Bloco de Esquerda defende voto aos 16 anos

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

O voto aos 16 anos foi defendido esta segunda-feira pela porta-voz do BE, Catarina Martins, considerando que se com esta idade os jovens podem assumir responsabilidades como trabalhar e pagar impostos devem ter o poder de escolher.

O dia de campanha do Bloco de Esquerda começou esta segunda-feira com uma visita à Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, onde depois de uma roteiro pelas instalações – durante o qual pôde ver os alunos em ação quer nas aulas práticas, quer nas aulas teóricas -, Catarina Martins falou para uma plateia de jovens que, apesar de inicialmente tímidos, acabaram por fazer diversas perguntas à bloquista.

“Aos 16 anos as pessoas podem começar a trabalhar, podem pagar impostos, se cometerem um crime são presas e podem até ser mobilizadas para a tropa. E, portanto, quem pode assumir tantas responsabilidades tem de poder escolher, tem de poder votar e é por isso que o Bloco de Esquerda tem defendido o voto aos 16 anos“, defendeu.

Conforme se lê no manifesto para as eleições de legislativas de 4 de outubro, o BE quer o alargamento do voto aos cidadãos estrangeiros vivendo há mais de três anos em Portugal e aos cidadãos a partir dos 16 anos de idade, que têm já responsabilidade laboral, penal e fiscal.

Aos jornalistas, Catarina Martins explicou que “nas campanhas eleitorais se fala muito dos jovens” e que o BE não é exceção nesse tema, sendo por isso “bom ouvi-los”, porque “quem tem hoje 16 anos está a olhar para o futuro”.

“E é isso que fizemos aqui hoje e vemos como as perguntas que colocam são perguntas determinantes para o futuro, sejam os problemas do emprego e do salário, sejam a preocupação que têm com a pensão dos seus pais e dos seus avós que também a ouvimos, sejam as preocupações ambientais”, explicou.

Dentro do auditório, quando Catarina Martins preferiu abrir as intervenções aos alunos para mais do que poder falar, ouvir, para além de um mais destemido que quis manifestar a preocupação com o impacto ambiental das barragens, foi precisa a ajuda do diretor para quebrar a habitual vergonha nestas situações, exponenciada pela presença de muitos jornalistas na sala.

Passado o medo inicial, quer durante a sessão de esclarecimento, quer depois das palmas que marcaram o final, os alunos questionaram diretamente a líder bloquista sobre temas como desemprego, refugiados, impostos, setor do turismo, pensões, emigração e liberalização da canábis, tendo Catarina Martins respondido a todas estas preocupações.

Durante a visita que antecedeu a palestra, o cabeça de lista do BE por Santarém, Carlos Matias, mostrou-se visivelmente satisfeito pelo percurso ser sempre para a esquerda, tendo o diretor da escola, Francisco Vieira, apresentado o “sonho” já no papel que é a construção das novas instalações que permitam acolher os alunos ainda em melhores condições e não recusar as cerca de 100 pessoas que todos os anos se candidatam e ficam de fora.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. pensando bem tb concordo….. e se pode votar aos 16 anos …….podem ser eleitos aos 16 anos, sera que isto não tem algo de incostitucuiinal? ou o bloco resolve tudo a moda da china comunista? quem pode manda!!!
    é triste ver miúdas giras com dentes já podres pelo consumo de droga, ver rapaziada que poderia ser o enlevo dos pais ficarem refém da droga pesada e da droga destes blocos que apenas existem para tentar implodir o sistema social vigente……… e estas meliantes de olhos verdes ainda tem o descaramento de pedir a despenalização. eu acho que um deputado de 16 anos ou uma deputada ate tinha graça se não fosse o fraco exemplo dado por quem devia ter mais senso e honestidade politica.

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …