Bill Gates estima que temos até 10 semanas de quarentena pela frente

Bill Gates considerou que o tempo de quarentena para conter a propagação do coronavírus “vai variar bastante consoante o país”. Nos países onde seja feito “um bom trabalho a testar e a isolar”, o fundador da Microsoft acredita que “dentro de 6 a 10 semanas” poderão “ter poucos casos” e “voltar a abrir-se”.

Segundo noticiou o Observador, estas declarações foram feitas na quarta-feira, durante uma sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit, quando Gates foi questionado sobre quanto tempo seria necessário os países ficarem em quarentena para conseguirem conter o surto.

“Vai variar bastante consoante o país”, escreveu via chat. “A China está a registar poucos casos agora porque a vaga de testes e a quarentena foi muito eficaz. Se um país fizer um bom trabalho a testar e a isolar, então, dentro de 6 a 10 semanas poderá começar a ter poucos casos e a ser capaz de voltar a abrir-se”, afirmou.

Para o fundador da Microsoft, o novo coronavírus é uma “patologia como só há uma num século”, admitindo preocupações com uma segunda vaga de infeções, que poderá ocorrer depois do período de isolamento.

E acrescentou: “Preocupam-me os danos nas economias destes países [desenvolvidos], mas vai ser ainda pior quando o vírus afetar os países em desenvolvimento, que não conseguem cumprir o distanciamento social da mesma forma que os países ricos e cuja capacidade de prestar cuidados médicos é muito inferior”, referiu na entrevista à distância.

A Fundação Bill & Melinda Gates já investiu cerca de 90 milhões de euros no combate ao novo coronavírus. Gates acredita que, antes da vacina, será criado um medicamento eficaz, que alivie os equipamentos de saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.