Bíblia de Lutero de 1634 encontrada em rusga policial na Alemanha

Um raro exemplar de 1634 da Bíblia de Lutero foi encontrado por forças policiais alemãs, durante uma rusga na cidade de Lübeck, no norte do país.

O exemplar é um dos 60 publicados pela editora Von Stern’sch desde a sua fundação, e inclui no interior uma anotação manuscrita, de autor desconhecido.

Segundo o especialista literário Wolfgang Schellmann, citado pela agência EFE, o exemplar é de uma enorme raridade, e há mais de 20 anos que não é visto em nenhum leilão um exemplar semelhante.

A obra foi encontrada e confiscada em Agosto pela polícia de Lübeck, que não quis adiantar mais detalhes sobre as circunstâncias em que ocorreu a descoberta, alegando que a investigação ainda se ebcontra em curso.

O legítimo proprietário do exemplar ainda não foi identificado.

O teólogo alemão Martinho Lutero, que viveu entre 1483 e 1546, foi um monge agostiniano e professor de teologia alemão, que se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

Lutero levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pela compra de indulgências.

O monge protestante propunha, com base na sua interpretação das Sagradas Escrituras, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas apenas pela fé em Cristo Jesus, sendo gratuitamente oferecida por Deus aos homens.

Essa discordância inicial resultou na publicação, em 1517, das suas famosas 95 Teses, em conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel, que resultou na excomunhão de Lutero da Igreja Romana e na sua condenação como fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Martinho Lutero viria a fazer a sua célebre tradução para alemão da Bíblia Sagrada em 1521, no Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde esteve em cativeiro durante um ano.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …

Nevões em França causam um morto e deixam 300 mil famílias sem energia

Os fortes nevões que afetam França desde quinta-feira causaram a morte a uma pessoa e cortes de energia que estão a privar de eletricidade 300 mil famílias, sobretudo no sudeste do país. Um motorista de 63 …