Bill Gates estima que temos até 10 semanas de quarentena pela frente

Bill Gates considerou que o tempo de quarentena para conter a propagação do coronavírus “vai variar bastante consoante o país”. Nos países onde seja feito “um bom trabalho a testar e a isolar”, o fundador da Microsoft acredita que “dentro de 6 a 10 semanas” poderão “ter poucos casos” e “voltar a abrir-se”.

Segundo noticiou o Observador, estas declarações foram feitas na quarta-feira, durante uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit, quando Gates foi questionado sobre quanto tempo seria necessário os países ficarem em quarentena para conseguirem conter o surto.

“Vai variar bastante consoante o país”, escreveu via chat. “A China está a registar poucos casos agora porque a vaga de testes e a quarentena foi muito eficaz. Se um país fizer um bom trabalho a testar e a isolar, então, dentro de 6 a 10 semanas poderá começar a ter poucos casos e a ser capaz de voltar a abrir-se”, afirmou.

Para o fundador da Microsoft, o novo coronavírus é uma “patologia como só há uma num século”, admitindo preocupações com uma segunda vaga de infeções, que poderá ocorrer depois do período de isolamento.

E acrescentou: “Preocupam-me os danos nas economias destes países [desenvolvidos], mas vai ser ainda pior quando o vírus afetar os países em desenvolvimento, que não conseguem cumprir o distanciamento social da mesma forma que os países ricos e cuja capacidade de prestar cuidados médicos é muito inferior”, referiu na entrevista à distância.

A Fundação Bill & Melinda Gates já investiu cerca de 90 milhões de euros no combate ao novo coronavírus. Gates acredita que, antes da vacina, será criado um medicamento eficaz, que alivie os equipamentos de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …