Bloco quer fim dos vistos gold. Em mais de 5 mil, só 9 criaram emprego

Manuel de Almeida / Lusa

João Semedo, Catarina Martins e José Manuel Pureza, Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda vai propor esta quinta-feira no Parlamento o fim dos vistos gold por considerar que estes abriram a porta à corrupção e à criminalidade económica.

Esta quinta-feira, o Bloco de Esquerda (BE) apresenta no Parlamento um projeto de Lei para “Eliminar os vistos gold“, seis anos depois da entrada em vigor da lei, pelo Governo PSD/CDS.

O partido considera que esta medida, para permitir que estrangeiros invistam no nosso país tenham autorização para residir, abre a porta à corrupção e à criminalidade económica.

José Manuel Pureza, deputado e vice-presidente da Assembleia da República, disse ao Diário de Notícias que “esta figura dos vistos gold apresenta um conjunto de traços profundamente negativos que, tudo ponderado, nos leva a dizer que deve ser eliminado”.

Para o BE, os vistos gold são fonte de corrupção, tráfico de influências, peculato, branqueamento de capitais, ilícitos fiscais e criminais e de discriminação financeira. Por isso, o partido considera que Portugal “a fechar os olhos a formas de corrupção e criminalidade económica inaceitáveis”.

Entre fevereiro e março deste ano, dos 5717 pedidos para vistos gold, 5553 foram para investimento imobiliário. Segundo dados avançados pelo deputado, deste grupo de pedidos, apenas nove visaram a criação de emprego.

A grande maioria destinou-se ao investimento imobiliário, que, de acordo com Pureza, contribui para a especulação e escalada de preços no setor. “Muito poucos são para recuperação ou reabilitação. Estamos a falar de investimento feito pelas elites, das oligarquias de países, como a China, de onde vem a larguíssima maioria de pedidos, Rússia, Angola…”, afirma.

Na proposta apresentada pelo Bloco, e citada pelo DN, lê-se que “mais do que um imóvel, está em causa a compra de uma autorização de residência, e se o preço desta autorização vale 500 mil euros, pouco importa que o imóvel não valha tanto“.

José Manuel Pureza afirmou ainda que “este instrumento está associado a formas de criminalidade económica desde tráfico de influências até lavagem de dinheiro por organizações internacionais”.

Além disso, o partido acusa o Governo de manter este regime de autorização, criado em 2012 pelo antigo Executivo, citando a argumentação da eurodeputada socialista Ana Gomes num debate no Parlamento Europeu, em que Portugal foi acusado de dar “guarida a um esquema importação da corrupção e da criminalidade organizada para a UE”.

“Fechar os olhos à corrupção e criminalidade económica é inaceitável”, frisa o deputado.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Corrupção?!
    Vai dizer isso ao Figueiredo!
    Esse, que enquanto esteve à frente daquele tal instituto passou a vida a combate-la. Parece que o disse o próprio; ou então inventou o advogado dele…

  2. Os restantes países europeus agradecem que Portugal acabe com os Vistos Gold !
    O problema não são os Vistos Gold que são uma boa fonte de receitas para o Estado e uma entrada de “boa” imigração. O problema são as regras criadas que permitem que várias pessoas possam fazer chantagem com os imigrantes e receber contrapartidas.
    Falta de vontade política. É muito fácil criar uma estratégia em que o imigrante só pode entregar dinheiro às Finanças contra documento comprovativo, e ser desde logo avisado que incrumpre em crime se aceitar pagar subornos.
    O Bloco de Esquerda não quer estes imigrantes endinheirados. Eles preferem os miseráveis que ficam dependentes das ajudas estatais, e facilmente manobrados por essa esquerda revolucionária.

  3. dar o tiro no pe ! os vistos gold,sao uma fonte de riqueza para o pais,criem empregos ou nao ,quem constroi as casas que esses senhores moram ! sao portugueses,quando precisam de canalizador,electricista etc,e compram muita coisa ( com iva ) minorias invejosas e utopicas que preferem ter uma data de gente de leste e do brasil a receber rendimentos minimos,que nao trabalham e para alem darem prejuizo,muitos ate trabalham sem descontos ou andam em negocios paralelos criminosos,claro que nao podemos esperar que os vistos gold ,sejam todos santos ! se o fossem nao seriam ricos 😉

  4. Noticia manipuladora, O BE só quer é pobrezinhos para manipular e viverem todos à custa do subsidiosinho…em casas sem pagarem renda e todos na miséria, incitam ao ódio aos turistas e aos estrangeiros com dinheiro, e depois em contrapartida só querem trazer mais refugiados que não têm meios de subsistência própria, os vistos gold apenas têm de ser fiscalizados mas têm trazido muito dinheiro para o país, ajudado na construção civil, na reabilitação urbana e rendem milhões a Portugal todos os anos, estás notícias são manipuladoras e não contam a verdade toda.

  5. Noticia manipuladora, O BE só quer é pobrezinhos para manipular e viverem todos à custa do subsidiosinho…em casas sem pagarem renda e todos na miséria, incitam ao ódio aos turistas e aos estrangeiros com dinheiro, e depois em contrapartida só querem trazer mais refugiados que não têm meios de subsistência própria, os vistos gold apenas têm de ser fiscalizados mas têm trazido muito dinheiro para o país, ajudado na construção civil, na reabilitação urbana e rendem milhões a Portugal todos os anos, estás notícias são manipuladoras e não contam a verdade toda.

  6. Acabem com tudo o que pode trazer riqueza para Portugal. Como País , Portugal têm tanta riqueza e fontes de rendimento (ex- empréstimo externos), que não precisa de mais investimentos. O dinheiro que existe é suficiente para pagar aos funcionários públicos, pelo menos mais um anito. Depois temos o FMI que nos empresta mais e a nós, BE, é bom porque fazemos mais umas manif contra o imperialismo e o capitalismo , sempre de mão estendida `precaridade. Chama-se a isto pensamento pequenino….

  7. Nunca pensei que o bloco era tão atrasado em termos económicos, a verdade é que os vistos Gold criaram trabalho e fazem o dinheiro circular, se têm dúvidas sobre alguém investiguem e solicitem dados, agora num país pobre, atrasado, e envelhecido alguém que venha com dinheiro no mínimo para se sustentar é bem vindo!
    Os nossos jovens pelo contrário têm que sair do país para ter sequer uma chance de ter um futuro digno, os nossos universitários não têm hipótese em Portugal, é uma pena que o Bloco só pense em acabar com os ricos e com os turistas e com a fonte do dinheiro actual!!! quero ver onde o vão buscar a seguir…

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …