Joe Biden avisa que NATO irá desaparecer se Trump for reeleito em 2020

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e e candidato à presidência nas eleições de 2020

O candidato à nomeação do Partido Democrata para a eleição presidencial de 2020 nos Estados Unidos Joe Biden alertou hoje para a possibilidade da NATO desaparecer se o atual Presidente, Donald Trump, for reeleito.

“Deixe-me colocar a questão da seguinte forma: se ele (Trump) ganhar a reeleição, asseguro que não existirá NATO daqui a quatro ou cinco anos”, disse o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, numa entrevista ao canal de informação CNN, a propósito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), a aliança política e militar fundada 1949 que integra atualmente 29 países.

À CNN, Joe Biden, atual líder das sondagens entre os mais de 20 candidatos que estão na corrida para a nomeação democrata, afirmou estar preocupado com a ideia de que os Estados Unidos possam estar “sozinhos, sem alianças nos próximos 20 ou 30 anos” e considerou que tal cenário seria um “desastre”.

“Venho de uma geração em que estávamos a tentar ser os polícias do mundo. Não podemos ir a todos os lugares. Precisamos de aliados”, defendeu Biden, que anunciou a sua candidatura no passado 25 de abril.

O antigo vice-presidente da administração de Barack Obama (2009-2017) lamentou que Trump esteja “abraçado a bandidos” e a “ditadores”, referindo-se de forma direta ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, e ao Presidente russo, Vladimir Putin.

Biden também acusou Trump de ter uma atitude intransigente “com os amigos” no cenário mundial e de “ameaçar a NATO”. Donald Trump tem expressado em diversas ocasiões o seu ceticismo em relação à Aliança Atlântica.

Durante a campanha eleitoral das presidenciais norte-americanas de 2016, e mesmo após a sua designação como Presidente dos Estados Unidos, Trump chegou a qualificá-la como uma organização “obsoleta”.

Também é frequente repreender os Estados-membros da Aliança por não pagarem a sua parte na defesa comum, de falharem as metas acordadas (gastar na Defesa 2% do seu Produto Interno Bruto) e de se apoiarem sempre nos Estados Unidos.

Em reação às declarações do candidato democrata, Donald Trump seguiu a mesma linha de pensamento: “Diga ao Biden que a NATO se aproveitou dele e do Presidente Obama e que agora estão a pagar”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …