Bilhetes de avião podem ficar 10% mais caros devido a novo imposto

Um novo imposto sobre as emissões de dióxido de carbono na aviação pode fazer com que os bilhetes fiquem 10% mais caros. A subida rondaria os 24 euros no preço médio das viagens.

Os bilhetes de avião podem ficar mais 10% mais caros devido a um novo imposto sobre as companhias aéreas. A Comissão Europeia quer taxar as emissões de CO2 dos aviões, de forma a reduzir a poluição do setor. A opção está a ser equacionada após a divulgação de um estudo sobre os efeitos da introdução de novos impostos sobre a aviação, levado a cabo pela Transport & Environment.

De acordo com o Diário de Notícias, o estudo mostra que na Europa praticamente não existem taxas sobre a aviação e com a imposição desta nova taxa, a procura em Portugal cairia 11% e os preços subiam, em média, 10%. Assim sendo, com o valor médio de um voo a rondar os 257 euros, o passageiro passaria a cobrar 281 euros.

Bruxelas não prevê que a medida tenha um impacto no emprego e explica que caso haja algum impacto negativo no setor “seria compensado por resultados melhores noutros setores pelo aumento da receita fiscal“.

A menor procura devido à subida dos preços levaria assim a um menor tráfego aéreo e, consequentemente, a menos emissões de gases com efeitos de estufa.

“A opção por novas taxas sobre a aviação não deve ser vista de forma isolada, mas inserida num pacote de medidas que envolva o sistema de comércio de emissões, contrapartidas, combustível e padrões das aeronaves, bem como as suas melhorias operacionais”, explicou um porta-voz da Comissão Europeia.

A medida procura ter um efeito mínimo na conectividade, mas poderá ser um caminho rumo às emissões zero. A IATA, Associação Internacional de Transportes Aéreos, define como principal objetivo “ter um crescimento neutro em carbono” e recorda que “as emissões de carbono são a maior preocupação da indústria da aviação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …