Bilhetes de avião podem ficar 10% mais caros devido a novo imposto

Um novo imposto sobre as emissões de dióxido de carbono na aviação pode fazer com que os bilhetes fiquem 10% mais caros. A subida rondaria os 24 euros no preço médio das viagens.

Os bilhetes de avião podem ficar mais 10% mais caros devido a um novo imposto sobre as companhias aéreas. A Comissão Europeia quer taxar as emissões de CO2 dos aviões, de forma a reduzir a poluição do setor. A opção está a ser equacionada após a divulgação de um estudo sobre os efeitos da introdução de novos impostos sobre a aviação, levado a cabo pela Transport & Environment.

De acordo com o Diário de Notícias, o estudo mostra que na Europa praticamente não existem taxas sobre a aviação e com a imposição desta nova taxa, a procura em Portugal cairia 11% e os preços subiam, em média, 10%. Assim sendo, com o valor médio de um voo a rondar os 257 euros, o passageiro passaria a cobrar 281 euros.

Bruxelas não prevê que a medida tenha um impacto no emprego e explica que caso haja algum impacto negativo no setor “seria compensado por resultados melhores noutros setores pelo aumento da receita fiscal“.

A menor procura devido à subida dos preços levaria assim a um menor tráfego aéreo e, consequentemente, a menos emissões de gases com efeitos de estufa.

“A opção por novas taxas sobre a aviação não deve ser vista de forma isolada, mas inserida num pacote de medidas que envolva o sistema de comércio de emissões, contrapartidas, combustível e padrões das aeronaves, bem como as suas melhorias operacionais”, explicou um porta-voz da Comissão Europeia.

A medida procura ter um efeito mínimo na conectividade, mas poderá ser um caminho rumo às emissões zero. A IATA, Associação Internacional de Transportes Aéreos, define como principal objetivo “ter um crescimento neutro em carbono” e recorda que “as emissões de carbono são a maior preocupação da indústria da aviação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …