/

Bloco da direita alcança PS (à boleia do Chega)

37

José Sena Goulão / Lusa

André Ventura, Chega

Uma sondagem do barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios revela que o bloco da direita apanha o PS em intenções de voto graças à subida do Chega.

De acordo com a sondagem para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS voltaria a vencê-las, com 39,6% dos votos. Porém, o bloco da direita alcança o partido de António Costa, com subidas significativas do PSD e do Chega.

Face ao mês passado, o PS consegue um reforço de 0,6 pontos percentuais nas intenções de voto, uma subida inferior à alcançada pelo PSD que cresceu 0,9 pontos percentuais para os 24,8%.

O PSD, com o Chega de André Ventura a registar um forte crescimento para 7,9% (mais 1,7 pontos percentuais), CDS-PP (4,4%) e o Iniciativa Liberal (2,8%), a direita chega a 39,9%, alcançando o PS.

Os reforços do PSD e do Chega mostram-se relevantes depois de Rui Rio ter admitido, no final de junho, dialogar com o partido liderado por André Ventura se este apresentasse um discurso “mais moderado”. Em resposta, Ventura disse que só aceita conversações com os sociais-democratas se Rui Rio fizer oposição “à séria” e deixar de ser “a dama de honor do Governo socialista”.

O barómetro destaca ainda uma queda acentuada do Bloco de Esquerda que passa de 10,4% para 8,5%, mantendo-se, ainda assim, à frente do Chega.

A CDU regista 6,1% e o PAN apresenta uma subida ligeira para os 3,2%.

Se o partido de António Costa voltasse a unir uma “geringonça”, um eventual bloco da direita de nada serviria. Juntos, socialistas, comunistas e bloquistas conseguem agregar mais de metade dos votos: 54,2%.

ZAP //

 

37 Comments

  1. Parece que o Diretor de Comunicação do Governo, mesmo com todos os afetos não está a conseguir que o Costa consiga continuar com as mesmas “tangas”. Por isso, o Carlos César (que possui uma empresa de empregos para familiares e amigos) agora já quer a extrema esquerda a coligar-se com o seu Partido. Em suma: Quanto mais os que se dizem não fascistas, não racistas e a favor do casamento gay, morte assistida, prioridade na assistência a cães e gatos, relativamente a idosos ou vítimas de pedofilia, mais simpatizantes o Chega consegue adquirir.
    Esta extrema esquerda, intelectualmente superior e grumet é muita burra.

    • A esquerda está a levar-nos ao chafurdo. Já não enganam mais. É altura de abanar com este Portugal pelintra e triste.

    • Ò Afonso ò Afonso ò Áfonso! Deixa de fumar essas cenas pah. Bem sei que na extrema direita isso abunda, mas olha que faz mal às ideias, depois não consegues ter uma linha de raciocínio coerente! Não é que seja necessário, mas fica-te mal pah! Eheh

    • O Chega cresceria mais se o seu lider tivesse cérebro… por isso ele já esgotou ou está para esgotar o limite do seu eleitorado. Eleitorado esse constituido por abéculas, principalmente. Se tivesse um pouco mais de cérebro talvez convencesse os conservadores (menos extremistas) mas ainda assim uma minoria de gente que vive no passado e a ansiar por um lider ao estilo do CDS. Enquanto isso, temos ainda os eleitores da Iniciativa Liberal que é ainda a única fração da direita que consigo respeitar, porque esses são uma direita séria e sem populismos e que, para mim, conseguem ser os únicos isentos das polémicas vergonhosas que tem passado na comunicação social. Se continuarem assim vão longe (mais devagar mas mais longe).

      • É possível. E é por ser possível que tb n lhes dou o meu voto. Só quis de alguma forma dizer que dentro da direita ainda me parecem os mais coerentes. Não quer dizer que concorde com os mesmos. Bem sei que ao lado do Ventura qq partido parece mais aceitável. E repare no exemplo que dá: mesmo que na nossa perspectiva votar no IL seja, no mínimo, incoerente. Se eu fosse uma dessas empresas e só pensasse nos meus interesses eu votaria neles.
        No entanto, quem pode votar Ventura? Que interesses defende ele? Nenhuns… ele apenas ataca as minorias, sejam elas quem forem e o discurso é um disco riscado (e se ele percebesse alguma coisa seria só de futebol e nem isso percebe)… não tem programa nenhum. Não tem lógica, nem fundamento e só atrai eleitores frustrados com eles mesmos. Por isso, para esses a solução foi criar outros problemas e arranjar bodes expiatórios.

      • Este anda a delirar. Ó cromo, onde é que essas empresas pagam o iva, a segurança social, o imt, o imi, o isv e por aí fora? Deve ser nos paraísos fiscais. Tu decididamente não bates bem dessa cabeça.

      • Oh Coiso, percebe-se que és limitadinho, mas, isso contraria o que eu escrevi em quê??
        Eu só fiz uma pergunta!…
        De qualquer modo, se essas empresas pagam cá “o iva, a segurança social, o imt, o imi, o isv e por aí fora”, mais uma razão para a sede ser cá – e não num paraíso fiscal manhoso qualquer!!

      • Nada na cabeça. Não fales do que não entendes. Deixa de ser palerma. Se não consegues compreender os assuntos que aqui são discutidos vai para a rua brincar à bola.

      • A coisa está feia. Está presa por 4,2%. Basta o Chega e o PSD crescerem 2,2% (que significa um recuo de 4,4% para a esquerdalhada) e a maioria muda de quadrante.

      • Muda exatamente esta pobreza franciscana que está instalada neste país pobre e triste, com estas seitas ultrarradicais de esquerda com o braço dado do PS.

  2. O problema se fizerem a comparação lógica, que seria juntar todos os partidos da esquerda e comparar isso com o “bloco” da direita. Agora ter de juntar os partidos todos da direita para mesmo assim ficar aquem do PS mesmo isolado… “Chega” a ser humilhante para a direita. Ainda por cima quando já se sabe que nenhum partido se vai juntar ao Chaga.

    • Certo, mas eu tenho alguma alguma dificuldade em considerar o PS de esquerda… como se tem visto, no geral, não é muito diferente do PSD!
      Tal como o Chega e PCP tem muita coisa em comum!…
      Aliás, a divisão esquerda-direita faz cada vez menos sentido…
      O importante é haver vários partidos e, principalmente, que nenhum tenha maioria absoluta!!

  3. Certo, mas eu tenho alguma alguma dificuldade em considerar o PS de esquerda… como se tem visto, no geral, não é muito diferente do PSD!
    Tal como o Chega e PCP tem muita coisa em comum!…
    Aliás, a divisão esquerda-direita faz cada vez menos sentido…
    O importante é haver vários partidos e, principalmente, que nenhum tenha maioria absoluta!!

  4. Eu não sei se os partidos da direita conseguem ou não fazer melhor que o PS. O CDS, sem uma direcção minimamente credível, perto da extinção e um Rui Riu que não é capaz de clarificar de uma vez por todas a sua posição, passaram já pelo governo, com os maus resultados conhecidos. Restantes partidos à direita, terão ainda muito caminho a percorrer, até estarem em ponto de rebuçado para serem elegidos. Governar, não é apenas atirar atroadas para o ar. Governar é algo de muito mais complicado e exige preparação intensa e continuada.
    E este é o dilema português.
    A verdade é que, desde o 25 de Abril, não apareceu uma única personalidade, a nível de primeiro ministro, imbuída do suficiente sentido de responsabilidade e de Estado, capaz de produzir resultados positivos para o país e o respectivo melhoramento progressivo da vida dos portugueses. Poderemos assim dizer que, os “cabeças de cartaz” dos vários partidos, souberam apenas servir-se do país, dos seus recursos e do seu povo, não cumprindo nunca com as responsabilidades que assumiram. Uma vergonha!
    Mas não hajam ilusões. Portugal tem mesmo de mudar e não é o partido socialista, com todos os seus vícios, tentáculos, ligações perigosas e manobras que de democrático nada têm, que vai mudar o que quer que seja. É tempo de aparecer alguém que tome as rédeas do poder, mas baseado no conhecimento, na experiência com provas dadas e no espírito democrático, assumindo e respeitando o sentido de Estado, pugnando, com autoridade, para que os outros tenham de fazer o mesmo. Não é fácil, num país onde as leis existem, mas parecem não ser para cumprir.
    O povo português depara-se, desta forma, com um enorme problema para resolver. Com os milhões que vão cair do céu da União Europeia a caminho, não vão faltar argumentos, estudos e congeminações para absorver uma parte importante desses fundos. Pelo que se tem visto até aqui, pouco restará para tomar medidas de fundo. Um momento talvez único para Portugal sair do pântano em que se encontra, mas para que tal aconteça é necessário que apareça o tal Messias que saiba respeitar o sentido de Estado, pugnando, com autoridade, para que os outros se sintam obrigados a fazer o mesmo. E será pouco relevante se este Messias for de esquerda ou de direita. O que Portugal precisa é de um homem que imponha autoridade, respeito e dignidade! O resto, virá por acréscimo.

    • A democracia é o menor dos males da forma de viver e gerir a coisa pública e representar e defender os interesses dos cidadãos e das diferentes classes.
      O problema é que a democracia não estava preparada para outra forma de comunicar que não fosse controlável. Até aqui os grandes grupos de informação eram responsáveis por doutrinar o povo. Obviamente que os poderes políticos direta e indiretamente influenciavam ou mesmo controlavam por completo estes grupos. Com o surgimento das redes sociais e de todo o mundo digital, tudo isso mudou. O poder político não controla a informação que chega ao rebanho. E temos Trumps nos EUA, Bolsonaros no Brasil e vamos assistir ainda ao surgimento de mais cromos um pouco por todo o lado. E isto assusta as ditas famílias políticas que nunca nada fizeram para além da política. O que vão fazer? E é bom que fiquem preocupados porque, por cá, também em breve teremos o Ventura num governo. Isso é garantido. E não vai coligar-se com apenas 7 ou 8%. Quando isso acontecer deverá andar acima dos 14 ou 15%. Esperem para ver.
      Quanto ao seu Messias para tirar isto do lodo e andar com o país para a frente já cá o teve. Era o Passos.

  5. Não vejo grandes modificações nos habituais partidos da governação, e o que se vai sentindo é que os mesmos parecem ter encravado sempre com os mesmos discursos, depois temos os partidos de extrema-esquerda que com o seu populismo e discurso de vária ordem como racismo e determinada liberdade sexual têm dominado e contaminado o governo onde também não faltam apoiantes das mesmas ideias e que sobretudo no que toca a racismo o discurso sempre visto para o mesmo lado parece já chegar a um ponto altamente enjoativo e provocatório para toda a sociedade portuguesa, jamais os vi condenar ou fazer uma manifestação quando a vítima é um indivíduo de raça branca, no entanto, quando se trata do contrário fazem um alarido enorme e logo vem há baila a palavra racismo. Portanto, inércia da restante direita e colaboração do governo PS com a extrema-esquerda, está mais que aberto o caminho para o GHEGA se chegar bem mais acima.

  6. A CMTV metida nas sondagens? Está tudo esçlarecido eheheheheheh! E como dizem os políticos, são apenas sondagens.
    Duvido é que esta sondagem seja credível.

    • Concordo consigo. Acho que o CHEGA neste momento já valerá bem mais. Até porque irá buscar muitos votos de pessoas que já não votam há mais de 30 anos e que geralmente também não respondem o sentido de voto em sondagens.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.