Biden nomeia primeira juíza homossexual para um tribunal federal norte-americano

Gage Skidmore / Wikimedia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou quinta-feira a nomeação da juíza Beth Robinson para o Tribunal de Apelações do 2.º Circuito, sendo a primeira magistrada homossexual a servir num tribunal federal.

Na Corte Suprema de Vermont, desde 2011, Beth Robinson havia desempenhado um papel fundamental da preparação do processo para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O Tribunal de Apelações do 2.º Circuito inclui os territórios de Connecticut, Nova Iorque e Vermont.

Em 1999, antes de ser nomeada para a Corte Suprema de Vermont, Robinson ajudou a argumentar a lei da união civil daquele estado norte-americano, em que reconheceu, pela primeira vez, legalmente o casamento homossexual no país.

Beth Robinson atuou como conselheira do governador do Vermont, o democrata Peter Shumlin, entre 2010 e 2011.

De 1993 a 2010, a juíza foi advogada estagiária no escritório Langrock Sperry & Wool, onde se centrou no direito do trabalho, compensação de trabalhadores, disputas contratuais e lei de família.

Anteriormente, Beth Robinson trabalhou no escritório de advocacia Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom, em Washington, Distrito de Colúmbia (D.C.), focando-se na defesa de crimes de colarinho branco, tendo sido ainda assistente jurídica do juiz David Sentelle no Tribunal de Apelações dos EUA em D.C., de 1989 a 1990.

A Casa Branca também anunciou que Joe Biden vai nomear a advogada de direito do trabalho Charlotte Sweeney para o Tribunal Distrital dos EUA no Colorado.

Charlotte Sweeney, a verificar-se a nomeação, tornar-se-ia na primeira mulher homossexual a servir como juíza um tribunal distrital federal em qualquer estado a oeste do Mississípi.

Até ao momento, Joe Biden já nomeou 35 juízes federais.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …