Bloco de Esquerda defende voto aos 16 anos

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

O voto aos 16 anos foi defendido esta segunda-feira pela porta-voz do BE, Catarina Martins, considerando que se com esta idade os jovens podem assumir responsabilidades como trabalhar e pagar impostos devem ter o poder de escolher.

O dia de campanha do Bloco de Esquerda começou esta segunda-feira com uma visita à Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, onde depois de uma roteiro pelas instalações – durante o qual pôde ver os alunos em ação quer nas aulas práticas, quer nas aulas teóricas -, Catarina Martins falou para uma plateia de jovens que, apesar de inicialmente tímidos, acabaram por fazer diversas perguntas à bloquista.

“Aos 16 anos as pessoas podem começar a trabalhar, podem pagar impostos, se cometerem um crime são presas e podem até ser mobilizadas para a tropa. E, portanto, quem pode assumir tantas responsabilidades tem de poder escolher, tem de poder votar e é por isso que o Bloco de Esquerda tem defendido o voto aos 16 anos“, defendeu.

Conforme se lê no manifesto para as eleições de legislativas de 4 de outubro, o BE quer o alargamento do voto aos cidadãos estrangeiros vivendo há mais de três anos em Portugal e aos cidadãos a partir dos 16 anos de idade, que têm já responsabilidade laboral, penal e fiscal.

Aos jornalistas, Catarina Martins explicou que “nas campanhas eleitorais se fala muito dos jovens” e que o BE não é exceção nesse tema, sendo por isso “bom ouvi-los”, porque “quem tem hoje 16 anos está a olhar para o futuro”.

“E é isso que fizemos aqui hoje e vemos como as perguntas que colocam são perguntas determinantes para o futuro, sejam os problemas do emprego e do salário, sejam a preocupação que têm com a pensão dos seus pais e dos seus avós que também a ouvimos, sejam as preocupações ambientais”, explicou.

Dentro do auditório, quando Catarina Martins preferiu abrir as intervenções aos alunos para mais do que poder falar, ouvir, para além de um mais destemido que quis manifestar a preocupação com o impacto ambiental das barragens, foi precisa a ajuda do diretor para quebrar a habitual vergonha nestas situações, exponenciada pela presença de muitos jornalistas na sala.

Passado o medo inicial, quer durante a sessão de esclarecimento, quer depois das palmas que marcaram o final, os alunos questionaram diretamente a líder bloquista sobre temas como desemprego, refugiados, impostos, setor do turismo, pensões, emigração e liberalização da canábis, tendo Catarina Martins respondido a todas estas preocupações.

Durante a visita que antecedeu a palestra, o cabeça de lista do BE por Santarém, Carlos Matias, mostrou-se visivelmente satisfeito pelo percurso ser sempre para a esquerda, tendo o diretor da escola, Francisco Vieira, apresentado o “sonho” já no papel que é a construção das novas instalações que permitam acolher os alunos ainda em melhores condições e não recusar as cerca de 100 pessoas que todos os anos se candidatam e ficam de fora.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. pensando bem tb concordo….. e se pode votar aos 16 anos …….podem ser eleitos aos 16 anos, sera que isto não tem algo de incostitucuiinal? ou o bloco resolve tudo a moda da china comunista? quem pode manda!!!
    é triste ver miúdas giras com dentes já podres pelo consumo de droga, ver rapaziada que poderia ser o enlevo dos pais ficarem refém da droga pesada e da droga destes blocos que apenas existem para tentar implodir o sistema social vigente……… e estas meliantes de olhos verdes ainda tem o descaramento de pedir a despenalização. eu acho que um deputado de 16 anos ou uma deputada ate tinha graça se não fosse o fraco exemplo dado por quem devia ter mais senso e honestidade politica.

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …