Blatter vai processar a FIFA (quer os seus 80 relógios de volta)

Ennio Leanza / EPA

O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter

Joseph Blatter exige que a FIFA devolva os seus 80 relógios que foram esquecidos no escritório aquando do seu banimento, em 2015. A entidade suprema do futebol mundial diz que já os devolveu.

O ex-presidente da FIFA, Joseph Sepp Blatter, cuja liderança do órgão terminou em escândalo, exige que lhe sejam devolvidos os 80 relógios que não teve tempo de ir buscar aos escritórios na Suíça. Além disso, exige o pagamento de pensão e que limpem o seu nome.

Em declarações ao The New York Times, Blatter mostrou-se frustrado pela FIFA não lhe ter devolvido a quase centena de relógios que lhe pertenciam, de marcas como Patek Philippe, IWC e Omega. O helvético pretende abrir um processo contra a entidade reguladora do futebol mundial.

Blatter saiu da liderança da FIFA após ser banido durante seis anos do futebol profissional. Contudo, a principal preocupação do suíço de 83 anos parece ser a sua extensa coleção de relógios que foi deixada no seu escritório na sede da FIFA. Alguns desse relógios são relativos aos tempos em que Blatter trabalhou na relojoaria suíça Longines.

No ano passado, após uma batalha legal, a FIFA devolveu-lhe cerca de 120 relógios. O problema é que, segundo Blatter, não estava incluída a sua “coleção de alta tecnologia”, que tem um valor sentimental e monetário. Isto porque os relógios, desta coleção de quase meio milhão de dólares, vão desde os 5 mil aos 20 mil dólares.

“Isto é uma questão de respeito e eu cheguei ao fim da minha paciência”, explicou Joseph Blatter, que acha que “não é pedir muito” que lhe devolvam os seus bens pessoais.

Por outro lado, a FIFA diz que Blatter recebeu todos os relógios que pediu. “Se ele abrir um processo, obviamente defenderemos quaisquer reivindicações com base em que agimos em conformidade com as nossas obrigações legais, inclusive com o Sr. Blatter”, disse o vice-secretário-geral da FIFA, Alasdair Bell.

O antigo presidente da FIFA diz ainda que a FIFA lhe prometeu secretamente um suposto bónus de 12 milhões de euros que nunca lhe foi entregue. No entanto, o seu foco parece estar nos relógios. “Para mim é um assunto bastante pessoal”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …