Bíblia de Lutero de 1634 encontrada em rusga policial na Alemanha

Um raro exemplar de 1634 da Bíblia de Lutero foi encontrado por forças policiais alemãs, durante uma rusga na cidade de Lübeck, no norte do país.

O exemplar é um dos 60 publicados pela editora Von Stern’sch desde a sua fundação, e inclui no interior uma anotação manuscrita, de autor desconhecido.

Segundo o especialista literário Wolfgang Schellmann, citado pela agência EFE, o exemplar é de uma enorme raridade, e há mais de 20 anos que não é visto em nenhum leilão um exemplar semelhante.

A obra foi encontrada e confiscada em Agosto pela polícia de Lübeck, que não quis adiantar mais detalhes sobre as circunstâncias em que ocorreu a descoberta, alegando que a investigação ainda se ebcontra em curso.

O legítimo proprietário do exemplar ainda não foi identificado.

O teólogo alemão Martinho Lutero, que viveu entre 1483 e 1546, foi um monge agostiniano e professor de teologia alemão, que se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

Lutero levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pela compra de indulgências.

O monge protestante propunha, com base na sua interpretação das Sagradas Escrituras, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas apenas pela fé em Cristo Jesus, sendo gratuitamente oferecida por Deus aos homens.

Essa discordância inicial resultou na publicação, em 1517, das suas famosas 95 Teses, em conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel, que resultou na excomunhão de Lutero da Igreja Romana e na sua condenação como fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Martinho Lutero viria a fazer a sua célebre tradução para alemão da Bíblia Sagrada em 1521, no Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde esteve em cativeiro durante um ano.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …