Bilhetes de avião podem ficar 10% mais caros devido a novo imposto

Um novo imposto sobre as emissões de dióxido de carbono na aviação pode fazer com que os bilhetes fiquem 10% mais caros. A subida rondaria os 24 euros no preço médio das viagens.

Os bilhetes de avião podem ficar mais 10% mais caros devido a um novo imposto sobre as companhias aéreas. A Comissão Europeia quer taxar as emissões de CO2 dos aviões, de forma a reduzir a poluição do setor. A opção está a ser equacionada após a divulgação de um estudo sobre os efeitos da introdução de novos impostos sobre a aviação, levado a cabo pela Transport & Environment.

De acordo com o Diário de Notícias, o estudo mostra que na Europa praticamente não existem taxas sobre a aviação e com a imposição desta nova taxa, a procura em Portugal cairia 11% e os preços subiam, em média, 10%. Assim sendo, com o valor médio de um voo a rondar os 257 euros, o passageiro passaria a cobrar 281 euros.

Bruxelas não prevê que a medida tenha um impacto no emprego e explica que caso haja algum impacto negativo no setor “seria compensado por resultados melhores noutros setores pelo aumento da receita fiscal“.

A menor procura devido à subida dos preços levaria assim a um menor tráfego aéreo e, consequentemente, a menos emissões de gases com efeitos de estufa.

“A opção por novas taxas sobre a aviação não deve ser vista de forma isolada, mas inserida num pacote de medidas que envolva o sistema de comércio de emissões, contrapartidas, combustível e padrões das aeronaves, bem como as suas melhorias operacionais”, explicou um porta-voz da Comissão Europeia.

A medida procura ter um efeito mínimo na conectividade, mas poderá ser um caminho rumo às emissões zero. A IATA, Associação Internacional de Transportes Aéreos, define como principal objetivo “ter um crescimento neutro em carbono” e recorda que “as emissões de carbono são a maior preocupação da indústria da aviação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Baleias usam "redes de bolhas" para caçar as suas presas (e um vídeo raro prova-o)

https://vimeo.com/367029392 Alguns cetáceos, como as baleias jubarte, usam "redes" para caçar as suas presas. Os animais mergulham e nadam em forma de anel em redor das suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. O anel ascendente …

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont apresenta-se às autoridades belgas, mas recusa entregar-se a Espanha

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido pela justiça espanhola desde 2017 apresentou-se esta sexta-feira voluntariamente às autoridades belgas, mas recusa entregar-se. Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …