Bloco de Esquerda anula adesão de “grupo infiltrado”

Esquerda.Net / Flickr

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

O Bloco de Esquerda anulou a adesão de seis elementos da organização Socialismo Revolucionário, que aponta como um “grupo infiltrado”, de acordo com uma nota divulgada pelo partido.

“A anulação das adesões e a não-ratificação dos novos pedidos de adesão, num total de seis, foi decidida por voto secreto com 47 votos a favor, 24 contra e quatro abstenções”, salienta o Bloco de Esquerda (BE) no seu site, notando que “esta decisão resulta da verificação de fraude ao princípio legal e estatutário da adesão individual”.

“Não são abrangidos pela decisão três dos aderentes visados pelo inquérito, que integraram o SR (Socialismo Revolucionário) quando já eram aderentes do BE”, indica ainda o comunicado.

O mesmo documento especifica que a decisão da Mesa Nacional do BE aprovou por maioria o relatório da Comissão de Inquérito sobre o assunto, no passado domingo.

Segundo a página oficial do partido, o inquérito interno foi aberto na sequência de um conjunto de adesões e pedidos de adesão “provenientes de uma organização política que, externamente ao BE e sem qualquer contacto com os órgãos legítimos do partido, decidiu infiltrá-lo“.

O texto do BE refere que a organização Socialismo Revolucionário apresenta-se como a secção portuguesa do “Comité para uma Internacional dos Trabalhadores” (CIT), partido marxista internacional, que publica a revista “A Centelha”, e que mantém uma página oficial na Internet.

O partido sublinha igualmente as teses do Congresso da organização Socialismo Revolucionário, realizado em 2013, e que criticou o BE pela “mudança da liderança para a direita” em direção à social-democracia.

“Exigimos táticas flexíveis que podem significar a procura de oportunidades noutros locais, incluindo uma orientação para o PC português, que, apesar de muitas das características burocráticas que retira do seu passado estalinista, é um dos poucos partidos tradicionais de trabalhadores de massa que ainda existem na Europa”, escreve o BE referindo-se às posições demonstradas pelo Socialismo Revolucionário.

A nota recorda que através de divulgação de uma declaração de junho de 2016, o Comité Executivo do Socialismo Revolucionário anunciou a integração no BE e que no mês de dezembro enviou à Mesa Nacional um pedido de formalização.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é que o Bloco conseguiu saber isto tudo? Só se tinham gente infiltrada no “Socialismo Revolucionário”!
    Infiltrado que infiltra o infiltrador tem 100 anos de temor! Esta é a esquerda que temos: tiques de KGB com populismo do Hugo Chavez (paz à sua alma). Nestes partidos está em curso uma disputa para ver quem fica mais à esquerda da esquerda e assim ganhar na demagogia das ideias redistributivas de miséria, rumo ao destino da Venezuela ou a outros exemplos de empobrecimentos de massas.

  2. Um partido que apoia um governo de Centro Direita em Portugal com um programa controlado por a Troika a criticarem um partido que na sua nação conseguiu chegar ao poder e que tudo tem feito para limpar a Grécia da jabardisse em que os Xuxialistas Gregos deixaram a nação, alias tal como aconteceu cá em Portugal,,,,,,, tenham vergonha hipócritas sedentos de poder a todo o custo !!!

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …