The White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira que vê o vice-presidente JD Vance como um dos principais favoritos para lhe suceder.
Questionado por um jornalista sobre se via o vice-presidente JD Vance como seu “herdeiro aparente no movimento MAGA”, o presidente dos EUA, Donald Trump, respondeu que Vance é “muito provavelmente” o principal candidato.
“É demasiado cedo, obviamente, para falar sobre isso. Mas Vance está a fazer um excelente trabalho, e provavelmente seria favorecido neste momento”, disse o presidente durante uma cerimónia de assinatura de decretos executivos.
Segundo a CBS, Trump mencionou também o Secretário de Estado Marco Rubio, sugerindo que é “alguém que talvez se pudesse juntar ao JD de alguma forma“.
Segundo o presidente norte-americano, que, de acordo com a Constituição do país (pelo menos para já) não pode concorrer a novo mandato, o Partido Republicano tem “outras pessoas incríveis“.
O presidente já tinha destacado Rubio e Vance no passado, mas tem evitado escolher um favorito.
Em maio, numa entrevista no “Meet the Press” da NBC News, Trump elogiou ambos os políticos, mas salientou que disse que não queria “envolver-se” na escolha de um líder, embora tenha notado que o vice-presidente normalmente “teria uma vantagem“.
Vance e Rubio são ambos vistos como possíveis candidatos para a nomeação presidencial republicana de 2028.
Os dois políticos foram outrora críticos veementes de Trump — e Rubio concorreu mesmo contra o atual presidente nas primárias republicanas de 2016 — mas reposicionaram-se como aliados e defensores do presidente desde então.
Pelo menos publicamente, ambos têm sido reservados sobre as suas ambições políticas.
No final do mês passado, numa entrevista no “My View with Lara Trump” da Fox News, apresentado pela nora do presidente, Rubio minimizou a possibilidade de uma candidatura presidencial, e disse que “Vance seria um excelente nomeado se decidir que quer fazer isso”.
“Ficaria satisfeito se Secretário de Estado acabasse por ser o auge da minha carreira”, acrescentou Rubio.
Por seu turno, o vice-presidente Vance afirmou em abril no “Fox and Friends”, da Fox News, que não está focado em 2028, acrescentando que “quando chegarmos a esse ponto, falarei com o presidente. Descobriremos o que queremos fazer”.
Trump, que, apesar que a Constituição proibir os presidentes de servir mais de dois mandatos, tem “brincado” repetidamente com a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato presidencial, disse na terça-feira ao “Squawk Box”, da CNBC, que “provavelmente” não concorrerá a outro mandato.
The president of Piss … Piece of shit!