Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko.

O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas na Bielorrússia. Natalia Sivtsova-Sedushkina pagou um preço demasiado alto por calçar umas meias às riscas.

De acordo com a BBC, a jovem foi recentemente detida por quatro homens encapuçados em Minsk, capital do país, por estar a usar meias brancas com riscas vermelhas. A cadeia britânica acrescenta que a jovem também foi acusada de dar sinais de vitória (um “V”) aos motoristas, que retribuíram a continência.

Natalia Sivtsova-Sedushkina foi condenada a pagar uma multa de 2.320 rublos, cerca de 745 euros, além de ter sido processada sob leis que proíbem protestos não autorizados.

Lukashenko é intransigente quanto à utilização destas duas cores. O simbolismo do branco e do vermelho persegue-o há meses, desde que o povo bielorrusso se revoltou contra o Presidente e contra o seu regime.

Ambas as cores estão associadas às históricas manifestações de dezenas de milhares de pessoas que, em Minsk e um pouco por todo o país, protestam desde 9 de agosto de 2020 contra a reeleição considerada fraudulenta de Alexander Lukashenko.

Svetlana Tsikhanovskaïa, oponente do regime, pediu que os seus apoiantes usassem pulseiras da cor da “honestidade” e tanto o branco como o vermelho invadiram a multidão.

Estas duas cores também estão associadas às da bandeira da República Popular da Bielorrússia de 1918. A bandeira vermelha e verde oficial do país, herdada do período soviético, foi reintegrada em 1995 sob a presidência de Lukashenko

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …