Bloco quer fim dos vistos gold. Em mais de 5 mil, só 9 criaram emprego

Manuel de Almeida / Lusa

João Semedo, Catarina Martins e José Manuel Pureza, Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda vai propor esta quinta-feira no Parlamento o fim dos vistos gold por considerar que estes abriram a porta à corrupção e à criminalidade económica.

Esta quinta-feira, o Bloco de Esquerda (BE) apresenta no Parlamento um projeto de Lei para “Eliminar os vistos gold“, seis anos depois da entrada em vigor da lei, pelo Governo PSD/CDS.

O partido considera que esta medida, para permitir que estrangeiros invistam no nosso país tenham autorização para residir, abre a porta à corrupção e à criminalidade económica.

José Manuel Pureza, deputado e vice-presidente da Assembleia da República, disse ao Diário de Notícias que “esta figura dos vistos gold apresenta um conjunto de traços profundamente negativos que, tudo ponderado, nos leva a dizer que deve ser eliminado”.

Para o BE, os vistos gold são fonte de corrupção, tráfico de influências, peculato, branqueamento de capitais, ilícitos fiscais e criminais e de discriminação financeira. Por isso, o partido considera que Portugal “a fechar os olhos a formas de corrupção e criminalidade económica inaceitáveis”.

Entre fevereiro e março deste ano, dos 5717 pedidos para vistos gold, 5553 foram para investimento imobiliário. Segundo dados avançados pelo deputado, deste grupo de pedidos, apenas nove visaram a criação de emprego.

A grande maioria destinou-se ao investimento imobiliário, que, de acordo com Pureza, contribui para a especulação e escalada de preços no setor. “Muito poucos são para recuperação ou reabilitação. Estamos a falar de investimento feito pelas elites, das oligarquias de países, como a China, de onde vem a larguíssima maioria de pedidos, Rússia, Angola…”, afirma.

Na proposta apresentada pelo Bloco, e citada pelo DN, lê-se que “mais do que um imóvel, está em causa a compra de uma autorização de residência, e se o preço desta autorização vale 500 mil euros, pouco importa que o imóvel não valha tanto“.

José Manuel Pureza afirmou ainda que “este instrumento está associado a formas de criminalidade económica desde tráfico de influências até lavagem de dinheiro por organizações internacionais”.

Além disso, o partido acusa o Governo de manter este regime de autorização, criado em 2012 pelo antigo Executivo, citando a argumentação da eurodeputada socialista Ana Gomes num debate no Parlamento Europeu, em que Portugal foi acusado de dar “guarida a um esquema importação da corrupção e da criminalidade organizada para a UE”.

“Fechar os olhos à corrupção e criminalidade económica é inaceitável”, frisa o deputado.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Corrupção?!
    Vai dizer isso ao Figueiredo!
    Esse, que enquanto esteve à frente daquele tal instituto passou a vida a combate-la. Parece que o disse o próprio; ou então inventou o advogado dele…

  2. Os restantes países europeus agradecem que Portugal acabe com os Vistos Gold !
    O problema não são os Vistos Gold que são uma boa fonte de receitas para o Estado e uma entrada de “boa” imigração. O problema são as regras criadas que permitem que várias pessoas possam fazer chantagem com os imigrantes e receber contrapartidas.
    Falta de vontade política. É muito fácil criar uma estratégia em que o imigrante só pode entregar dinheiro às Finanças contra documento comprovativo, e ser desde logo avisado que incrumpre em crime se aceitar pagar subornos.
    O Bloco de Esquerda não quer estes imigrantes endinheirados. Eles preferem os miseráveis que ficam dependentes das ajudas estatais, e facilmente manobrados por essa esquerda revolucionária.

  3. dar o tiro no pe ! os vistos gold,sao uma fonte de riqueza para o pais,criem empregos ou nao ,quem constroi as casas que esses senhores moram ! sao portugueses,quando precisam de canalizador,electricista etc,e compram muita coisa ( com iva ) minorias invejosas e utopicas que preferem ter uma data de gente de leste e do brasil a receber rendimentos minimos,que nao trabalham e para alem darem prejuizo,muitos ate trabalham sem descontos ou andam em negocios paralelos criminosos,claro que nao podemos esperar que os vistos gold ,sejam todos santos ! se o fossem nao seriam ricos 😉

  4. Noticia manipuladora, O BE só quer é pobrezinhos para manipular e viverem todos à custa do subsidiosinho…em casas sem pagarem renda e todos na miséria, incitam ao ódio aos turistas e aos estrangeiros com dinheiro, e depois em contrapartida só querem trazer mais refugiados que não têm meios de subsistência própria, os vistos gold apenas têm de ser fiscalizados mas têm trazido muito dinheiro para o país, ajudado na construção civil, na reabilitação urbana e rendem milhões a Portugal todos os anos, estás notícias são manipuladoras e não contam a verdade toda.

