Joe Biden avisa que NATO irá desaparecer se Trump for reeleito em 2020

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e e candidato à presidência nas eleições de 2020

O candidato à nomeação do Partido Democrata para a eleição presidencial de 2020 nos Estados Unidos Joe Biden alertou hoje para a possibilidade da NATO desaparecer se o atual Presidente, Donald Trump, for reeleito.

“Deixe-me colocar a questão da seguinte forma: se ele (Trump) ganhar a reeleição, asseguro que não existirá NATO daqui a quatro ou cinco anos”, disse o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, numa entrevista ao canal de informação CNN, a propósito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), a aliança política e militar fundada 1949 que integra atualmente 29 países.

À CNN, Joe Biden, atual líder das sondagens entre os mais de 20 candidatos que estão na corrida para a nomeação democrata, afirmou estar preocupado com a ideia de que os Estados Unidos possam estar “sozinhos, sem alianças nos próximos 20 ou 30 anos” e considerou que tal cenário seria um “desastre”.

“Venho de uma geração em que estávamos a tentar ser os polícias do mundo. Não podemos ir a todos os lugares. Precisamos de aliados”, defendeu Biden, que anunciou a sua candidatura no passado 25 de abril.

O antigo vice-presidente da administração de Barack Obama (2009-2017) lamentou que Trump esteja “abraçado a bandidos” e a “ditadores”, referindo-se de forma direta ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, e ao Presidente russo, Vladimir Putin.

Biden também acusou Trump de ter uma atitude intransigente “com os amigos” no cenário mundial e de “ameaçar a NATO”. Donald Trump tem expressado em diversas ocasiões o seu ceticismo em relação à Aliança Atlântica.

Durante a campanha eleitoral das presidenciais norte-americanas de 2016, e mesmo após a sua designação como Presidente dos Estados Unidos, Trump chegou a qualificá-la como uma organização “obsoleta”.

Também é frequente repreender os Estados-membros da Aliança por não pagarem a sua parte na defesa comum, de falharem as metas acordadas (gastar na Defesa 2% do seu Produto Interno Bruto) e de se apoiarem sempre nos Estados Unidos.

Em reação às declarações do candidato democrata, Donald Trump seguiu a mesma linha de pensamento: “Diga ao Biden que a NATO se aproveitou dele e do Presidente Obama e que agora estão a pagar”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …