Biden garante que impedirá Irão de desenvolver armas nucleares

gageskidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O Presidente norte-americano, Joe Biden, assegurou esta terça-feira, após reunião com o Presidente israelita Reuven Rivlin, que os Estados Unidos não vão permitir que o Irão desenvolva armas nucleares.

A garantia de Biden surgiu numa altura em que cresce a preocupação de Telavive em relação à intenção de Washington de reintegrar o Acordo Nuclear do Irão, que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente em 2018.

“Posso garantir que o Irão nunca terá uma arma nuclear enquanto aqui estiver”, disse Biden, na Casa Branca.

O “Plano de Ação Conjunto Abrangente”, popularmente conhecido como o “Acordo Nuclear do Irão”, foi assinado em 2015, e essencialmente assentava no compromisso de Teerão de interromper o programa nuclear, em troca do fim das sanções económicas ao país.

Os EUA abandonaram o acordo nuclear durante o mandato de Donald Trump, alegando falta de compromissos de Teerão.

No acordo ainda estão o Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia, grupo que está a tentar mediar uma solução que permita o regresso dos Estados Unidos, mas o Irão tem insistido no fim das sanções impostas em 2018.

Quando chegou à Casa Branca, em janeiro, Joe Biden anunciou a intenção de reverter a decisão do antecessor, e em abril foram retomadas as negociações entre os países signatários para definir o quadro que permita esse regresso. A última ronda de negociações acabou no último domingo.

Esta terça-feira, o Presidente norte-americano também confirmou que ordenou bombardeamentos há um dia contra alvos que o Pentágono disse que estavam a ser utilizados por milícias pró-Irão na fronteira entre o Iraque e a Síria.

A reunião de Biden com Rivlin, que está a fazer a última viagem ao estrangeiro do seu mandato, ocorreu poucas semanas depois da nomeação de Naftali Bennett para primeiro-ministro israelita, substituindo Benjamin Netanyahu.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …