Bill Gates alerta: “Podem surgir epidemias piores do que esta”

Bill Gates lança um novo alerta ao dizer que, no futuro, pode surgir uma epidemia pior do que a do novo coronavírus. No entanto, acredita que, nessa altura, o mundo estará mais preparado.

Numa conferência do TED, em 2015, em Vancouver, Canadá, durante a epidemia do Ébola, Bill Gates falou sobre para a próxima doença mortal, numa palestra intitulada “O Próximo Surto? Não estamos prontos”. “Se algo matar mais de 10 milhões de pessoas nas próximas décadas, é mais provável que seja um vírus altamente infecioso do que uma guerra”, afirmou.

Gates reconhece que este “infelizmente, não é daqueles casos em que se possa dizer ‘hey, eu avisei-vos'”. O norte-americano lamenta que o mundo não se tenha preparado para uma situação destas apesar de avisos como o seu.

Há cinco anos, o fundador da Microsoft sabia que poderia estar iminente uma ameaça como esta, mas “não sabia que seria um coronavírus e não sabia que surgiria no final de 2019″.

Agora, faz um novo aviso: “No futuro pode surgir uma epidemia pior do que esta”. Em entrevista por videoconferência a Trevor Noah, apresentador do Daily Show, Bill Gates realça que, apesar de tudo, o mundo já estará mais prevenido e preparado para uma nova epidemia.

“O que quis foi instar os governos a fazerem os investimentos necessários para que fosse possível reagir e limitar a propagação e o número de casos a níveis muito baixos”, disse Gates, citado pelo Observador.

Bill Gates, que é um dos homens mais ricos do mundo, defende que o mundo devia ter investido numa infraestrutura de testes mais ágil e ter uma “fábrica” pronta para criar uma vacina o mais rapidamente possível.

“Tínhamos tido sorte em outros surtos como o zika e o ébola. Mas, em contraste com esses, este vírus que pode ser propagado muito rapidamente por pessoas sem sintomas a dezenas de outras pessoas”, salientou.

Michael Buholzer / World Economic Forum

Para Bill Gates, a solução passa por alterar comportamentos e cumprir o distanciamento social. “A outra ferramenta é a capacidade de testes, que tem de ser aumentada para garantir que se consegue isolar as pessoas que são portadoras, para que se limite a propagação”, explicou o dona da Microsoft.

Agora, a alternativa é a pesquisa científica em busca de terapias que mitiguem a doença, mas “a única coisa que nos vai fazer voltar ao normal […] é a criação de uma vacina“. E reiterou: “Vamos continuar a sentir que vivemos num mundo diferente até que surja uma vacina que possa ser distribuída pelo mundo”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Graças a esse tipo de pessoas que o mundo está nesse Caos, não para de falar em desgraça, catar uma enchada e trabalhar isso eles não querem

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …