. Acabem com tudo o que pode trazer riqueza para Portugal. Como País , Portugal têm tanta riqueza e fontes de rendimento (ex- empréstimo externos), que não precisa de mais investimentos. O dinheiro que existe é suficiente para pagar aos funcionários públicos, pelo menos mais um anito. Depois temos o FMI que nos empresta mais e a nós, BE, é bom porque fazemos mais umas manif contra o imperialismo e o capitalismo , sempre de mão estendida `precaridade. Chama-se a isto pensamento pequenino….

  7. Nunca pensei que o bloco era tão atrasado em termos económicos, a verdade é que os vistos Gold criaram trabalho e fazem o dinheiro circular, se têm dúvidas sobre alguém investiguem e solicitem dados, agora num país pobre, atrasado, e envelhecido alguém que venha com dinheiro no mínimo para se sustentar é bem vindo!
    Os nossos jovens pelo contrário têm que sair do país para ter sequer uma chance de ter um futuro digno, os nossos universitários não têm hipótese em Portugal, é uma pena que o Bloco só pense em acabar com os ricos e com os turistas e com a fonte do dinheiro actual!!! quero ver onde o vão buscar a seguir…

RESPONDER

Mais de 40 pessoas mortas por grupos de “proteção às vacas” na Índia

Pelo menos 44 pessoas foram mortas por grupos de "proteção às vacas", entre maio de 2015 e dezembro de 2018, em 12 Estados da Índia, denuncia a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) num relatório …

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …