/

Bernie Sanders é o favorito nas primárias de New Hampshire

Bernie Sanders parte para as primárias em New Hampshire com uma vantagem confortável. Depois da confusão no estado norte-americano de Iowa, o partido democrata espera que tudo decorra sem problemas esta terça-feira.

As sondagens apontam Bernie Sanders como o grande favorito à vitória. O antigo mayor de South Bend, Pete Buttigieg, surge em segundo lugar e em terceiro aparece Amy Klobushar, senadora do Minnesota.

Esta terça-feira são esperados milhares de eleitores democratas nas primárias de New Hampshire para escolherem o candidato que gostariam de ver a competir com Donald Trump nas eleições de novembro deste ano.

Depois de mais de um ano de campanha, as sondagens revelam que o senador do Vermont segue na liderança. Amy Klobuchar ascendeu ao terceiro lugar graças ao seu desempenho no debate da passada sexta-feira. A ascensão da senadora em duas sondagens indica que a corrida está a ganhar forma.

Bill Gardner, secretário de Estado do New Hampshire, previu que cerca de 292 mil democratas irão votar esta terça-feira, em comparação com os 287 mil das eleições anteriores.

De acordo com a RTP, as assembleias de voto fecham às 19h00 locais, embora algumas permaneçam abertas até às 20h00. Os primeiros resultados são esperados logo após o fecho das urnas.

O facto de Sanders permanecer na linha da frente não é propriamente surpreendente, uma vez que lidera há meses as sondagens em New Hampshire, um estado que tem uma percentagem de eleitores progressistas superior à média nacional.

Farrah Alexander, do HuffPost, lembra que “Sanders já se saiu bem em New Hampshire” e prevê que “voltará a ter um bom desempenho”. “Mas em 2016 Sanders só estava a competir verdadeiramente com Hillary Clinton. Agora, há vários candidatos fortes sem que nenhum esteja claramente na dianteira.”

O número inicial de candidatos ultrapassou as duas dezenas. Atualmente, são onze. Ainda assim, destaca o Expresso, além de Buttigieg e Sanders, só mais quatro parecem reunir condições para continuar: a senadora do Massachusetts Elizabeth Warren (terceira no Iowa), o antigo vice-Presidente Joe Biden (quarto), a senadora do Minnesota Amy Klobuchar (quinta) e o ex-mayor de Nova Iorque Michael Bloomberg.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.