  5. Noticia manipuladora, O BE só quer é pobrezinhos para manipular e viverem todos à custa do subsidiosinho…em casas sem pagarem renda e todos na miséria, incitam ao ódio aos turistas e aos estrangeiros com dinheiro, e depois em contrapartida só querem trazer mais refugiados que não têm meios de subsistência própria, os vistos gold apenas têm de ser fiscalizados mas têm trazido muito dinheiro para o país, ajudado na construção civil, na reabilitação urbana e rendem milhões a Portugal todos os anos, estás notícias são manipuladoras e não contam a verdade toda.

  6. Acabem com tudo o que pode trazer riqueza para Portugal. Como País , Portugal têm tanta riqueza e fontes de rendimento (ex- empréstimo externos), que não precisa de mais investimentos. O dinheiro que existe é suficiente para pagar aos funcionários públicos, pelo menos mais um anito. Depois temos o FMI que nos empresta mais e a nós, BE, é bom porque fazemos mais umas manif contra o imperialismo e o capitalismo , sempre de mão estendida `precaridade. Chama-se a isto pensamento pequenino….

  7. Nunca pensei que o bloco era tão atrasado em termos económicos, a verdade é que os vistos Gold criaram trabalho e fazem o dinheiro circular, se têm dúvidas sobre alguém investiguem e solicitem dados, agora num país pobre, atrasado, e envelhecido alguém que venha com dinheiro no mínimo para se sustentar é bem vindo!
    Os nossos jovens pelo contrário têm que sair do país para ter sequer uma chance de ter um futuro digno, os nossos universitários não têm hipótese em Portugal, é uma pena que o Bloco só pense em acabar com os ricos e com os turistas e com a fonte do dinheiro actual!!! quero ver onde o vão buscar a seguir…

RESPONDER

Violaram-na quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …

Marcelo despediu-se da "verdadeira vocação" da sua vida com mensagem de esperança no futuro

O Presidente da República despediu-se na tarde desta quinta-feira da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a "verdadeira vocação" de toda a sua vida. "A universidade, a minha universidade foi …

Marques Vidal diz que hipótese de recondução nunca lhe foi colocada

Joana Marques Vidal, atual procuradora geral da República, disse nesta sexta-feira que a hipótese de recondução para um novo mandato nunca lhe foi colocada, revelando ainda que só soube da decisão ontem à noite. Em reação …

Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares em propinas de bolseiros

A Universidade de Lisboa vai ter de devolver milhares de euros em propinas cobradas ao longo de dois anos a estudantes de doutoramento que tinham uma bolsa de estudo atribuída pela instituição de ensino. A Universidade …

94 mortos e dezenas de desaparecidos em naufrágio na Tanzânia

Pelo menos 94 pessoas morreram num naufrágio de uma embarcação, na Tanzânia, que transportava cerca de 400 pessoa. O balanço inicial dava conta de 79 mortes e dezenas de desaparecidos. De acordo com as equipas de …

Nem extraterrestres, nem espiões. Pornografia infantil encerrou Observatório Solar

O Observatório Solar do Novo México, nos EUA, esteve encerrado durante 11 dias, sem se saber porquê. Depois dos rumores de extraterrestres ou de espionagem, descobre-se que, afinal, o fecho se deveu a uma investigação do …

Finanças confirmam fim da proibição dos prémios de desempenho

O Governo confirmou que vai eliminar no Orçamento do Estado para 2019 algumas normas para a função pública, como a proibição de atribuir prémios de desempenho ou a possibilidade de progressões na carreira por opção …

Taxista mantêm protesto até reunião em Belém. "Resistir, resistir, resistir"

As duas faixas 'Bus' da Avenida da Liberdade, em Lisboa, continuavam esta sexta-feira de manhã, pelo terceiro dia consecutivo, preenchidas com táxis em protesto contra a entrada em vigor da lei que regula as plataformas …